5 vantagens de incorporar gamificação nos processos seletivos

gamificação nos processos seletivos

Para especialista do InfoJobs, metodologia aumenta engajamento, motivação e melhora experiência do candidato.

Encontrar, conquistar e reter talentos são algumas das tarefas mais complexas para o setor de recursos humanos nos dias de hoje. Por isso, técnicas como gamificação vêm ganhando cada vez mais espaço, funcionando como uma ferramenta inteligente que torna os processos seletivos mais dinâmicos e interessantes – tanto para os candidatos quanto para os recrutadores.
De acordo com dados da Fortune Business Insights, houve um crescimento na adoção de soluções gamificadas baseadas em nuvem por parte das pequenas e médias empresas. A previsão é que o tamanho do mercado global de gamificação – que era de US$ 6,33 bilhões em 2019 – atinja US$ 37 bilhões em 2027. Não à toa, a implementação desse conceito nos processos seletivos traz uma série de benefícios.

Gamificação nos processos seletivos: Os elementos da gamificação

Uma gamificação deve ter elementos como: desafios, objetivos, recompensas (pode ser pontos), níveis para avançar, história, motivação para continuar, diversão e competição saudável.
“Ao criar uma experiência imersiva e interativa, utilizando elementos de jogos, é possível avaliar e identificar habilidades que não seriam descritas no currículo ou comprovadas com certificados.
Fora isso, o elemento lúdico ajuda a descontrair o momento que pode ser angustiante e estressante para a maioria dos profissionais”, afirma Adilson Souza, Sales Manager do InfoJobs, empresa de tecnologia para recrutamentos.

Dentro desse contexto, o executivo separou cinco principais vantagens em incorporar gamificação nos processos seletivos.

Gamificação nos processos seletivos: 1.Aumento do engajamento

Isso porque a gamificação estimula os profissionais a cumprirem cada etapa, e internamente acontece até uma interação entre os participantes da atividade para acompanhar a evolução.

Gamificação nos processos seletivos: 2.Maior motivação

Sempre que temos um objetivo e uma recompensa a motivação torna-se maior, além disso, a mente humana gosta de superar desafios, por isso essa inovação é tão eficiente.

Gamificação nos processos seletivos: 3.Treinamentos mais eficientes

Essa prática permite que os colaboradores tenham uma experiência mais positiva e maior absorção do conteúdo, isso porque vão desenvolver novas habilidades, mas de forma mais lúdica e simples, tirando o aspecto cansativo dos treinamentos.

Gamificação nos processos seletivos: 4.Experiência do candidato

Com a gamificação é possível reduzir a tensão da avaliação dos processos seletivos e os candidatos tendem a ter um desempenho mais positivo.

Gamificação nos processos seletivos: 5.Satisfação e marca empregadora

Para candidatos e colaboradores a gamificação torna os processos mais fluidos e aumenta a interatividade com a empresa. Esses são pontos importantes para garantir a satisfação, e assim, conquistar recomendações, reter talentos e melhorar a reputação da empresa.

“A gamificação por si só não vai garantir o fim de todos os problemas de uma empresa. Porém, se bem aplicada, com uma ferramenta de qualidade e confiança, pode e deve gerar melhores resultados, como os citados acima”, acrescenta Adilson Souza.

Por conta da pandemia, inclusive, os processos seletivos de muitas empresas passaram a ser feitos internamente online, o que acabou aumentando a procura por ferramentas digitais, como o PandaPé, software de digitalização de processos seletivos do InfoJobs, que iniciou uma parceria com a Seppo, ferramenta online de gamificação, para tornar os processos ainda mais dinâmicos e interessantes.

“Além dos muitos benefícios para os candidatos, a prática também pode ser aplicada com os colaboradores, para garantir maior engajamento e produtividade. Por exemplo, o InfoJobs realizou recentemente a ‘InfoOlimpíadas’, dinâmica na qual havia atividades “olímpicas” entre os funcionários, com base em gamificação. A ideia era, além de diverti-los, reforçar a cultura com o game, falando da história, valores e produtos da empresa”, finaliza o executivo.

Gamificação nos processos seletivos: Sobre o InfoJobs

Com mais de 19 milhões de visitas ao mês e 42 milhões de cadastros, o InfoJobs é uma empresa de tecnologia para recrutamento. A plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos oferece, há 17 anos, ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis.

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

Acesse nosso LinkedIn.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui