Inteligência coletiva ganha destaque em empresas de sucesso

Inteligência coletiva

O mercado, no geral, nunca esteve tão competitivo e acessível como na atualidade.

Isso significa dizer também que são os detalhes, os diferenciais, que fazem com que uma empresa se torne bem-sucedida e que outra não consiga evoluir nesta nova dinâmica de conhecimentos aplicados ao dia a dia.

Um fator que tem se mostrado cada dia mais importante neste cenário é a inteligência coletiva dos colaboradores de uma empresa. Como o próprio nome já sugere, trata-se de toda forma de pensar e compartilhar os seus conhecimentos com os demais pertencentes ao mesmo grupo.

Inteligência coletiva: O conhecimento

Considerando ainda que todo ser humano tem algum conhecimento, mas que nenhum ser humano possui todo o conhecimento, fica fácil entender por que esta prática é fundamental dentro de qualquer empresa.

Sim, nunca foi tão necessário somar para compartilhar e crescer. O filósofo e sociólogo francês Pierre Lévy é o principal responsável pela construção e disseminação deste conceito. Segundo ele, a inteligência coletiva é o conjunto de saberes compartilhados pela memória, pela percepção e pela imaginação, resultando na aprendizagem coletiva e na troca de conhecimentos.

Como aplicar a inteligência coletiva na empresa:

● Valorize as capacidades individuais e estimule o compartilhamento de suas habilidades com os demais, de forma que a troca de conhecimentos se torne uma prática comum na empresa;

● Promova com frequência debates saudáveis sobre os mais diversos temas. Por inteligência, não se entende apenas o conhecimento científico, mas tudo aquilo que, de alguma maneira, pode ser útil e promover mudanças na vida em sociedade.

● Um líder vai precisar ter humildade e assumir a sua vulnerabilidade para ajudar as pessoas a construírem soluções em conjunto.

● O aprendizado contínuo é a palavra-chave para o profissional em qualquer ponto da carreira e em qualquer lugar que ele ocupe nesse novo ecossistema de trabalho que está sendo construído.

● Quanto mais igualitária for a participação de todos os membros, maior vai ser a inteligência coletiva do grupo. Isso quer dizer que se apenas uma ou duas pessoas tomarem a frente das discussões, os resultados do seu negócio tendem a não ser tão bons.
Inteligência coletiva: O engajamento

Não à toa o engajamento dos profissionais com a empresa e com a própria equipe tem se tornado cada vez mais discutido e valorizado nas empresas da atualidade. Porque é quando esses profissionais se conectam e se sentem parte do todo que um negócio ganha força internamente para enfrentar qualquer dificuldade e/ou barreira do mercado. Pense nisso.

Benito Pedro Vieira Santos – CEO da Avante Assessoria Empresarial (https://www.avanteadm.com.br/) – Vice-presidente do Grupo Alliance (https://www.grupoalliance.com.br), especialista em Reestruturação de Empresas.

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

O PraCarreiras é atualizado diariamente

Você sabia que no Pracarreiras você consegue acompanhar notícias como as de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto com mais detalhes sobre o processo seletivo, os requisitos das vagas e a experiência de quem consegue uma oportunidade.

Para acompanhar, basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui