O que é ser líder? Como a liderança pode ajudar na sua carreira

o que é ser líder

Para você, o que é ser líder? Com certeza, a ideia relativa a esse termo mudou muito ao longo do tempo. Liderança hoje não tem o mesmo significado que tinha há 50 anos.

Mas, adaptado aos dias de hoje, o conceito pode fazer muito pela sua carreira. E, acredite, isso não é algo com o qual você precisa nascer. Na verdade, é possível desenvolver a liderança e começar a olhar para o seu trabalho com uma cabeça mais aberta.

Conversamos com a master coach Elen Vivanco para entender melhor como essa mentalidade pode fazer parte do seu dia a dia e de que forma ela vai ajudar você a crescer na carreira.

O que é ser líder?

Antes de falarmos qualquer coisa sobre o tema, é importante começarmos pelo básico: vamos alinhar o que significa ser líder nos dias de hoje. “Vai muito além de um cargo, está relacionado a atitudes, é liderar pelo exemplo e deixar o seu legado”, explica a coach.

Ou seja, mesmo que você não tenha um cargo de liderança, você pode adotar uma postura de líder. Como isso funciona? Pensando não mais verticalmente, mas horizontalmente. O momento é de colaboração, portanto, olhe para todas as pessoas do seu time como líderes em potencial.

A ideia é acrescentar, e não subtrair. Quanto mais as pessoas estiverem trabalhando com clareza em busca de um mesmo objetivo, melhor.

É aqui que ser um líder e ter cabeça de dono se encontram. Afinal, se você vestir a camisa da empresa e abraçar o objetivo dela como seu você já vai estar fazendo isso.

Portanto, trabalhe com a mente aberta para saber como você pode ser útil na conquista desse objetivo.

E, o melhor, essas posturas não são exclusivas de algumas pessoas. “Considerando que liderança é uma competência que se desenvolve, qualquer pessoa pode tornar-se um líder”, diz Elen. O que não significa, no entanto, que todas as pessoas que são líderes hoje estão preparadas para tal.

Como ser um bom líder?

Agora, a parte prática. Afinal, como você pode ser um bom líder, independentemente do seu cargo na empresa? Um ponto de partida é conhecer as pessoas com quem você trabalha. O que elas já têm fortalecido e os seus pontos fracos, que podem ser trabalhados em conjunto.

“Quando cada membro cresce, o time como um todo também cresce, por consequência, atingem resultados extraordinários”, explica Elen. O papel do líder, nesse caso, é de direcionar as tarefas segundo as potencialidades de cada membro da equipe. Com isso, a equipe pode traçar um plano de melhoria a longo prazo.

Mas, vale o lembrete. Mesmo que você não cuide de outras pessoas, pode começar a prestar mais atenção nos que estão ao seu redor. Pensar nos pontos positivos e negativos de cada um (incluindo você mesmo) e se colocar disponível para ajudar no que você sabe fazer bem, mas os outros ainda não têm segurança o suficiente para fazer, e vice-versa.

A partir daí, você pode começar a criar uma visão macro da empresa, do que ela faz e como você pode ajudá-la a chegar lá mais rápido. O líder é aquele que mantém o foco no objetivo da empresa e entende como a equipe pode ser utilizada para que isso aconteça.

Aliás, a melhor maneira de desenvolver habilidades de liderança é através do autoconhecimento. Olhando para si mesmo, você começa a entender o que são pontos positivos e negativos. Começa a pensar em estratégias para melhorar o que for preciso e evidenciar o que você já faz bem.

Demanda empenho

“O segundo passo é a auto-responsabilidade, entender que você é o dono de sua carreira e deve ir em busca de seu desenvolvimento pessoal/profissional”, diz a coach. Isso significa que o seu crescimento profissional depende apenas e exclusivamente de você mesmo e não dos outros. E a melhor maneira de crescer é aprendendo sobre si mesmo. Com osso, você amplia a sua visão de trabalho para uma que envolva a sua equipe como um todo e buscando sempre melhorar.

Existe líder ruim?

Você já deve ter visto por aí relatos de chefes abusivos e de pessoas que tiveram experiências ruins com lideranças tóxicas no ambiente de trabalho. Infelizmente, isso acontece quando o líder em questão não tem a postura que comentamos acima.

O principal é que essas influências negativas no âmbito profissional refletem não só na vida do líder em si, como de toda a empresa. Por isso, é fácil perceber quando uma liderança ruim está em curso e quais são as atitudes que levam a isso. Aqui, o seu trabalho é de observação e aprendizado, para não repetir esses comportamentos nocivos no futuro.

“Os líderes tóxicos adoecem suas equipes, desencadeiam o absenteísmo e grandes talentos acabam pedindo demissão ou sendo demitidos. Causam também impacto direto na performance. Pessoas doentes e infelizes produzem menos, faltam mais e por consequência o resultado cai”, explica Elen.

Você já pensou em ser um líder, qualquer que seja o seu cargo? O que mudaria no seu dia a dia, se você adotasse essa postura? Criamos um tópico para conversarmos sobre o assunto no nosso grupo do LinkedIn, e você pode fazer parte da discussão também!