Pandemia traz necessidade de novos skills para profissionais de vendas, como empatia e alfabetização digital, confira as habilidades essenciais para o mercado em 2021.
A crise causada pelo coronavírus deixou os consumidores ainda mais exigentes e atentos às especificidades dos produtos. Essa mudança, evidenciou a necessidade de os vendedores saberem se comunicar de forma personalizada, sendo flexíveis e se adaptando às mudanças impostas pela digitalização acelerada.
Segundo Carol Manciola, CEO da Posiciona Educação e Desenvolvimento, empresa de educação empreendedora que capacita as equipes e melhora o desempenho nas áreas de vendas e atendimento, o cliente precisa ser muito bem atendido em sua jornada de compra e, por isso, a conexão com o consumidor sempre será o grande diferencial. A especialista destaca que as principais características para qualificação desses profissionais está na:
Habilidades essenciais: 1. Habilidade Comportamental
As habilidades comportamentais se tornaram muito evidentes à medida em que cresce a humanização das empresas e dos processos. Nos dias de hoje, é necessário que os vendedores saibam equilibrar diversos e diferentes comportamentos em meio a imprevistos e dificuldades dos contextos que possam vir a enfrentar.
Habilidades essenciais: 2. Empatia
Empatia também é uma característica fundamental para vendedores se recolocarem no mercado de trabalho. “Falar de empatia parece algo meio batido, mas é aí que mora a essência da venda”, reforça Carol. Em vendas, não tem só a ver com se colocar no lugar do outro ou tratar o outro como gostaria de ser tratado.
Empatia tem a ver com estar preparado para fazer jus a confiança que o cliente deposita na loja ao se deslocar até ela. Para a consultora de vendas, “As pessoas não compram produtos e serviços, elas compram melhorias para suas vidas e compreender isso permite uma grande virada de chave na maneira de atuar do vendedor.
Conhecer o produto, as tendências de mercado e, principalmente, de aplicações, permitirá ao vendedor uma abordagem mais adequada, sentindo a “vibe” do cliente, aproximando-se com interesse genuíno e fortalecendo a confiança ao demonstrar que ao lado dele existe um especialista pronto para ajudá-lo”, destaca Manciola.
Habilidades essenciais: 3. Alfabetização Digital
Independente do nível hierárquico ou da área de atuação, todo profissional deve ter um conhecimento atualizado e constante sobre soluções tecnológicas que auxiliam na personalização do atendimento e relacionamento.
Habilidades essenciais: 4. Autoconhecimento
Segundo a especialista, o autoconhecimento é a ferramenta chave para entender suas características e qualidades e identificar as necessidades que precisam ser desenvolvidas para obter o resultado necessário. Só podemos compreender os outros quando conhecemos a nós mesmos.
Habilidades essenciais: Sobre a Posiciona
Fundada em 2017 por Carol Manciola e Ivan Correa, a Posiciona é uma empresa de Educação Corporativa com foco nas áreas de Vendas e Atendimento.
A empresa oferece soluções educacionais que desafiam os colaboradores das áreas de negócio a melhorarem seu desempenho por meio de palestras, workshops, teambuildings e conteúdos digitais.
Nos últimos três anos, a empresa já capacitou mais de 80 mil pessoas em todo o país e atendeu mais de 70 empresas em diferentes áreas como Bayer, Dasa, Alpargatas, Midway, Tribanco, Grupo Mafra, entre outros.
Habilidades essenciais: Sobre Carol Manciola
Administradora com especialização em Marketing e Gestão da Comunicação Organizacional Integrada. Trainner em Empreendedorismo, pelo SEBRAE, em conjunto com a ONU/PNUD e Programação Neurolinguística.
Certificada pelo Disney Institute em excelência como estratégia de resultados. Professora da Pós Graduação na Sustentare Escola de Negócios. Autora do Best Seller “Bora Bater Meta – O desafio da venda presencial no mundo digital”(2019, DVS) e ”Os Cês da Vida” (2017, Qualitymark).
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