24.2 C
São Paulo
sexta-feira, maio 24, 2024
InícioComo funciona o LinkedInLinkedIn aponta que segurança digital, sustentabilidade e experiência do usuário estão em...

LinkedIn aponta que segurança digital, sustentabilidade e experiência do usuário estão em destaque

LinkedIn divulga listagem anual: Levantamento mostra as principais tendências relacionadas às profissões.

O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, divulga a lista anual dos 25 empregos que mais cresceram nos últimos 5 anos. Os cargos que aparecem no ranking refletem amplas tendências do mercado de trabalho e da sociedade em geral – da preocupação com segurança digital e sustentabilidade à atenção com a experiência dos clientes e usuários. Liderado pelo time Editorial da plataforma, o levantamento considerou dados da rede para identificar as posições que tiveram mais demanda entre 2017 e 2022.

Nos últimos anos, empresas de todo o Brasil precisaram se adaptar a uma realidade de transformação digital e aos formatos de trabalho remoto e híbrido. Cargos relacionados ao aperfeiçoamento da experiência dos usuários, bem como funções relacionadas a sistemas de análises de dados e segurança digital, atualmente estão no topo da lista.  A função de analista de privacidade é a mais procurada, seguida por especialista de cibersegurança.

“Em um cenário de incerteza econômica, onde há uma busca constante por estabilidade e uma alta demanda por modelos de trabalho flexível como o remoto, profissionais estão repensando suas escolhas sobre carreira. A nova lista de empregos em alta reflete não só as principais tendências do mercado, mas também traz informações que podem ajudar na tomada de decisão sobre novos caminhos profissionais e na preparação para o trabalho do futuro”, afirma Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil.

O ranking apontou também maior disponibilidade de vagas remotas no país com base nos anúncios feitos na plataforma entre outubro de 2021 e outubro de 2022. Destaque para o analista de desenvolvimento de sistemas, que tem 100% de vagas remotas anunciadas na rede, seguido por engenheiro(a) de qualidade de software (81,1%), desenvolvedor(a) de back-end (68,3%), especialista em cibersegurança (66,7%), líder de gerentes de produto (63,8%), engenheiro(a) de confiabilidade de sites (61,9%) e redator (a) com foco em experiência do usuário (61,1%).

Uma novidade da lista para 2023 é o cargo de Gerente de Sustentabilidade ou Analista de Sustentabilidade, o que reflete a necessidade do mercado por funções associadas ao desenvolvimento sustentável e implementação de programas e políticas de ESG (meio-ambiente, responsabilidade social e governança).

LinkedIn divulga listagem anual: confira a lista completa com os 25 empregos em alta em 2023

  1. Analista de Privacidade
  2. Especialista em Cibersegurança
  3. Especialista em Capacitação em Vendas
  4. Líder de Gerentes de Produto (Group Product Manager)
  5. Representante de Desenvolvimento de Negócios (Business Development Representative – BDR)
  6. Engenheiro(a) de Cibersegurança
  7. Diretor(a) de Receita (Chief Revenue Officer)
  8. Engenheiro(a) de Dados
  9. Analista de Desenvolvimento de Sistemas
  10. Pesquisador(a) em Experiência do Usuário
  11. Designer de Conteúdo
  12. Engenheiro(a) de Qualidade de Software
  13. Desenvolvedor(a) de Chatbot
  14. Analista de Marcas
  15. Engenheiro(a) de Confiabilidade de Sites
  16. Desenvolvedor(a) Back-end
  17. Gerente de Crescimento (Growth Manager)
  18. Executivo(a) de Contas de Grandes Contratos (Enterprise Account Executive)
  19. Gerente de Sustentabilidade
  20. Especialista em Experiência do Cliente
  21. Redator(a) SEO
  22. Analista de Sucesso do Cliente
  23. Coordenador(a) de Segurança da Informação
  24. Redator(a) com Foco em Experiência do Usuário (UX Writer)
  25. Analista de suporte de TI

As cidades que mais apareceram no ranking de oportunidades foram São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). A lista completa com as competências exigidas para cada um dos cargos, setores que mais contratam e os detalhes das cidades com mais contratações pode ser acessada aqui.

Formação gratuita no LinkedIn 

Com o objetivo de ajudar os profissionais no desenvolvimento profissional e encontrar novas oportunidades de trabalho, bem como adquirir as habilidades necessárias para as funções propostas pelas profissões em alta, a plataforma está oferecendo os seguintes cursos no LinkedIn Learning, disponíveis gratuitamente  até 15 de fevereiro de 2023: Liderança no Atendimento ao ClienteInglês Comercial: Como Dominar suas ApresentaçõesWindows 11: Formação BásicaEmpoderamento, Maturidade e Desempenho na Liderança 4.0Fundamentos da Análise de NegóciosQuarta Revolução Industrial: Novos Modelos de VendasMulheres na Liderança: Como Promover Líderes Inclusivas e InovadorasComo se Comunicar com Atitude e AutenticidadeDescubra o SQLFundamentos de Negociação

Por fim, para acompanhar o lançamento da lista, o LinkedIn conta com uma série de recomendações úteis para continuar ajudando no caminho profissional.

  • Desenvolva as competências certas: identifique as competências desejadas para cada cargo e aperfeiçoe-as com os cursos do LinkedIn Learning (ao clicar nas competências, você será direcionado a cursos relacionados).
  • Analise os fatores que você mais valoriza no trabalho: confira dados sobre a disponibilidade de vagas remotas, cidades com mais contratações e outras informações sobre cada cargo.
  • Defina metas: está avaliando a possibilidade de mudar de carreira? Veja outros insights sobre anos de experiência exigidos e os cargos ocupados anteriormente por profissionais em cada um dos empregos destacados. Assim, você poderá se antecipar a futuras possibilidades e definir metas.
  • Tome a iniciativa: confira vagas abertas para se candidatar e pessoas que você talvez conheça (conexões de 1º, 2º ou 3º grau) em cada cargo.
  • Aprofunde-se: Busque mais informações sobre os cargos que te interessam – desde a opinião de Top Voices na área até detalhes sobre o trabalho diário.

Metodologia 

Os pesquisadores do LinkedIn Economic Graph examinaram milhões de empregos iniciados por usuários do LinkedIn de 1º de janeiro de 2018 a 31 de julho de 2022 para calcular uma taxa de crescimento para cada cargo. Para fazer parte da lista, os cargos precisavam ter um crescimento consistente em nossa base de usuários, além de terem registrado um aumento significativo em 2022. Cargos idênticos com diferentes níveis de experiência foram agrupados e classificados em conjunto. Estágios, cargos de voluntariado, funções temporárias e funções de estudantes, assim como cargos em que a contratação era dominada por algumas poucas empresas em cada país, também foram excluídos.

Sobre o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 875 milhões de usuários, sendo deles 60 milhões de brasileiros. Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do mercado de trabalho.

Junte-se à maior rede profissional do mundo hoje: www.linkedin.com

Facebook:  https://www.facebook.com/linkedinbrasil

Twitter: https://twitter.com/linkedinbrasil

PraCarreiras e a mentoria de carreira

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!

Artigos Relacionados

Matérias mais lidas

Cadastre seus dados abaixo e minha equipe entrará em contato