Gestão de Terceiros como aliada do Compliance, garantindo a Segurança e Saúde no Trabalho, preservando a imagem das empresas.
No dia 28 deste mês é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às inúmeras vítimas de acidentes e doenças ocupacionais que acontecem a cada dia no mundo. A data é uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), promovida com o objetivo de minimizar o alto índice de acidentes e doenças ocupacionais, tendo como proposta promover eventos no mundo que divulguem informações e a conscientização dos riscos de acidentes de trabalho.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), aborda a questão da Segurança e Saúde do Trabalho, que no objetivo de nº 8 Desenvolvimento Sustentável, visa promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. Dentre as metas propostas, duas delas ganham destaque:
- 8.7. tomar medidas imediatas e eficazes para a eliminação de todas as formas de trabalho infantil até 2025.
- 8.8. propõe ambientes de trabalho seguros e saudáveis para todos os colaboradores até 2030.
Dentro desse cenário, as empresas que se preocupam com a Segurança e Saúde no Trabalho ganham muitos benefícios como: segurança dos seus trabalhadores, funcionários engajados, aumento de produção, redução de custos, conformidade com a legislação e aumento de credibilidade com a imagem da empresa.
“Discutir sobre o tema Segurança e Saúde no Trabalho é algo muito importante para o mundo corporativo. Tendo em vista que as empresas precisam estar atualizadas quanto à legislação vigente e realizar ações que visam a conformidade e promoção à saúde e segurança de seus funcionários no ambiente de trabalho”, conta Bruno Santos, sócio e responsável pela área de Gestão de Terceiros da Bernhoeft, empresa de atuação nacional especializada em BPO, Cálculos Judiciais, Gestão de Terceiros e Consultoria Tributária.
A importância da Gestão de Terceiros para a Segurança e Saúde no Trabalho
A Gestão de Terceiros é o processo de controlar os riscos de fornecedores através da gestão de documentos, com apoio de uma equipe especializada no assunto. É através desse fluxo, que os fornecedores disponibilizam informações sobre os seus colaboradores para que o profissional de Gestão de Terceiros possa analisar todos os documentos, verificar se as exigências legais e contratuais estão sendo realizadas.
É através da Gestão de Terceiros que situações como trabalho análogo à escravidão, mortes, acidentes, falências de empresas e muitas outras são mapeadas de maneira preventiva. Afinal, nenhuma empresa deve correr o risco de ter seu nome atrelado a tais circunstâncias, e problemas como esses precisam e devem ser monitorados de maneira efetiva. As empresas que não gerenciam adequadamente seus riscos de terceiros podem ficar vulneráveis e perder a confiança do público, sem contar a possibilidade de enfrentar graves consequências legais e financeiras, ficando com uma imagem distorcida no mercado.
“Por isso, a Gestão de Terceiros é um setor importante para qualquer organização, tendo em vista que frequentemente dependem de terceiros para fornecer produtos, serviços e tecnologia, que são essenciais para suas operações”, afirma Bruno Santos, sócio e responsável pela área de Gestão de Terceiros da Bernhoeft.
Nos úlltimos anos, houve um aumento no que diz respeito ao trabalho análogo à escravidão e, segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), somente em 2023, 523 vítimas de trabalho análogo à escravidão foram resgatadas. Infelizmente esses casos, ainda são uma realidade presente no Brasil, e uma das soluções para evitar esse tipo de situação é justamente a Gestão de Terceiros.
Gestão de Terceiros como aliada do Compliance: terceirização
A consultoria em Gestão de Terceiros é uma alternativa para as empresas que querem ganhar tempo, focar em seu negócio e reduzir custos. Além desses benefícios, podem contar com toda expertise de quem entende do assunto, possui processos mais estruturados, colaboradores capacitados e tecnologia adequada. “É preciso ficar atento a esses pontos na hora de contratar uma empresa especializada em Gestão de Terceiros”, alerta o executivo da Bernhoeft.
Pioneira no assunto, a Bernhoeft atua há mais de 20 anos na consultoria de Gestão de Terceiros, sendo considerada referência no assunto no mercado nacional. Com uma equipe especializada e atualizada no que diz respeito à Gestão de Terceiros, a consultoria oferece a seus clientes soluções de fiscalização de fornecedores em todas as fases do contrato como homologação, monitoramento trabalhista, mobilização de trabalhadores e auditoria de campo. Foi eleita duas vezes como a melhor empresa de gestão de terceiros com o prêmio INBRASC.
Sobre a Bernhoeft
Fundada em 1996, a Bernhoeft é uma empresa nacional que presta serviços diversos nas áreas de BPO, Cálculos Judiciais, Gestão de Terceiros e Consultoria Tributária. Foi a primeira empresa no Brasil a realizar serviços de Gestão de Terceiros. Atua com companhias nacionais e internacionais de diferentes portes e segmentos e conta com uma equipe de mais de 550 profissionais capacitados e com expertise na gestão dos processos de seus clientes. Atualmente, a empresa é gerenciada pelo sócio Luiz Carlos Bernhoeft Jr. e mais nove sócios que se dividem nas áreas de negócios da empresa.
Bruno Santos
Especialista em Gestão de Riscos com Terceiros
Bruno Santos é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco e possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi um dos criadores do primeiro curso de Gestão de Terceiros do Brasil e participou da criação do conceito de Nível de Maturidade na Gestão de Terceiros.
Realiza webinars e ensina como mitigar riscos envolvidos na terceirização com objetivo de incrementar cada vez mais o conhecimento das empresas quanto à Gestão de Terceiros. Participa de palestras em eventos como Fórum de Compras, Maratona Supply Chain, entre outros e também atua como professor de pós-graduação.
Conta com mais de 14 anos de experiência e implantou a Gestão de Terceiros em mais de 70 empresas de diversos segmentos e portes. Atualmente, Bruno é sócio da Bernhoeft, empresa de atuação nacional especializada em Cálculos Judiciais, Gestão de Riscos com Terceiros, BPO (Contábil, Fiscal, de Folha e Financeiro) e Consultoria Tributária, e da BexUp, plataforma Saas de automação e inteligência artificial voltada para a Gestão de Terceiros.
PraCarreiras e a mentoria de carreira
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!