Newa cita as cinco habilidades necessárias aos líderes do futuro

habilidades necessárias

Compromisso com a diversidade, escuta ativa e coerência são algumas das habilidades necessárias mais importantes no novo modelo das organizações.

Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão , da consultoria PwC, ouviu 25 indústrias, 40 países e 3 mil participantes. Os dados coletados apontam que 63% das lideranças empresariais em comparação com 42% dos empregados acreditam que suas organizações fornecem informações regularmente sobre diversidade e inclusão.

Somente 5% das organizações da pesquisa estão tendo sucesso nos programas relacionados ao tema.

É preciso falar sobre o novo papel das lideranças, tendo em vista que essa é uma exigência do ecossistema dos negócios e fundamental na resolução de problemas, principalmente no contexto atual de constantes transformações.

Pensando nisso, Carine Roos, CEO da Newa, empresa especializada na capacitação de líderes e colaboradores que transforma as organizações por meio da diversidade, inclusão e inovação, lista as cinco principais habilidades do líder do futuro.

Habilidades necessárias: 1 – Comprometimento

Não basta apenas reconhecer a importância da diversidade no mundo corporativo, é preciso que as lideranças firmem um compromisso ético com a inclusão. Isso será essencial para manter equipes mais engajadas, satisfeitas e que tragam melhores resultados.

Habilidades necessárias: 2 – Escuta Ativa

Um líder empático e com a habilidade de confortar sua equipe é mais capaz de manter o funcionário motivado a contribuir e resolver os problemas. “Essa característica mostra cuidado com o indivíduo por trás do funcionário, além da intenção genuína de estar presente, de se importar e de ter curiosidade no que ele fala.

E quando um colaborador de fato se sente ouvido, está muito mais disposto a ajudar os outros”, defende a CEO da Newa.

Habilidades necessárias: 3 – Vulnerabilidade

Outra habilidade de extrema importância é a vulnerabilidade, ou seja, aprender, reaprender e aprender novamente. É preciso entender que nem mesmo os líderes têm todas as respostas. Por isso, é importante trazer o time mais perto para contribuir e dar ideias, promovendo participação de todos.

Habilidades necessárias: 4 – Ser exemplo

Além de tudo, é essencial ter coerência e consistência, ou seja, agir conforme suas falas e dar o exemplo, independentemente da posição que ocupa na empresa. A competência em questão gera credibilidade e confiança. Essencial para gerar referência e norte para o momento que estamos vivendo.

Habilidades necessárias: 5 – Evolução

E, por fim, uma habilidade essencial é estar em constante aprendizado e interessado em aprender e ouvir as pessoas. “A evolução como ser humano vai além dos resultados empregados em uma empresa. É um compromisso com o seu autodesenvolvimento, para que essa pessoa seja, de fato, uma cidadã melhor”, completa Carine.

Habilidades necessárias: Sobre Carine Roos

Socióloga pela Universidade de Brasília e em Comunicação Social pelo Centro Universitário UniCEUB, Carine é especializada em Diversidade & Inclusão há 10 anos e certificada pelo Programa Executivo de Liderança Feminina da Columbia Business School.

A profissional já capacitou mais de 12 mil pessoas em vivências, seja pela Escola Elas, Upwit Consultoria ou pela MariaLab, e diversos outros movimentos que ajudou a fundar.

Além do seu trabalho com Diversidade & Inclusão, Carine também foi consultora de instituições voltadas à tecnologia, comunicação e Direitos Humanos, como o Comitê Gestor de Internet (CGI.br), a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a UNESCO, o UNICEF, o Ministério da Saúde entre outros. Atualmente é fundadora da Newa.

Habilidades necessárias: Sobre o Newa

Newa é uma empresa especializada na capacitação de líderes e colaboradores que transforma as organizações por meio da Diversidade, Inclusão e Inovação.

Carine Roos, profissional referência no assunto e fundadora da empresa, pretende apoiar outras instituições no desenvolvimento de lideranças que valorizem e respeitem a diversidade, promovam maior escuta ativa e sejam verdadeiras aliadas para impulsionar a diversidade e a inclusão nas organizações.

Ao aprofundar a mentalidade de diversidade dos líderes, a empresa engaja lideranças no tema para que a mudança e a transformação sejam efetivas e tragam valor à sociedade como um todo. Acesse somosnewa.com.br e saiba mais!

Leia também – Conheça 5 habilidades em alta para desenvolver ainda em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui