Google search engine
InícioMercado de TrabalhoRecolocação profissional veja dicas com a especialista!

Recolocação profissional veja dicas com a especialista!

Especialista dá dicas de como se realocar no mercado de trabalho durante a retomada econômica, mesmo em meio a essa pandemia.

A pandemia da Covid-19 gerou uma enorme onda de desemprego no País e um baque sem precedentes na economia mundial.

Mesmo com a situação ainda não controlada totalmente, a economia começa a dar sinais de reconstrução e, aos poucos, as empresas acenam com novas oportunidades no mercado de trabalho.

Porém, com tantos desempregados e poucas vagas ainda disponíveis, os candidatos precisam estar atentos e atualizados para que tenham mais chances de serem reinseridos nas empresas.

Recolocação profissional: O que a gerente de seleção conta

Gerente de seleção na Mrh, Valéria Mota alerta que esta época é bastante desafiadora e que exigirá bastante para candidatos a vagas de emprego.

Segundo a gestora, algumas posturas e hábitos podem fazer toda a diferença na hora de colocar o currículo nas empresas.

“Estamos em uma época de retomada onde as empresas começam a se sentir confortáveis para abrir novas vagas.

Entretanto esta ainda é uma época bastante desafiadora e os candidatos precisam estar antenados e mostrar conhecimento em suas áreas.

Elaborar um currículo claro, simples e que detalhe cursos e outras experiências que agreguem valor ao profissional fazem toda a diferença. É preciso estar antenado em sites de vagas e sempre se candidatar àquilo que condiz com seu perfil”, explica.

Recolocação profissional: o LinkedIn ajuda muito

Ainda de acordo com Valéria um dos grandes aliados na hora de busca de empregos é a rede social LinkedIn. “Recomendo sempre estar atento ao LinkedIn, que é uma mídia profissional que auxilia o mercado.

Manter seu LinkedIn sempre conectado, buscar estar sempre fazendo novas conexões, aumentar seu networking e gerar conteúdo positivo é um grande passo e diferencial para quem quer retornar ao mercado de trabalho”, sugeriu.

Recolocação profissional: outras características para quem participa de processos seletivos

Além das dicas que considera fundamentais para quem participa de processos seletivos, Valéria também cita algumas características que sempre pesam a favor de candidatos selecionados, como a flexibilidade.

]”Algumas competências comportamentais também agregam valor ao candidato. A flexibilidade é uma das principais. É estar flexível a diferentes jornadas de trabalho, estilo de cada gestor, modelos de gestão, isso é muito importante.

Além do mais, precisam estar sempre conectados à novas tecnologias, conhecer as características do mercado onde atuam, estarem sempre atualizados com mídias sociais e sempre, sempre buscando gerar conteúdos positivos”, concluiu.

Recolocação profissional: o mercado de trabalho está em crise?

1.Como identificar uma crise no mercado de trabalho?

Segundo Erika, são três fatores que nos ajudam a perceber uma crise. O primeiro é olhar para a empresa em que você mesmo trabalha. Como ela está desempenhando as suas atividades? Como está a busca pelo produto ou serviço que ela oferece? Essa observação já vai ajudar você a identificar em que momento o seu mercado de atuação está.

O segundo ponto é igualmente importante: observar o mercado do país e do mundo como um todo para entender o que está acontecendo no quadro geral. Por exemplo, o coronavírus causou um impacto. Que impacto é esse? Como ele está sendo refletido no mercado de trabalho?

2.Como uma crise pode afetar a carreira profissional de alguém?

O ponto mais óbvio – e que já temos visto acontecer por conta da pandemia de coronavírus – é o desemprego. O profissional pode vir a perder o trabalho por causa de uma crise ou a empresa pode decidir por segurar uma promoção que estava por acontecer ou congelar vagas que estavam abertas e com o processo seletivo rolando.

Quer continuar a ler a matéria completa sobre as 6 dicas para a crise no mercado de trabalho? CLIQUE AQUI.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras