O que é multitarefa? Isso pode estar acabando com a sua produtividade

o que é multitarefa

Hoje vamos falar sobre o que é multitarefa e o quanto essa característica está ultrapassada no mercado de trabalho. Você já se viu como o tipo de pessoa que gosta de fazer várias coisas ao mesmo tempo? Escrever um relatório enquanto termina outro, fazer uma reunião enquanto finaliza um projeto… Até mesmo quando o assunto é a sua vida pessoal, ser multitarefas parecia uma habilidade muito bem cotada no mundo profissional. Isso, no entanto, mudou. Acredite, hoje em dia o que é mais valioso são profissionais que sabem executar bem uma única tarefa por vez. 

Chamado de monotarefa, esse novo jeito de lidar com as tarefas no dia a dia tem questionado um jeito de trabalhar que valoriza o “estou ocupado demais”, mas não necessariamente é produtivo de verdade. 

Segundo Sandro Lucas, especialista em gestão e liderança, explica que, de fato, essa visão multitarefa do mundo mudou. “Ser multitarefas não significa ser produtivo. Ser produtivo significa ter uma agenda bem delineada e segui-la”, explica ao PraCarreiras

De multitarefas para monotarefa: como se organizar? 

Fala-se muito em organização, principalmente com o crescimento do home office. Mas uma coisa é fato: é difícil manter uma agenda organizada quando se faz tanta coisa ao mesmo tempo. A ideia, segundo Sandro, é justamente ter uma agenda bem delineada para tornar a vida monotarefa possível. 

“Ao longo do dia precisamos realizar muitas tarefas, mas é preciso fazer uma tarefa de cada vez, concentrando-se nesta de modo a executá-la da melhor forma possível e o mais rápido possível”, explica. E isso só pode acontecer quando a sua organização colabora com a execução de uma tarefa por vez – isso significa nada de dias abarrotados e mais trabalho do que você consegue comportar em um dia. 

O resultado, de acordo com o profissional, é uma expansão de tudo o que você faz. Colocando o seu foco completo em uma única tarefa, fica mais fácil executá-la, de forma mais bem feita e, claro, trazendo bons feedbacks e resultados. 

Outro ponto importante para que isso aconteça é seguir o que tem na agenda. Montá-la de uma forma que você saiba como priorizar as tarefas mais importantes do dia, usando de recursos de gestão de tempo e as ferramentas com as quais você mais se adapta, é essencial para manter uma rotina monotarefa que funcione de verdade. 

Para isso – você adivinhou -, é preciso eliminar as distrações. Uma boa ideia é dividir o seu tempo conforme a necessidade da tarefa e abrir espaço para descansos e respiros. Em um mundo tão cheio de distrações, isso parece impossível, mas usar o tempo como uma ferramenta de foco – por exemplo, “vou passar os próximos 30 minutos focado apenas nessa tarefa”-, pode ser uma boa maneira de contorná-las. 

“É preciso retomar o foco, a disciplina”, explica Sandro. “E disciplina significa fazer o que precisa ser feito mesmo quando não há vontade. O mundo que vivemos hoje proporciona muitas distrações, mas é nesse caso que você precisa usar sua disciplina e, assim, poder executar aquilo que precisa ser feito naquele momento que você planejou no dia anterior, no mês anterior, ou mesmo no ano anterior.”

Como aprender a ser mais produtivo?

Agora que você já entendeu o que é multitarefa e o quanto isso prejudica a sua produtividade, está na hora de desenvolver sua gestão do tempo.

Se você precisa de ajuda para começar uma rotina monotarefa, vale a pena começar prestando atenção em como você divide os seus dias. Para isso, você pode, inclusive, fazer o nosso curso de Gestão de Tempo na Prática, e aprender como ser mais produtivo, ter tempo livre e priorizar as suas tarefas ao longo dos dias, semanas, meses e anos

pub-2012670429573875