Google search engine
InícioMercado de TrabalhoPesquisa revela os principais GAP's de habilidades do Mercado de Trabalho

Pesquisa revela os principais GAP’s de habilidades do Mercado de Trabalho

Pesquisa revela a resolução de problemas, autoconhecimento, flexibilidade, empatia, visão de negócio liderança são alguns requisitos que não estão sendo apresentados pelos candidatos

12.428 milhões de desempregados no Brasil. Esse é o número de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta semana de junho de 2020.
Empresas do país inteiro estão divulgando vagas e querendo contratar pessoas, mesmo durante a pandemia. Mas, então, a pergunta que fica é: com vagas disponíveis, por que o número de desempregados não para de crescer?

Pesquisa revela: candidatos estão apresentando GAP’s

De acordo com uma pesquisa feita pela Heach Recursos Humanos com mais de 500 empresas e profissionais de RH, os candidatos estão apresentando GAP’s de habilidades e, também, de atenção e isso vem complicando o processo de seleção e contratação.

A pesquisa que ocorreu entre os dias 07 e 17 de julho, mostra que 65% dos entrevistados relatam a falta de foco profissional e de carreira são os principais fatores dentre os GAP’s de habilidades, o que é justificado pela falta de planejamento de carreira.
“As pessoas estão acostumadas a fazer um currículo e sair distribuindo para diversas empresas e vagas diferentes. Os candidatos não traçam uma estratégia para conseguirem aquela determinada vaga.

Pesquisa revela: falta de visão sistêmica 

Além disso, falta visão sistêmica de longo prazo e o profissional acaba se concentrando muito no presente, perdendo oportunidades preciosas”, afirma Elcio Paulo Teixeira, CEO da Heach Recursos Humanos.

Pesquisa revela: outro dado importante

Outro dado importante da pesquisa é que entre os participantes, 52% apontam que a mentalidade negativa é um fator preocupante, onde o candidato ressalta o pessimismo, faz reclamações de ex-empregadores e fala da falta de oportunidades. “Isso sinaliza que muitos focam no problema e não na solução para conseguir a vaga”, comenda Elcio.

Pesquisa revela: o sentimento de dono

O “sentimento de dono”, ou também, conhecido como “vestir a camisa da empresa” também deixou de estar presente nos candidatos.
Além disso, os interessados não estão focados em solução de problemas. “Estamos em busca, diariamente, de pessoas que resolvam problemas e não que criem problemas.
O foco em solução de adversidades é hoje uma habilidade das mais desejadas e, em muitas entrevistas, a gente não enxerga isso”, explica Renata Menegussi, Gestora de RH da Alinutri.

Pesquisa revela: falta de conhecimento e flexibilidade

A pesquisa realizada pela Heach Recursos Humanos diz que 42% dos empresários e profissionais de RH já enfrentaram problemas de falta de conhecimento e autoconfiança nos candidatos.

Às vezes, a pessoa está tão saturada de fazer entrevistas, que ela já nem confia nela própria, nem sabe sobre o que a vaga se trata e não passa nenhuma confiança para o recrutador.

“Autoconhecimento é poder. Se conhecer possibilita que o individual explore melhor as suas potencialidades e consiga ao menos tempo trabalhar os seus pontos de melhoria”, afirma o CEO da Heach Recursos Humanos.

Pesquisa revela: o que os recrutadores observaram

Falta de empatia, liderança e visão de negócio também foram observados pelos recrutadores.
A maioria dos candidatos não quer se comprometer com funções além daquelas que já fazem parte do escopo trabalho e isso mostra que não estão flexíveis e interessados em crescer dentro da empresa.
“A pesquisa que nós fizemos mostra que as empresas estão em busca de determinadas competências que não estão sendo apresentadas pelos candidatos.
Por isso, as vagas que estão disponíveis não são preenchidas com facilidade”, comenta Elcio. “Uma dica que eu gosto de falar é que a pessoa precisa se preparar para cada entrevista de uma maneira exclusiva.
Fazer um currículo focado naquela determinada vaga, estudar a empresa, estar disposto a aprender coisas novas e vestir a camisa, são fundamentais no mercado de trabalho e que se forem apresentados durante a entrevista, podem fazer uma diferença enorme”, finaliza o CEO da Heach Recursos Humanos.
Veja as vagas de emprego mais atuais no Brasil.
RELATED ARTICLES

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras