Como não procrastinar: 4 dicas matadoras

como não procrastinar
businessman hand stop dominoes continuous toppled or risk with copyspace

Com rotinas pesadas, recheadas de tarefas de todos os tipos, saber como não procrastinar faz muita diferença para a sua produtividade e qualidade de vida. A grande dificuldade da maioria das pessoas é começar muitas tarefas, mas acabar não concluindo nada. É o que chamamos de ter muita iniciativa e pouca acabativa, que é um prato cheio para procrastinação.

O treinador comportamental e empresário, Sandro Lucas nos passou quatro dicas para parar de procrastinar agora mesmo.

 

1. Como não procrastinar: clareza nas tarefas

Um dos pontos mais importantes para parar de procrastinar é saber exatamente quais são suas tarefas. Esse é um erro comum na produtividade e gestão do tempo. Muitas pessoas se perdem em diversas tarefas que se comprometem, mas não sabem exatamente quais são as prioridades, por exemplo.

Para Sandro Lucas “Quando você tem clareza nas tarefas fica muito mais fácil. Tem uma frase que eu uso muito, que quem me acompanha sabe, eu sempre digo que quanto mais claro, mas rápido”.

Viver sem clareza é viver sem direção, explica o palestrante.

“Imagina que teu cérebro é um taxista, você está na Oxford street na Inglaterra, você entra no táxi e o taxista pergunta: para aonde vamos senhor? E você responde: vamos para frente, você vai chegar em algum lugar, vai. Passam alguns quilômetros e o taxista pergunta mais uma vez, para aonde vamos senhor? E você responde: vamos em frente siga a jornada. Depois de muitos quilômetros o taxista informa que a gasolina está acabando, este é o final da vida e você irá parar, mas provavelmente não no lugar que você imaginava. Por isso você precisa ser claro nas suas tarefas”, explica Sandro.

Organização é fundamental

 

Para saber como parar de procrastinar, lembre-se que a organização é essencial. As tarefas precisam ter data, hora e prazo.

Segundo o especialista, o ideal é ter um planejamento mensal. “Uma agenda mensal é a ideal, a semanal é boa, e a diária feita no dia anterior é satisfatória”.

A grande realidade é que as pessoas não possuem agenda, por isso elas não conseguem vencer a procrastinação, elas estão sempre pulando de tarefa em tarefa.

 

2. Como não procrastinar: divida em tarefas menores

E a explicação para isso está no cérebro. Todas às vezes que o cérebro se depara com uma situação complexa ou difícil, ele tende a não querer realizar essa tarefa. Isso se chama dissociação cognitiva.

O cérebro gosta de rotina e hábito, então, tudo que você faz sempre parece ser uma tarefa fácil e por isso não costumamos procrastinas. É o caso de escovar os dentes ou tomar banho, por exemplo. Como são atividades habituais, não tendemos a procrastinas.

Porém, quando tentamos inserir uma atividade nova no cérebro, ela se parece complexa e nossa mente tende a evitá-la até para poupar energia. Uma maneira de driblar isso é dividir em tarefas pequenas.

Por exemplo, em vez de ter a tarefa “começar a fazer um TCC”, você pode dividi-la em “fazer o sumário do meu TCC”. O seu cérebro entende aquilo como algo fácil e isso evita a procrastinação.

 

3. Como não procrastinar: elimine distrações

 

“O que eu observo é que muitas pessoas não têm resultados porque elas se distraem com qualquer coisa. E é bem verdade que para ter resultado é preciso eliminar as distrações. É impossível vencer a procrastinação distraída. As pessoas que vencem a procrastinação são pessoas que eliminam as distrações”.

Quando vamos iniciar uma tarefa nova, nosso cérebro sempre terá um pouco de resistência, por todos os motivos que listamos acima. Por isso, é importante que você evite tudo que pode distrair sua mente para não acabar procrastinando.

O primeiro passo é prestar atenção no espaço físico: deixe sua mesa organizada. Faça a mesma coisa com a sua mente, procure evitar pensamentos que podem atrapalhar a execução da sua tarefa. A organização diminui o estresse e auxilia na motivação.

Outras dicas para parar de procrastinar por causa da distração é deixar o celular no modo avião, fechar as diversas abas do seu navegador, ouvir uma música relaxante e procurar um ambiente tranquilo.

 

Reflita sobre o que distrai sua mente

 

Para o treinador comportamental, é importante refletir sobre o que de fato distrai a sua mente na hora de realizar uma tarefa.

“O que está te distraindo? Quais são as distrações que tem feito você procrastinar? O que tem feito você não alcançar os resultados? Por exemplo: tem pessoas que estão lendo um livro mais deixam o celular no lado, com as notificações ligadas. É claro que ele não vai conseguir ler o livro, porque logo o celular vai começar a chamar com suas notificações e a pessoa para de ler o livro e vai para o celular, e acaba indo parar em outro aplicativo, vai para o whatsapp, vai para o instagram, vai para o youtube e quando percebeu não conseguiu ler o livro”, diz o especialista. A dica do Sandro, é colocar em uma folha todas as suas distrações escritas em um papel e evitá-las.

E quando as distrações são as outras tarefas que temos que realizar? A dica aqui é ter sempre um bloco e uma caneta. Lembrou de uma tarefa? Pause por uns instantes a sua tarefa atual, escreva o que você lembrou, e retome ao que estava fazendo. Isso acalma o nosso cérebro.

 

4. Como não procrastinar: celebre cada conquista

 

Comemorar nos faz sentir importantes, e esse é o principal gatilho para liberar endorfinas no cérebro, um hormônio da felicidade e bem estar. Quando não celebramos a tendência é dar um foco maior para os fracassos, o que provoca mais procrastinação.

“O cérebro entende que fracasso é algo doloroso e o cérebro não quer ter fracasso, por isso vive adiando as tarefas”, ressalta Sandro.

Mas quando você começa a celebrar cada pequena conquista, mesmo a realização de tarefas pequenas, o cérebro gera dopamina, ou seja, você fica feliz, e tem energia. Pesquisam associam a baixa dopamina com a dificuldade de trabalhar com um propósito.

“Toda vez que finalizar as tarefas que se comprometeu, se presentei com tempo dedicado a algo que sinta vontade, o que chamamos de TC — tempo conquistado, afinal, quem realiza a tarefa merece celebrar o momento”.

 

Dica extra para parar de procrastinar

Até aqui você aprendeu várias estratégias de como não procrastinar e se tornar um realizador.

Se você quiser mais detalhes e dicas práticas para isso, conheça nosso curso Gestão do Tempo na Prática, em que ensinamos diversas formas de parar de procrastinar e ser mais produtivo na vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui