“A primeira impressão é a que fica”. Nós estamos acostumados a ouvir esta frase em diversos momentos da nossa vida, mas especialmente quando estamos prestes a fazer uma entrevista para uma nova empresa.
Como empresa, estamos o tempo todo lidando com as primeiras impressões, queremos montar uma experiência fantástica dentro da jornada do colaborador, para que todos os momentos sejam incríveis. Queremos conquistar nossos novos colaboradores desde o primeiro dia e, para isso, um Processo Seletivo e Onboarding que traduzam os valores da empresa são as verdadeiras chaves para uma “Experiência Disney”.
Novo colaborador: No processo seletivo
Durante o processo seletivo, o candidato já consegue perceber qual o tom de voz da empresa e quais as suas expectativas, além de ter uma pequena noção de como as coisas funcionam lá dentro.
Novo colaborador: O onboarding
Este é o papel do onboarding na Clicksign: mostrar que sim, tudo o que nós falamos e tudo o que os colaboradores postam nas suas redes sociais é verdade, que realmente estamos preocupados com a pessoa, e não com o cargo que ela vai ocupar.
É possível mostrar isso de algumas formas. Primeiramente, ao montar a sua jornada de onboarding, é importante levar em consideração o momento em que o candidato se encontra: é muito legal entrar em uma empresa nova, mas também há sempre uma grande mistura de sentimentos.
Novo colaborador: Na simplicidade
Pensando nisso, é como dizem: “a genialidade está no simples”. É importante disponibilizar todas as informações que o novo colaborador vai precisar em uma plataforma única e centralizada. Não queremos que nosso novo membro perca tempo procurando os materiais que precisa estudar, mas sim, que ele se empenhe em conhecer os outros membros da equipe e em entender a nossa cultura e o modo que funcionamos.
Por isso, dividimos os conteúdos em momentos síncronos e assíncronos, com vídeos, textos e reuniões com a equipe. Assim, nosso novo membro sempre estará preparado para conversar com novas pessoas, não vai se sentir perdido e vai poder rever este conteúdo sempre que sentir necessidade.
Além disso, o contato humano é extremamente importante. O cuidado e hospitalidade que temos com quem entra, não é limitado ao RH e aos gestores. Tudo isso faz parte da nossa cultura e é cascateado por toda a empresa, demonstrado seja por reuniões com um buddy da área (um padrinho que acolhe e acompanha o colaborador em seu onboarding na empresa), seja através de mensagens de boas vindas em nossos grandes canais de comunicação.
Novo colaborador: A expectativa
Ao final dessas primeiras semanas, a expectativa é a pessoa perceber que o match que elas deram não era só uma paixão momentânea, mas o início de uma relação verdadeira e sustentável. Afinal, é tudo sobre os nossos valores. Se falamos que Trust é a nossa essência, a pessoa precisa sentir, desde o início, que nós confiamos nela, precisa sentir que há autonomia até na forma com que ela lida com as tarefas do Onboarding.
Qual o resultado de tudo isso? Como ouvimos de uma nova Clicksigner: “Nesse início, onboarding pareceu como um abraço na gente. Apesar de estarmos fisicamente distantes, estamos todos muito próximos, já me senti mais acolhida e motivada a aprender e estudar”. E sinceramente, nada é tão gostoso quanto ver o sorriso estampado no rosto de nossos colaboradores.
Novo colaborador: Sobre Andrea Zitune
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