Nem todas as vagas de emprego são divulgadas, é importante se atentar a detalhes fundamentais para estar no radar dos recrutadores.
A busca dos brasileiros por trabalho segue grande no país, especialmente devido à alta taxa de desemprego. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), a taxa de desocupação no trimestre de junho a agosto chegou a 8,9%, o que representa 9,7 milhões de pessoas. Porém, mesmo que a demanda por trabalho esteja alta, os brasileiros nem sempre encontram todas as vagas que estão disponíveis no mercado em sites ou redes profissionais, já que muitas delas não são divulgadas publicamente.
Empresas abrem oportunidades de emprego e as deixam ocultas por diferentes razões, como o caráter confidencial da posição e questões de cunho estratégico, pelo fato de a vaga ser de emergência — quando um trabalhador é desligado repentinamente —, ou até mesmo para agilizar o processo de contratação, visto que hoje, o recrutador não precisa mais divulgar uma vaga para encontrar o profissional adequado para o cargo, ele pode fazer uma busca diretamente em sites especializados, sendo hoje o LinkedIn o mais conhecido e utilizado. Um levantamento realizado pela companhia Jobvite, por exemplo, mostrou que 93% dos entrevistadores buscam o perfil de seus possíveis candidatos no LinkedIn.
Diante dessa realidade em que boa parte das oportunidades estão ocultas e os recrutadores utilizam a ferramenta LinkedIn para encontrar os candidatos sem ter que divulgar as vagas, para aumentar as chances de admissão é necessário adotar algumas estratégias. A primeira delas é o cuidado com o perfil profissional na rede, que deve estar completo, com todas as informações solicitadas pela rede e de acordo com o objetivo almejado pelo candidato.
Em segundo lugar, é importante estar próximo aos profissionais na rede social que hoje é amplamente utilizada por recrutadores em processos seletivos. Quem busca por uma vaga pode se conectar com o recrutador na plataforma com uma nota breve de apresentação e, caso a conexão seja feita, o candidato pode até descobrir uma oportunidade antes de outros concorrentes, uma vez que o recrutador pode priorizar seus contatos mais próximos que tenham atributos relacionados à vaga aberta.
Também é importante ficar atento às oportunidades que são fechadas por indicação. Um levantamento realizado pela companhia de seleção SilkRoad, por exemplo, mostrou que a maior fonte de empregos em 2017 foi a indicação feita por um empregado da empresa, fator presente em 30% das contratações. Uma situação diferente da tradicional, portanto, em que o candidato se cadastra para uma vaga e espera por um processo seletivo junto a outros concorrentes. Ter uma boa rede de contatos, o que é chamado no mercado de “networking”, também é tido como estratégia importante para estar no radar de recrutadores.
É recomendável que o candidato participe dos eventos de sua área profissional, sejam eles presenciais ou virtuais; nesses encontros se torna possível conhecer novos profissionais, trocar contatos e experiências, bem como deixar uma boa primeira impressão para representantes de grandes empresas. Uma outra dica também muito importante é retomar o contato com profissionais conhecidos da área, mas que estão afastados há algum tempo.
A vantagem disso está no fato de o candidato não precisar se apresentar “do zero”, como ocorre quando uma pessoa nunca teve contato prévio com outro profissional. É crucial salientar, porém, a necessidade de cautela na abordagem a essa pessoa distante; afinal, ninguém quer passar a impressão de que só retomou o contato para conseguir uma oportunidade de emprego e depois irá desaparecer. Aumentar a lista de contatos no LinkedIn é crucial para que o perfil apareça para mais recrutadores.
Caso o profissional já esteja trabalhando, é importante lembrar que essas dicas podem ser aplicadas tanto para crescimento na empresa atual quanto para o recebimento de propostas interessantes do mercado.
Karol Fabreto
Psicóloga com nove anos de atuação em Recursos Humanos, Karol Fabreto é recrutadora e especialista em recolocação, uma das maiores referências do tema no Brasil. Com milhares de seguidores nas redes sociais e pós-graduada em Gestão de Negócios pela USP, Karol compilou no método “gerador de entrevistas” seu conhecimento e experiência profissional na contratação de trabalhadores para multinacionais. O material conta com mais de dois mil alunos, foi validado por centenas de profissionais e é destinado a todos que buscam um novo trabalho.
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