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Maioria dos candidatos gostaria de se sentir acolhido em relação às empresas durante os processos seletivos

Pesquisa da VAGAS.com revela ainda maior interação por parte das empresas com os participantes durante o processo de recrutamento e seleção.

A maioria dos candidatos gostaria de se sentir acolhido em relação às empresas ao longo dos processos seletivos. É o que revela levantamento realizado pela VAGAS.com, empresa de soluções tecnológicas para recrutamento e seleção. De acordo com a pesquisa, 42% dos respondentes apontam “ser acolhido(a)” como a principal expectativa. Outros sentimentos indicados foram “ser compreendido(a)” (20%) e “ser apoiado(a)” (12%).

Os processos seletivos: Os dados

“Os dados evidenciados na pesquisa corroboram com a tendência dos RHs adotarem feedbacks, retornos ao final de cada fase do processo. Para isso, é fundamental que as empresas garantam transparência e clareza ao longo das etapas, visando tornar a jornada de contratação mais empática e inclusiva possível”, avalia Leonardo Vicente, especialista em Marketing da VAGAS.com

O estudo “Experiência do Candidato” foi realizado em julho deste ano, por e-mail, com 10.172 candidatos e 166 empresas. O objetivo da pesquisa era entender os principais anseios e expectativas, tanto de candidatos como RHs em todo o processo seletivo.

O levantamento revela ainda que metade dos candidatos respondentes, se pudessem escolher um único ponto a ser melhorado nos processos seletivos, escolheria melhorar o “retorno aos candidatos e candidatas”. Outros 16% optariam por aperfeiçoar a “visibilidade das fases no processo seletivo”.

Os processos seletivos: Um outro dado

Outro dado que chama atenção no estudo é sobre quais palavras os candidatos usariam para descrever o “processo seletivo dos seus sonhos”. Metade dos respondentes indicou “Orientação”, com a expectativa de que o RH comunicasse o avanço nas etapas do processo seletivo, além de dar um retorno com orientações sobre os pontos que o prejudicaram ou favoreceram na seleção.

Já para 30% dos profissionais seria “Transparência”, com a intenção de saber o máximo de informações e detalhes possível sobre sua participação no processo seletivo. Outros 17% sugeriram “Acolhimento”, na expectativa que o RH das empresas demonstrasse maior empatia ao longo do processo, compreendendo o cenário de quem está buscando emprego

“O fornecimento de feedbacks e uma comunicação clara continuam entre os principais anseios dos candidatos durante o processo de R&S”, diz Vicente. “O levantamento também comprovou que há entendimento por parte das empresas quanto à necessidade de cuidar de cada interação com os candidatos”, completa.

Os processos seletivos: RHs buscam aumentar a interação com os candidatos durante o processo

O estudo também procurou mostrar a visão dos RHs sobre a Experiência dos Candidatos. De acordo com as empresas respondentes, as frases que melhor definiriam essa vivência seriam “conseguir humanizar as trocas e interações com candidatos ao longo do processo seletivo” (68%) e “cuidar de cada interação entre empresa e profissional que existe ao longo de um processo seletivo” (60%).

Para 97% das empresas, tornar os processos seletivos mais humanizados é considerado muito importante ou importante. Em outro aspecto, 98% delas concordam plenamente ou parcialmente com a afirmação de que “uma boa experiência dos candidatos é fundamental para a marca empregadora”.

Considerando ainda o cenário da pandemia, muitas empresas acabaram repensando a experiência de seus candidatos. 82% afirmaram ter mudado muitas etapas ou algumas etapas por conta da situação pandêmica.

“Pensando no pós-pandemia, acredito que as empresas continuarão adotando mudanças de comportamento no recrutamento e seleção de profissionais, buscando estratégias, como soluções tecnológicas, para ajudar na atração de talentos, tornando os processos mais eficientes. Com o auxílio da tecnologia, ao final de cada fase, o recrutador pode configurar mensagens automáticas engajadoras, via e-mail e ou aplicativos, proporcionando uma experiência mais positiva e transparente”, conclui o especialista.

Os processos seletivos: Sobre a VAGAS.com

A VAGAS.com é uma empresa de tecnologia que tem o propósito de contribuir para um mundo em que empresas escolhem melhor as pessoas e pessoas escolhem melhor as empresas. Oferecemos soluções como o VAGAS for business para apoiar empresas em seus processos de contratação, e o VAGAS.com.br para pessoas que buscam vagas de emprego gratuitamente.

Acreditamos na necessidade de se adaptar ao mundo que está emergindo, em que as pessoas buscam cada vez mais colaboração, flexibilidade e significado no seu trabalho. Somos mais de 140 pessoas e nenhum chefe. Trabalhamos sem metas financeiras e encaramos o lucro como consequência, não como fim.

Criamos nossa própria metodologia de gestão e avaliamos nossas vitórias e nossos aprendizados em conjunto. Somos diferentes em vários sentidos, e é bem provável que esse seja nosso grande fator de sucesso.

Os processos seletivos: Números que nos deixam orgulhosos!

Nossos números mostram mais do que uma posição de Mercado. Eles nos trazem uma dimensão do impacto positivo do nosso trabalho no dia a dia de milhares de empresas e na vida de milhões de pessoas.

+2000 empresas que utilizam nossa plataforma de recrutamento e seleção

+800 mil visitas diárias em nosso site de carreiras

+70 das 100 maiores empresas do País dentre os clientes

+19 milhões de currículos cadastrados em nossa base

+150 mil vagas conduzidas em nossa plataforma de recrutamento e seleção em um ano

+10 milhões de candidaturas por mês por meio do VAGAS.com.br.

Leia também –  Currículo ideal: como escolher seu tipo?

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

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