Home Office na Quarentena: engajamento na equipe é fundamental

home office na quarentena

o Home Office na quarentena é o tema do nosso artigo de hoje, escrito por Mônica Hauck, fundadora da Sólides.

Vivemos hoje um período de muitas incertezas causadas pela chegada do Covid-19. São necessárias adaptações para tentar diminuir a disseminação do coronavírus, entre elas o isolamento social e a redução de muitos serviços.

Esse cenário pode se estender por meses e acaba mudando todo um planejamento empresarial que foi traçado. Por isso, o trabalho remoto é uma das medidas que a maior parte das corporações têm adotado para continuarem atuando.

Home Office na quarentena: prática é desafio

Uma pesquisa realizada pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA), indica que mais de 60% das empresas veem a “adaptação das atividades presenciais para virtuais” como maior desafio da prática de home office e 45% apontam o “gerenciamento remoto de pessoas”. A prática que ainda é novidade para muitos negócios, gera dúvidas entre líderes e colaboradores que estão começando a aderir ao trabalho remoto e é aí que entra o grande desafio: como fazer o funcionário que está trabalhando em casa entender a importância de se manter focado, mesmo em um ambiente totalmente familiar?

Avaliar como a atuação de cada colaborador deve ser executada, planejar reuniões diárias online para descobrir quais são as necessidades individuais dos funcionários e alinhar todos os pontos necessários para um trabalho remoto eficiente são algumas maneiras de garantir que essa força tarefa dê certo mesmo longe do local de trabalho. Com isso, é importante que os líderes solicitem relatórios diários e utilizem ferramentas online que auxiliam no acompanhamento das entregas e diminuição do turnover, mesmo diante da crise atual.

Neste novo cenário global é preciso levar em consideração que as empresas necessitam tomar decisões sobre pessoas e qualquer erro pode custar muito caro. Neste momento, é fundamental utilizar plataformas que auxiliam na redução de custos e na gestão dos colaboradores para engajar e motivá-los, analisando a performance e desempenho. Em 2019, os clientes da Sólides economizaram juntos mais de R$ 51 milhões com nossa plataforma de gestão de talentos, além de aumentarem a produtividade e a performance dos profissionais.

É importante enfatizar que líderes devem estar disponíveis para auxiliar os colaboradores neste momento de incertezas, portanto não é hora de tomar decisões precipitadas, sem antes fazer uma análise cuidadosa do mercado, clientes e colaboradores. É importante levar em consideração que a crise vai passar e o mundo está lidando com o mesmo problema ao mesmo tempo. Neste caso, é válido deixar claro para o trabalhador que está em home office que as regras continuam as mesmas e que a instituição conta com a dedicação e a busca pela entrega do melhor que ele pode oferecer para que, juntos, possam enfrentar todas as dificuldades do momento.

Sobre a autora:

*Mônica Hauck é Fundadora da Sólides. Graduada e pós-graduada pela UFMG e FGV, com MBA em Gestão Empresarial e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. A empreendedora desenvolveu a ferramenta Profiler e, como referência em Gestão Comportamental, atualmente ministra palestras e cursos por todo Brasil. Também é vencedora do Prêmio Mulheres Notáveis, na categoria Tecnologia.

Home Office na quarentena: esteja preparado

O PraCarreiras tem publicado diversos conteúdos sobre home office na quarentena, como ser mais produtivo, manter o foco e até vagas de emprego remoto.

Muitas empresas têm divulgado oportunidades de contratação em home office, o que já demonstra o esforço das corporações para essa nova tendência do mercado de trabalho.

Confira todas as matérias sobre o assunto aqui.