Google search engine
InícioMercado de Trabalho7 dicas para conquistar uma vaga e terminar o ano empregado

7 dicas para conquistar uma vaga e terminar o ano empregado

Ter cuidado com as redes pessoais e investir em autoconhecimento estão entre as recomendações dos especialistas.

Apesar do impacto da pandemia, a retomada da economia tem significado novas oportunidades para quem busca por uma vaga no mercado de trabalho.

Segundo dados do IBGE, em agosto, cresceu o número de pessoas trabalhando, assim como de brasileiros em busca de emprego. Além da retomada do mercado tradicional, o segmento de vagas temporárias também está movimentado.

Segundo pesquisa feita pelo Empregos.com.br, um dos maiores portais de vagas no Brasil, mais de 23% das empresas pretendem contratar temporários no último trimestre de 2021. O cenário ainda é instável, mas algumas atitudes podem fazer a diferença para aqueles que buscam por recolocação.

“O mercado de trabalho brasileiro tem apresentado sinais de melhora, mas apenas isso não garante que os profissionais consigam se recolocar. É preciso considerar as mudanças que ocorreram nos últimos meses e partir do pressuposto de que para conquistar uma vaga nesse momento pode ser preciso disciplina e flexibilidade”, afirma Leonardo Casartelli, diretor de marketing do Empregos.com.br.

Dentro desse contexto, separamos 7 dicas para conquistar uma oportunidade e terminar o ano empregado.

Conquistar uma vaga: 1. Estabeleça metas para a sua carreira

Para começar, enquanto busca por uma oportunidade no mercado, idealize seus planos e defina objetivos para daqui a dois, cinco ou dez anos. Pode parecer um pouco difícil fazer um panorama, mas esse exercício é fundamental para que você possa alcançar todas suas intenções. “Justamente por falta de planejamento e foco, muitas pessoas acabam se perdendo no meio do caminho em direção aos objetivos profissionais. A definição de metas serve como um guia para te conduzir àquilo que você almeja”, afirma Leonardo.

Conquistar uma vaga: 2. Dedique-se ao autoconhecimento

Olhe para si mesmo, avalie o que sabe fazer bem, o que o mercado necessita e o que precisa melhorar. Identificar os pontos fortes e o que precisa ser desenvolvido são ações importantes para que o profissional esteja sempre evoluindo.

A partir do conhecimento dos talentos e habilidades fica mais fácil identificar que tipo de trabalho gosta e que tipo de cultura tem a ver com seu perfil.

Conquistar uma vaga: 3. Invista na qualificação profissional

Depois de entender o que precisa melhorar, busque qualificação profissional. Leonardo também acredita que investir nos estudos é a chave para ter sempre uma porta aberta no mercado de trabalho. “De uns tempos para cá, principalmente no último ano, qualificação profissional deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade.

Os recrutadores estão de olho em profissionais que se especializam dentro de um segmento. Portanto, faça cursos de aperfeiçoamento, participe de eventos, feiras, palestras e de outras oportunidades que possam agregar mais conhecimento para sua formação”, diz o especialista.

Da mesma forma, é importante apostar em diferenciais, como falar um segundo idioma e se especializar em uma habilidade específica. Por exemplo, se você tem interesse no ramo culinário, quais pratos você poderia preparar diferentes daqueles que já são encontrados em outros restaurantes?

Considere o paladar da nossa cultura e arrisque criar coisas novas. A inovação é uma habilidade extremamente valorizada pelas empresas, independentemente da função para a qual você será contratado.

Conquistar uma vaga: 4. Mantenha seu currículo atualizado

Segundo Bruno Rizzato, gerente de operações do Trampolim, aplicativo de compartilhamento colaborativo de vagas, cuidar do currículo, mantendo as informações sempre atualizadas e organizadas é essencial durante a busca por uma oportunidade.

“Parece uma questão óbvia, mas muitos profissionais se esquecem de manter as informações atualizadas e acabam se inscrevendo em sites de empregos com um documento antigo, ou até chegam a enviá-lo desatualizado para as empresas. Por isso, invista tempo para preencher todos os campos da melhor forma possível e confira se está bem escrito”, aconselha.

