6 passos para praticar a meditação mindfulness

Meditação mindfulness

Autores do livro meditação Mindfulness para profissionais de educação: práticas para o bem-estar no trabalho e na vida pessoal destacam a importância do exercício para a obtenção e manutenção da qualidade de vida

Muitas áreas foram diretamente impactadas pela pandemia da Covid-19, entre elas a educação. Apesar do crescimento do ensino a distância no Brasil muitas escolas e instituições ainda funcionam 100% presencialmente, o que acabou demandando que professores de todo o país precisassem se adaptar a mais uma nova realidade, as aulas virtuais.
O método mindfulness é a prática de manter um estado de consciência aumentada, livre de julgamentos, dos seus pensamentos, emoções e experiências no presente.

Meditação Mindfulness: como esse método ajuda

Desta maneira sensações como stress, frustração e ansiedade não são mais geradas por enfrentar o trânsito, salas de aula ou inúmeras reuniões, mas pelo contato com a dor, o sofrimento e no caso dos professores, pela necessidade de adaptação imediata.

Pensando nisso, os autores do livro Mindfulness para profissionais de educação: práticas para o bem-estar no trabalho e na vida pessoal, publicado pela Editora Senac São Paulo, listaram algumas dicas para a prática das técnicas e dos programas mindfulness no campo da educação.

Meditação Mindfulness: no dia a dia

Os autores destacam que a arte de meditar e a prática da meditação mindfulness, “atenção plena” ou “consciência plena”, devem ser parte fundamental da vida cotidiana.
Marcelo Demarzo explica “Temos a convicção, com base em nossa prática pessoal e profissional, e na ampla evidência científica, de que tal prática nos permite cultivar habilidades socioemocionais imprescindíveis

Tanto para a obtenção e a manutenção da qualidade de vida diante de tantas adversidades e ameaças, internas e externas, do mundo contemporâneo como a pandemia que estamos vivendo, bem como para podermos saborear os infinitos momentos de felicidade genuína em nossas vidas”.

Segundo os autores, o distanciamento social gera algum grau de ansiedade, frustação, medo e tristeza, com mudanças consideráveis no dia a dia. Para combater isso, um dos exercícios fundamentais na prática, é a respiração.

Meditação Mindfulness: confira abaixo o passo a passo

Atenção plena na respiração:

1º passo: A partir de agora, comece a se conectar com a sua respiração, observando como o ar entra e sai de seu corpo. Você pode observar como seu abdome e o tórax se movem à medida que você respira. Caso queira, se for útil para você, você pode colocar uma mão no abdome, e outra, no tórax, para senti-los subir e descer;

2º passo: Quais sensações você nota conforme inspira e expira? Você consegue perceber alguma pausa entre uma respiração e outra?

3º passo: Não tente controlar ou mudar nada, apenas deixe que a sua respiração ocorra natural e livremente;

4º passo: Permaneça assim por alguns instantes;

5º passo: Quando estiver pronto, na próxima expiração, leve sai atenção para o corpo todo. Veja se consegue experimentar, eventualmente, uma sensação de plenitude e mantenha a consciência em tudo o que está sentindo conforme o ar entra e sai de seu corpo;

6º passo: Permaneça assim por mais alguns instantes.

“Portanto, mesmo sob efeito do estresse crônico, a ansiedade e os desafios que estamos enfrentando com a pandemia, poderemos ser mais conscientes e assertivos, estendendo nosso autocuidado às outras pessoas de nosso entorno e de todo o mundo, cultivando nossas ferramentas internas de sabedoria frente aos desafios do mundo atual”, conclui Marcelo.

Ficha técnica do livro Mindfulness:

Mindfulness para profissionais de educação: práticas para o bem-estar no trabalho e na vida pessoal
Autores: Alex Terzi, Daniela Rodrigues de Oliveira, Javier Garcia Campayo e Marcelo Demarzo
Editora: Editora Senac São Paulo
Páginas: 272
Preço: R﹩ 43,40
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