Dicas para se destacar nas vagas temporárias: Especialista dá dicas para quem precisa participar de processos seletivos.
Com a proximidade do final do ano, as empresas começam a buscar profissionais temporários no mercado — principalmente para as vendas de Natal. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima a contratação de 109,4 mil servidores no país para dar conta do aumento previsto para a movimentação do comércio. A projeção é que essa deve ser a maior oferta de vagas temporárias em nove anos, quando, em 2013, foram abertos 115,5 mil postos.
O coordenador do curso de Administração da Anhanguera, professor Eduardo Pedroso, explica que, para se destacar, o profissional precisa conhecer o perfil da companhia onde irá pleitear um cargo. “Durante a entrevista de emprego, é interessante que o candidato demonstre empolgação pela possível nova experiência e saiba o básico sobre o estabelecimento onde pretende trabalhar”, afirma o docente. “É nesse momento quando ocorre a maior conexão com os recrutadores e estar preparado é imprescindível”, continua.
Com a retomada econômica, muitas empresas deverão efetivar os funcionários temporários. “O desempenho do funcionário é o que vai definir a efetivação no local, por isso, é importante manter a excelência nos serviços para conquistar o desenvolvimento”, orienta.
Para auxiliar quem busca por novas oportunidades, o acadêmico da Anhanguera elencou seis dicas para conseguir destaque nos processos seletivos.
1 – Redes Sociais
As redes sociais funcionam como uma janela onde é possível observar diversos horizontes e permitem a busca por vagas de emprego ou por caminhos para o desenvolvimento profissional. Plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn, possibilitam a criação de perfis moldados às tendências de mercado e, para isso, é necessário manter a atualização e manutenção constantes. Por outro lado, a imersão nas redes sociais, também possibilita que o candidato obtenha informações sobre as empresas e possa participar do processo seletivo de forma mais apropriada.
2 – Preparo do CV
Preparar o currículo sempre foi um assunto bastante falado, principalmente pelos recrutadores. Um documento bem objetivo e organizado gera curiosidade por parte dos empregadores e aumenta as chances de obter sucesso. É interessante priorizar a apresentação de habilidades e conhecimentos, para que o selecionador identifique as informações em destaque. Além disso, é importante destacar que a prática de mercado, sugere que seja feito um currículo para cada vaga específica, demonstrando assim o interesse genuíno do candidato à vaga pretendida.
3- Cadastramento do CV em sites de Recrutamento
Com o currículo em mãos, o cadastro nos principais sites de seleção da região do candidato, além de sites de recrutamento nacionais, é uma estratégia válida que aumenta a possibilidade de conquistar um posto. Às vezes, essa etapa pode parecer enfadonha, entretanto, feita uma vez não será necessário fazer novamente, aí é só observar as vagas publicadas, se candidatando nas quais possui perfil. É preciso ter atenção ao preenchimento das questões e sempre acompanhar o status do processo seletivo nas plataformas.
4 — Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais
Desenvolver habilidades comportamentais (soft skills), ligadas à inteligência emocional, trabalho em equipe, resiliência para lidar com problemas e soluções no espaço de trabalho, é um diferencial na hora de conquistar uma vaga. O investimento em cursos e capacitações sobre o tema ajuda a melhorar sua empregabilidade.
5- Preparação Profissional
Com diversas opções de profissões no mercado, o auxílio de um profissional qualificado, por meio de um teste vocacional, é ideal para conseguir descobrir as escolhas mais convenientes ao candidato, com base nas competências individuais. É interessante buscar auxílio de um especialista em RH ou psicólogo.
6- Especialização em uma única área
Quanto mais apropriação se mostra sobre dado assunto, maiores serão as oportunidades que se abrirão no mercado de trabalho. Escolher um ramo de atuação e se especializar como tal torna o candidato indispensável para determinadas atribuições.
Mais dicas sobre carreiras
A Kroton, detentora da Faculdade Anhanguera, disponibiliza o Canal Conecta, uma plataforma de empregabilidade com vagas direcionadas a alunos e ex-alunos e diversas dicas profissionais gratuitas para toda a comunidade.
No portal é possível encontrar vídeos com dicas sobre desenvolvimento profissional, como criar e destacar o currículo, administração de LinkedIn, tendências de processos seletivos, empreendedorismo e relatos de profissionais muito bem alocados no mercado de trabalho. Mais informações acesse o site do Canal Conecta.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.
Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.
Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País.
Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.
PraCarreiras e a mentoria de carreira
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