Também é válido ressaltar que ele deve ser claro e direto. Desta forma, dados pessoais devem ser totalmente excluídos do currículo, sobretudo pela objetividade que o documento deve ter e informações que não são necessárias para analisar o perfil do candidato. Um currículo atualizado e bem preenchido pode, inclusive, ajudar a passar pela fase inicial de triagem de um processo seletivo

Conquistar uma vaga: 5. Leia bem a descrição da vaga em que está se candidatando

Ao se candidatar para uma oportunidade sem ler bem sua descrição, o candidato corre o risco de prejudicar a si mesmo e a empresa, que terá demandado tempo com um profissional que não se encaixa na vaga.

Assim como para o recrutador é importante que o candidato atenda todos os requisitos solicitados, ou pelo menos a maioria deles, para os profissionais é de suma importância ter o perfil desejado pela instituição, caso contrário, ele provavelmente não terá destaque positivo no processo seletivo.

Não à toa, muitas pessoas acabam não conseguindo encontrar um emprego porque estão se inscrevendo para as oportunidades erradas.

Conquistar uma vaga: 6. Tenha cuidado com as redes sociais pessoais

É inevitável dizer que cada vez mais a vida pessoal tem se misturado com a vida profissional. Por exemplo, ao colocar seu celular no currículo ou passá-lo a um recrutador, o candidato deve estar ciente de que a empresa pode contatá-lo pelo WhatsApp. Para vagas presenciais, como manicure e chapeiro, por exemplo, essa é a principal forma de candidatura para processos seletivos.

Por conta disso, Bruno ressalta que é importante escolher bem a foto do seu perfil, para que não haja constrangimentos e confusões. “Busque usar fotos suas, evitando usar imagens de personagens ou fotos de outras pessoas. É importante que o recrutador consiga te identificar, logo, é indicado escolher fotos de rosto, menos produzidas e com pouca edição”, explica.

Conquistar uma vaga: 7. Saiba se portar durante uma entrevista de emprego

“Preste atenção no que o recrutador fala ao longo do bate-papo, anote, tire todas as dúvidas e demonstre interesse. É por isso que pesquisar sobre a empresa é essencial para ter um bom desempenho na entrevista.

O profissional não deve conhecer somente o cargo, mas também a companhia em que está se candidatando para trabalhar. Outro ponto de atenção é que muitos candidatos não cuidam da sua postura na entrevista, principalmente as que acontecem de forma remota. Nunca é demais tomar cuidado com seus gestos, vestuário, ambiente e com o que eles podem transmitir”, finaliza Leonardo.

Por conta do processo ser de forma digital, alguns candidatos sentem maior liberdade em relação a sua conduta. Saiba que independentemente da forma do processo, presencial ou online, o profissional deve se portar de maneira respeitosa e apresentar um comportamento adequado à situação.

Aproveite o momento da entrevista para também tentar melhorar, por exemplo, pedindo um feedback para o recrutador do motivo que não foi aprovado e trabalhando esses pontos nas próximas oportunidades.

Conquistar uma vaga: sobre a Empregos.com.br

O site Empregos.com.br é um dos maiores portais de vagas de empregos do Brasil. No ar desde 1998, une recrutadores e candidatos em busca de oportunidades em todo o país. Mais de 180 mil empresas utilizam os serviços de seleção do portal, e anunciam milhares de vagas diariamente, além disso, o site conta com um banco de currículos com mais de 18 milhões de pessoas cadastradas e ativas em todos os níveis profissionais.

Conquistar uma vaga: sobre o App Trampolim

O Trampolim é o primeiro aplicativo colaborativo de empregos totalmente gratuito, no qual os próprios usuários compartilham vagas e oportunidades de pequenos estabelecimentos, lojas de bairro e serviços que, normalmente, são divulgadas na vitrine/porta dos estabelecimentos, e não são encontradas em sites tradicionais de emprego.

Leia também – Como fazer um bom retorno aos escritórios? Confira 3 passos fundamentais nesse momento.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras