Pesquisa do fundo de venture capital Atlantico traça a Transformação Digital na América Latina em 2021.
A pandemia da covid-19 trouxe novas tendências para o mundo todo. Particularmente para as empresas da América Latina, que passam por uma constante transformação digital, as novidades devem começar a aparecer nas novas formas de trabalho.
Mais companhias estão aceitando o trabalho remoto e acreditando que ele veio para ficar. De acordo com o relatório “Transformação Digital na América Latina – 2021”, conduzido pelo fundo de venture capital Atlantico, 64% das companhias latino-americanas devem apostar no trabalho completamente remoto a partir dos próximos anos, número que era apenas 9% antes da pandemia.
O levantamento, feito com líderes e profissionais de Recursos Humanos de 524 companhias da América Latina em julho de 2021, mostra que a mudança no conceito de local de trabalho deve ser gigante. Antes do período de lockdown, 69% das empresas adotavam o modelo presencial, seguidos por 25% do trabalho híbrido e apenas 9% nas atividades remotas.
Trabalho remoto depois da pandemia: um cenário diferente
Atualmente, o cenário é completamente diferente e as posições entre o primeiro e terceiro lugares se inverteram. Além de 64% das companhias estarem apostando no trabalho remoto, o número de empresas no modelo híbrido também aumentou, passando para 31%, e apenas 5% das empresas voltaram às atividades presencialmente.
De acordo com o managing partner do Atlantico, Julio Vasconcellos, a pesquisa mostra uma nova tendência que deve ser vista nos próximos anos. “O report mostra que o trabalho remoto é algo que vem agradando, tanto as empresas como os empregadores”, comenta Vasconcellos.
Dentro deste extrato do novo modelo de trabalho, os entrevistados foram questionados sobre a frequência que os empregados precisam estar no escritório depois da implementação do trabalho remoto. Do total, 40% afirmaram que precisam estar presencialmente apenas em reuniões externas e conferências e 22% disseram que precisam ir ao escritório apenas algumas vezes por mês.
Seguindo a onda do modelo híbrido, 13% afirmaram ter de ir às companhias de 3-5 vezes por semana e 21% de 1-2 vezes por semana. Apenas 4% afirmou não ter trabalhado remotamente neste período.
Trabalho remoto depois da pandemia: novos funcionários, novas tendências
O relatório também traz outro estudo inédito, apontando a transformação da diversidade nos novos postos de trabalho depois da pandemia. Os entrevistados foram perguntados como foram as contratações desde o começo do trabalho remoto, indicando que 60% das novas aquisições representaram mais diversidade de gênero, seguido por diversidade socioeconômica (54%) e diversidade racial (33%).
As companhias também foram questionadas sobre as atividades dos seus empregados que trabalham remotamente e a forma que analisam algumas particularidades, como se eles atuam secretamente em mais de um trabalho ao mesmo tempo.
Do total, 33% das empresas acreditam que seus funcionários não possuem outras atividades em paralelo, seguidos por 30% de empresas que não sabem, 29% que sabem que os funcionários exercem atividades extras em outros períodos e 8% acreditam que seus funcionários realizam dois trabalhos concomitantemente.
Trabalho remoto depois da pandemia: o relatório “Transformação Digital na América Latina – 2021”
O avanço tecnológico na América Latina já vinha acontecendo com o passar dos anos. Os investimentos de capital, tanto de empresas locais como de companhias de outros países, era realidade, tanto que as perspectivas do setor vinham sendo otimistas.
A pandemia da covid-19 traçou um novo panorama para os países dessa região, que nos próximos anos devem ser impactados, como mostra o relatório “Transformação Digital na América Latina – 2021”, divulgado pelo fundo de venture capital Atlantico no dia 20 de setembro.
O documento aborda diversos aspectos da evolução tecnológica na América Latina, levando em consideração todo o fator pandêmico, abrangendo sua análise para diferentes setores que passam pelo processo de transformação digital.
O documento completo, contendo todas as informações obtidas pela equipe do Atlantico, pode ser acessado no site oficial da empresa.
Os destaques da pesquisa inédita sobre o futuro do trabalho remoto pode ser acessado no seguinte link.
https://www.atlantico.vc/ futuro-do-trabalho-latam-2021- remoto
Trabalho remoto depois da pandemia: sobre o Atlantico
Atlantico é um fundo de venture capital que investe em empresas de alto crescimento na América Latina. O fundo é liderado por Julio Vasconcellos, fundador do Peixe Urbano e primeiro representante do Facebook no Brasil. O fundo faz parte da mesma firma de investimentos do fundo Canary.
O PraCarreiras e a mentoria de carreiras
O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.
Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.
Matérias Relacionadas:
Unbossing: é possível trabalhar sem chefe?
Carnaval: folgar ou trabalhar?
Startup amplia conexão entre trabalhadores e mercado e facilita contratações
Modernização das relações de trabalho faz com que o trabalho remoto, teletrabalho ou home office ten...
Cultura Inglesa oferece curso intensivo de inglês nas férias para imersão rápida no idioma
Conheça 6 dicas para feedbacks assertivos e humanizados
Tendências do trabalho no futuro: Veja o que a Pesquisa da Workana aponta
SAGA dá dicas para quem quer trabalhar com games contando histórias