Levantamento realizado pela Weseek mostra ainda entrevista de emprego on-line dobrou durante o período de isolamento social e é adotada por mais de 40% das companhias.
Adotadas ainda mais na nova rotina de home office pelas empresas, as entrevistas de emprego on-line devem permanecer no pós-pandemia.
É o que aponta a pesquisa realizada com mil empresas por todo o país pela Weseek, HR Tech de consultoria de recrutamento e seleção digital da Catho, em que 48% das corporações respondentes afirmam que pretendem realizar processo de recrutamento de maneira remota.
Entrevista de emprego on-line: levantamento com empresas parceiras
O levantamento, realizado em parceria com as empresas Catho, Gelatina, Sólides e Yube, mostra ainda que a prática de entrevista on-line pelas empresas quase dobrou de 23% para 42% durante os primeiros quatro meses da pandemia e que para 65% das companhias a inserção da tecnologia em processos tradicionais de recursos humanos trouxe confiança e inovação.
A aceitação à modalidade remota passa também pela adequação tecnológica das empresas, visto que 58% delas contrataram softwares de videochamadas e 22% de recrutamento integral on-line.
“A entrevista é o momento de avaliar os atributos socioemocionais e analisar profundamente o conhecimento dos candidatos. Para esta etapa, a tecnologia agrega maior agilidade, por não precisar de deslocamento e, principalmente, assertividade quanto à escolha do candidato, visto que com auxílio de programas de videochamadas é possível rever entrevistas”, explica João Kobayashi, co-fundador da HR Tech Weseek.
Por fim, Kobayashi faz uma análise dessas inovações durante a pandemia. “A avaliação positiva comprova que as empresas absorveram rapidamente a digitalização imposta pela necessidade de home office”.
Entrevista de emprego on-line: plataforma Weseek
Na Weseek, a procura pelo serviço de recrutamento digital aumentou 45% nos dois primeiros meses da pandemia.
Na plataforma, todo o processo de seleção é conduzido pela startup e as empresas que estão em busca de profissionais recebem uma página dedicada ao processo de admissão com todas as informações de currículo, testes realizados e vídeos de entrevistas assíncronas com os melhores candidatos, escolhidos por recrutadoras e psicológicas.
“Não existe e-mail com dezenas de anexos pesados. O processo prima pela assertividade”, destaca o co-fundador.
Aos candidatos que usam a plataforma, há a facilidade de fazer o todo o processo, dos testes aos vídeos para entrevistas, no horário e local que lhe convém por não ser ao vivo e em cada uma das etapas recebem feedbacks.
“O processo é transparente e os candidatos são notificados sempre que existe alguma alteração de status nos processos que estão participando”, destaca Kobayashi.
Entrevista de emprego on-line: sobre a Weseek
Criada em 2018, a Weseek é uma startup da Catho especializada em consultoria de recrutamento e seleção digital, trabalha constantemente pelo melhor serviço, perseguindo a missão de impactar positivamente seus clientes.
Por meio da tecnologia, a Weseek desafia a maneira que as relações de trabalho são feitas, tornando o processo de recrutamento e seleção mais eficiente, transparente e acessível.
Entrevista de emprego on-line: sobre a Catho
Com tecnologia de ponta, a Catho, empresa com mais de 800 colaboradores no Brasil, tem como missão mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira.
Na empresa, diversidade e inclusão também são estimuladas e vivenciadas de verdade. Por isso, com o propósito de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desde 2016, a Catho concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência, com laudo, e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas.
A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália. A Seek está presente na Bolsa de Valores da Austrália, além de atuar em países como China, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.
Leia também – Procura por treinamento corporativo EAD cresce durante a pandemia.