Para especialista do InfoJobs, metodologia aumenta engajamento, motivação e melhora experiência do candidato.
Gamificação nos processos seletivos: Os elementos da gamificação
Dentro desse contexto, o executivo separou cinco principais vantagens em incorporar gamificação nos processos seletivos.
Gamificação nos processos seletivos: 1.Aumento do engajamento
Isso porque a gamificação estimula os profissionais a cumprirem cada etapa, e internamente acontece até uma interação entre os participantes da atividade para acompanhar a evolução.
Gamificação nos processos seletivos: 2.Maior motivação
Sempre que temos um objetivo e uma recompensa a motivação torna-se maior, além disso, a mente humana gosta de superar desafios, por isso essa inovação é tão eficiente.
Gamificação nos processos seletivos: 3.Treinamentos mais eficientes
Essa prática permite que os colaboradores tenham uma experiência mais positiva e maior absorção do conteúdo, isso porque vão desenvolver novas habilidades, mas de forma mais lúdica e simples, tirando o aspecto cansativo dos treinamentos.
Gamificação nos processos seletivos: 4.Experiência do candidato
Gamificação nos processos seletivos: 5.Satisfação e marca empregadora
Para candidatos e colaboradores a gamificação torna os processos mais fluidos e aumenta a interatividade com a empresa. Esses são pontos importantes para garantir a satisfação, e assim, conquistar recomendações, reter talentos e melhorar a reputação da empresa.
“A gamificação por si só não vai garantir o fim de todos os problemas de uma empresa. Porém, se bem aplicada, com uma ferramenta de qualidade e confiança, pode e deve gerar melhores resultados, como os citados acima”, acrescenta Adilson Souza.
Por conta da pandemia, inclusive, os processos seletivos de muitas empresas passaram a ser feitos internamente online, o que acabou aumentando a procura por ferramentas digitais, como o PandaPé, software de digitalização de processos seletivos do InfoJobs, que iniciou uma parceria com a Seppo, ferramenta online de gamificação, para tornar os processos ainda mais dinâmicos e interessantes.
“Além dos muitos benefícios para os candidatos, a prática também pode ser aplicada com os colaboradores, para garantir maior engajamento e produtividade. Por exemplo, o InfoJobs realizou recentemente a ‘InfoOlimpíadas’, dinâmica na qual havia atividades “olímpicas” entre os funcionários, com base em gamificação. A ideia era, além de diverti-los, reforçar a cultura com o game, falando da história, valores e produtos da empresa”, finaliza o executivo.
Gamificação nos processos seletivos: Sobre o InfoJobs
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as soluções do PraCarreiras.
Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.
Acesse nosso LinkedIn.