Início Mercado de Trabalho Quatro dicas fundamentais para uma carreira de sucesso

Quatro dicas fundamentais para uma carreira de sucesso

uma carreira de sucesso

Veja os quatro pilares para uma carreira de sucesso.

As dicas são de Rogerio Bragherolli, especialista em empregabilidade e criador de Saindo da Média, metodologia que auxilia os profissionais na conquista de um emprego e ascensão no mercado de trabalho

Para sair da média e se tornar um profissional diferenciado, existem quatro fatores muito importantes que são a base do sucesso no mercado de trabalho: Disciplina, Método, Planejamento e Estratégia.
O Rogerio Bragherolli, especialista em capital humano e referência em empregabilidade no Brasil, aponta a importância de cada uma e como se aperfeiçoar para tê-las como qualificações profissionais.

Uma carreira de sucesso: Disciplina 

Para que serve? para poder traçar metas e colocá-las em prática sem se perder no meio do caminho. Pessoas sem disciplina geralmente começam tudo e não terminam nada. “Por exemplo, conheço muita gente que já começou a estudar inglês e nunca conseguiu terminar.

Para aprender uma língua é preciso pelo horas de ensino de forma seguida. Se não houver esse comprometimento, dificilmente atingirá o nível desejado”, ressalta Rogerio Bragherolli, especialista em empregabilidade. Uma pessoa disciplinada deve ter persistência, determinação e foco para alcançar seus resultados.

Uma carreira de sucesso: Método

Se trata de um procedimento que facilite o alcance dos objetivos. Consiste em utilizar um processo lógico e organizado, que seja sistemático e viável. “É claro que o método sem disciplina não funciona. E a disciplina sem o método faz o caminho mais difícil”, explica Bragherolli, criador da metodologia de empregabilidade Saindo da Média.

Uma carreira de sucesso: Planejamento

É a base de qualquer trajetória de sucesso. Uma ferramenta que ajuda a eliminar ou reavaliar ações não otimizadas, criando um plano racional e mais preciso para o alcance dos objetivos.
No processo de planejamento é possível perceber e entender a realidade com uma avaliação do passado e do presente, a fim de traçar os possíveis caminhos para o futuro (metas). “Na verdade, planejamento é uma tentativa racional de criar o próprio futuro. E não precisa ser nada complexo, pode começar de maneira simples, colocando algumas ideias no papel”, enfatiza Bragherolli.
Além disso, o especialista ressalta que planejar não significa que tudo dará certo, corrigi-lo ou adaptá-lo no meio do caminho faz parte e, inclusive, pode ser benéfico. O plano deve ser cíclico, permanente e contínuo, ou seja, os ciclos se completam e recomeçam. Por isso, precisa ser revisto constantemente.

Uma carreira de sucesso: Estratégia

Como transformar em realidade tudo que se planeja? Como se usa a disciplina e o método a favor da profissão? Executar uma estratégia é transformar o pensamento em realidade, em valor.

“Mas, como pensar de forma estratégica? Algumas dicas são: alavanque a capacidade de análise; melhore o conhecimento geral; tenha calma nas avaliações; tolere os próprios erros e aprenda com eles; dialogue com outras pessoas e mude o caminho quando necessário. Já vi muita gente apegada a detalhes e que se perdeu na estratégia, no alcance do objetivo final”, comenta Bragherolli.

O especialista ressalta que, além desses pilares o profissional precisa sempre se atualizar para estar a frente e conquistar uma trajetória de sucesso, se tornando referência no ambiente corporativo em que atua.

Uma carreira de sucesso: Sobre Rogerio Bragherolli

Tem know-how de 35 anos em cargos de liderança no mercado corporativo, atuou nos últimos anos como diretor sênior e vice-presidente de RH em multinacionais e tornou-se uma notoriedade em estratégias relacionadas a employee experience, gestão de pessoas e carreiras.

Em sua trajetória, contabiliza mais de 2 mil entrevistados dos mais diversos perfis e para diferentes cargos de atuação. Desenvolveu duas metodologias de empregabilidade: Saindo da Média e Employee Experience Plus.

Bragherolli é formado em Engenharia Mecânica pela FEI, Economia pela FEA-USP, fez MBA em RH na FGV, especialização em Marketing na Insead – França. Além de ser professor de MBA e ter sido membro do Comitê Global de RH de uma das maiores multinacionais de serviços do mundo.

Instagram, Facebook e Linkedin: @rogeriobragherolli

Leia também – Você está preparado para as tendências de carreira?

Acompanha a gente no Instagram: https://www.instagram.com/pracarreiras/

Conheça todas as soluções do PraCarreiras: https://carolinaokubo.pracarreiras.com.br/

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp –
https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5511973311512

Acesse nosso LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/pracarreiras/.

Fale com o PraCarreiras