Google search engine
InícioMercado de TrabalhoPerfil fake é alternativa para recrutadores conhecerem candidatos a emprego

Perfil fake é alternativa para recrutadores conhecerem candidatos a emprego

Escolher um novo funcionário pode ser um desafio. Alguns recrutadores recorrem a perfis fakes.

Desde os primórdios das redes sociais na internet, em 1995, foi comum a ação de criar um perfil fake. Alguns por mera diversão, outros  para agir de modo diferente, ou seja, assumir uma personalidade virtual. Ter mais voz.

Os perfis fakes, sempre causaram uma inquietação, medo e preocupação entre os usuários da internet.  Afinal, nunca se sabe quem está do outro  lado.  Contudo, a certeza é que o perfil fake ajuda o indivíduo que o criou a se comunicar de forma mais livre.

De acordo com o relatório de Padrões de Comunidade,  o Facebook apontou 13,7 bilhões de contas fakes dentro de sua rede, uma queda de 23% comparado com o ano de 2020.

Perfil fake: alternativa a recrutadores? 

Mas, se esse fosse um novo caminho para os recrutadores conhecerem um pouco mais sobre a vida dos candidatos que estão à concorrência de um novo emprego.

Isso faria do perfil fake uma boa possibilidade de filtros empresariais? Na entrevista de emprego, o comportamento do entrevistado e do recrutador, tende a ser mais formal, objetivo, prático e até sobrecarregado,

Este comportamento, comumente, faz o candidato criar uma ‘personagem” para ir bem. Até aí, tudo bem. Quem precisa do emprego, precisa mesmo vender o seu peixe da melhor maneira. O problema é que neste processo, a sinceridade nem sempre impera. Por isso, o perfil fake dá aos recrutadores mais informações sobre o candidato.

Perfil fake: persona do candidato

Ideais políticos, vida pessoal, amigos, gostos pessoais ou culturais podem ser mais evidentes e estas informações ajudam a montar a persona do candidato.

Advogados, trabalhistas e recrutadores indicam que o mau uso das redes sociais pode gerar até demissões, por justa causa inclusive.

Usar o perfil fake para análise profissional é o mesmo que um caso de detetive particular interno dentro das empresas, onde a pessoa disfarçadamente conhece o seu entrevistado, como se fosse só mais uma pessoa dentre as várias que ela possui em sua rede de fotos e compartilhamentos.

Perfil fake com objetivo investigativo

Então, hoje, o perfil fake, serve de fator investigativo dentro do mundo corporativo e empresarial, e funciona como ponte para os agenciadores conhecerem mais de perto como é a vida real de seus colaboradores.

De acordo com a pesquisa do Ibero Brasileiro, de Relacionamento com os clientes, mostram que é crescente o interesse das empresas conhecerem como os funcionários se portam e pensam fora do mundo do trabalho diário, onde parece que dentro daquela carga de horário vestem a capa do “neutro” e “imparcial”, mas fora, carregam bandeiras, ideias e compactuam com vários pensamentos, e o objetivo deles é: descobrir se esses pensamentos vão de acordo com as concepções da empresa.

E me diga, você se sente seguro com as suas redes sociais caso seu chefe entre para entender mais quem é você?

Leia também – Vendedor do futuro: especialistas comentam habilidades essenciais para um profissional de vendas pós-pandemia.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras