Segundo o autor do livro Líder Pronto para Tudo, o mundo dos negócios não tem mais espaço para o autoritarismo, pessoas inflexíveis e ambientes que só visam resultados.
Muito se fala sobre o perfil do novo líder em tempos atuais, e de como as empresas mais tradicionais estão sofrendo para desenvolver políticas para atrair e reter talentos.
Tendo em vista que os jovens estão cada vez mais interessados no “jeito startup” de levar a vida profissional, e a gestão tradicional, com chefe e subordinado é “cringe”, palavra que vem do inglês, “é vergonhoso” e recentemente, viralizou nas redes sociais, se tornando uma forma de dizer que certas atitudes não são modernas.
Novo modelo de gestão: O que conta o especialista
O especialista em empreendedorismo e liderança, Marcos Scaldelai, autor do livro recém-lançado, Líder Pronto para Tudo, Editora Gente, analisa que esse modelo de gestão com chefe, é coisa do passado ou pelo menos deveria ser.
“Chefe é aquele que olha para o time apenas como executores, ele não vê a capacidade de crescimento em seus colaboradores, é um perfil que gosta de mandar e ter o time para obedecer, não enxerga o engajamento como forma de crescimento, ele acha que todos têm que desenvolver a função por pura obrigação”.
O chefe sabe-tudo espera que a equipe obedeça rigorosamente as ordens, não permite a diversidade cognitiva, e tende a ser um dos perfis mais avessos à atualização e, portanto, à inovação, “esse perfil profissional é uma “vergonha alheia” e perdeu espaço no mundo dos negócios”, garante Scaldelai.
Novo modelo de gestão: A geração Z
Os jovens da geração Z procuram por flexibilidades das mais variadas, escritórios cool e, em muitos casos, remunerações e pacotes de benefícios diferenciados. Marcos explica que para atrair e reter os jovens talentos, as empresas devem inovar o modelo de gestão e apostar em líderes, que são aqueles que conseguem engajar seu time pelo exemplo, têm clareza do seu papel em contribuir para o desempenho de cada um, entendendo não só o desenvolvimento profissional, como o pessoal.
“Um líder se preocupa em fazer com que todos os colaboradores sejam motivados constantemente e se sintam parte do time, fazendo com que as decisões sejam tomadas com a participação e consentimento de todos, o que não significa que precisam estar em concordância, mas todos focados no mesmo desejo que é o sucesso da empresa”.
Novo modelo de gestão: O empreendedorismo e a liderança
Segundo o especialista em empreendedorismo e liderança, um líder de sucesso valoriza seu time, tem comprometimento, diversidade, preocupação socioambiental e qualidade de entrega, o profissional que reúne todas essas atitudes, consegue fazer com que juntas elas possam atingir os resultados em alta performance.
“Empresas que têm líderes são as que passam por todas as turbulências, que constroem times fortes, legado, e história. São empresas preparadas, que possuem uma visão ampla de onde querem chegar e consequentemente são as que se destacam no mundo dos negócios. Não seguir esse caminho é mostrar-se antiquado e desatualizado”.
Novo modelo de gestão: Sobre Marcos Scaldelai
Marcos Henrique Scaldelai é empresário, palestrante e autor de livros. Formado em Propaganda & Marketing pela ESPM e com MBA em Gestão de Negócios na USP, passou com destaque por grandes companhias, como Nielsen, General Mills, Bertin e Bombril, onde foi presidente aos 36 anos. Atualmente é presidente do maior Grupo de Líderes Empresariais do Noroeste Paulista, com mais de 123 empresas filiadas que, juntas, faturam mais de R﹩ 28 bilhões.
Criou a SCALDELAI Projetos de Crescimento, onde atua como gerador de Oportunidades em Marketing e Vendas para Pequenas e Médias empresas. É palestrante, especialista em atitudes de liderança e empreendedorismo.
É autor dos best-sellers Você pode mais! 99,9% não é 100% (Ed. Gente); Vendedor Falcão (Ed. Planeta do Brasil); Indispensável, Imbatível e Invencível (Ed.Gente) e o mais recente Líder Pronto Para Tudo (Ed. Gente).
Para mais informações sobre Marcos Scaldelai:
Leia também – Resiliência e adaptação são características fundamentais aos profissionais pós-pandemia, afirma Baker Tilly.
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.
Matérias Relacionadas:
Mulheres e vendas: apesar de barreiras, profissionais do sexo feminino podem alcançar resultados mel...
Qual a importância da liderança no processo de transformação digital?
Curso de inglês grátis: rede de idiomas oferece 10 mil bolsas
Conheça o movimento boomerang e por que ele é cada vez mais comum
Como será o profissional do futuro?
Conheça 5 termos em inglês que o mercado corporativo adora usar
Mais da metade dos executivos brasileiros indicam preocupação com seus líderes
Mulheres na carreira tech são tema do evento Elas por Elas