Google search engine
InícioMercado de TrabalhoInteligência Artificial: 8 entre 10 candidatos entrevistados são contratados

Inteligência Artificial: 8 entre 10 candidatos entrevistados são contratados

Inteligência artificial no processo de recrutamento e seleção: a mudança de paradigma imposta pela pandemia de Covid-19 afeta todos os setores e departamentos das empresas, sendo assim 8 entre 10 candidatos entrevistados por Inteligência Artificial são contratados.

• Segundo a Atento, 50% dos candidatos eram contratados depois de uma entrevista presencial e 80% após entrevistas virtuais

• Os processos de seleção virtual incorporaram provas personalizadas, entrevistas online gravadas e inteligência artificial para classificar os candidatos de acordo com distintos fatores, como geolocalização, formação, experiência e conhecimentos

Esta nova situação levou as organizações a revisar e refinar os processos de seleção de pessoal, cujo desafio agora é conseguir uma avaliação remota ideal.

A Atento, um dos cinco maiores provedores globais de serviços de relacionamento com o cliente e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) e líder na América Latina, revela alguns fatos interessantes sobre entrevistas virtuais.

Inteligência artificial no processo de recrutamento e seleção: os processos de seleção

Os processos de seleção não estão imunes a essa mudança de paradigma e as empresas cada vez mais optam por soluções virtuais para agilizar a escolha de um candidato, otimizando custos e tempo.

Para fazer uma entrevista, basta pegar o mouse ou o smartphone, sem sair de casa. Os processos seletivos que já utilizam esse tipo de método têm registrado maior produtividade e agilidade ao simplificar as etapas em até 20%.

“Estamos na era da conectividade e usamos isso a nosso favor nos dias de seleção de candidatos.

Na Atento estamos realizando um processo seletivo totalmente online, construído e pensando tanto nos colaboradores quanto nos clientes”, afirma Pablo Sánchez, Diretor de Marketing da Atento.

“Soluções baseadas em Inteligência Artificial nos permitiram continuar a seleção dos perfis ideais para as nossas vagas de forma totalmente digital, garantindo a proteção à saúde dos candidatos e da equipe de RH e, ao mesmo tempo, mantendo as operações dos nossos clientes” acrescenta Pablo.

Inteligência artificial no processo de recrutamento e seleção: aumenta a efetividade dos processos

Conforme divulgado pela Atento, 8 em cada 10 candidatos entrevistados por meio de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) são aprovados para preencher as vagas solicitadas, o que representa um aumento de 30% na taxa de aprovação em relação ao método tradicional.

Neste contexto, o percentual de aprovação dos candidatos passou de 50% em 2019, onde predominavam as entrevistas presenciais, para 80% em 2020, utilizando ferramentas virtuais.

O sucesso consiste em incorporar provas, testes comportamentais, entrevistas e feedbacks, tudo em uma plataforma simples, interativa e intuitiva.

Ao implementar soluções de Inteligência Artificial para encontrar os perfis mais adequados, a Atento registrou um aumento de quase 30% na taxa de aprovação em testes online dos candidatos.

Além disso, a empresa conseguiu transferir os processos de formação para as suas plataformas digitais. Enquanto no ano passado, 9 em cada 10 treinamentos foram realizados pessoalmente, agora 70% são realizados online.

Inteligência artificial no processo de recrutamento e seleção: saiba o que é o sistema ATS

A Atento possui um sistema de rastreamento de candidatos (ATS – Applicant Tracking System) e inteligência artificial, que garante um processo ágil e personalizado para potencializar o recrutamento dos melhores profissionais.

Segundo estimativas da Industry Research, este mercado atingirá um valor superior a 1,1 bilhão de dólares até 2026. Da mesma forma, estima-se que a implementação destes sistemas reduzirá a rotatividade de pessoal em cerca de 10% e aumentará a permanência dos colaboradores em mais 6 meses.

Com a ajuda da tecnologia e da competência das equipes de RH, é garantida uma seleção ágil, graças a testes personalizados, entrevistas on-line gravadas e o uso de inteligência artificial para classificar os candidatos de acordo com diferentes fatores, como geolocalização, formação, experiência, conhecimento, entre outros.

Inteligência artificial no processo de recrutamento e seleção: da seleção à formação

O treinamento também é um desafio para as organizações. Quando um candidato é contratado, uma equipe de especialistas em desenvolvimento garante o treinamento adequado do funcionário, por meio de sessões virtuais dinâmicas e personalizadas.

Para isso, metodologias como treinamento neural, podcasts, videoblogs e jogos são utilizadas por meio de plataformas online.

Esse tipo de entrevista está contribuindo para o sucesso das empresas em seus processos seletivos, melhorando o índice de aprovação e a qualidade dos candidatos contratados.

Conforme revelado pela Atento, o recrutamento virtual de pessoal está em pleno crescimento e os dados comprovam a eficácia destes novos processos. Segundo a empresa, só em 2020, no Brasil, cerca de 60 mil candidatos se inscreveram na sua plataforma de seleção.

Outro exemplo significativo é o caso do Peru, onde a Atento realizou quase 6.000 entrevistas virtuais, mais de 4.000 treinamentos virtuais, tem 21.000 usuários ativos em plataformas de e-learning, quase 3.000 pessoas contratadas digitalmente e mais de 6.000 usuários conectados por app até julho deste ano.

Sobre a Atento

A Atento é a maior empresa de serviços de gestão do relacionamento com clientes e processos de negócios (CRM/BPO) na América Latina e um dos três maiores provedores mundiais com base em seu faturamento.

A companhia é também líder em serviços de CRM/BPO para companhias que desenvolvem suas atividades nos Estados Unidos. Desde 1999, desenvolveu seu modelo de negócio em 13 países e emprega de 150 mil funcionários.

A Atento tem mais de 400 clientes aos quais oferece uma ampla gama de serviços de CRM/BPO por meio de múltiplos canais.

Seus clientes são empresas multinacionais líderes em setores como telecomunicações, bancário e financeiro, saúde, varejo e administração pública, entre outros. As ações da Atento são negociadas sob o símbolo ATTO NYSE (New York Stock Exchange).

Em 2019, Atento foi reconhecida pelo Great Place to Work® como uma das 25 Melhores Multinacionais para se Trabalhar no Mundo e como uma das 25 Melhores Multinacionais para se Trabalhar na América Latina. Para mais informações acesse o SITE.

Leia também – Separamos 50 vagas em startups abertas hoje.

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras