Pesquisa sobre trabalho remoto LinkedIn: com a grande maioria das empresas na América Latina (93%) planejando oferecer aos funcionários maior flexibilidade em torno do local de trabalho, cerca de dois terços dos executivos de marketing (CMOs) afirmam estarem receosos com o fato de que menos tempo no escritório poderá impactar a criatividade dos profissionais, de acordo com a nova pesquisa do LinkedIn, maior rede profissional do mundo.
A preocupação é baseada no entendimento de que os funcionários podem não se sentir tão confortáveisuns com os outros, o que afetaria negativamente o processo de criação. Isso ocorre porque mais da metade (63%) dos CMOs acreditam que a pandemia enfraqueceu os laços sociais entre as equipes, já que alguns membros do time nunca se encontraram pessoalmente. Mais de um terço (36%) dos líderes de marketing dizem ainda que o trabalho híbrido e remoto tornará mais difícil para as pessoas construir relacionamentos significativos, o que é considerado importante para o fomento da inovação.
Pesquisa sobre trabalho remoto: prioridade na adaptação
O LinkedIn entrevistou 350 executivos na América Latina (Brasil e México) – incluindo 59 CMOs – para entender suas visões sobre o futuro do trabalho e as oportunidades e desafios que uma maior flexibilidade apresenta.
Mais de três quartos (81%) dos líderes de marketing afirmam que uma das principais prioridades nos próximos seis meses é estabelecer novas formas de trabalhar e ajudar os funcionários a se adaptarem. As principais habilidades que os CMOs acreditam serem cruciais para liderar uma força de trabalho cada vez mais distribuída são empatia (54%), adaptabilidade (51%) e integridade (42%).
De acordo com Ana Moises, Diretora de Soluções de Marketing do LinkedIn, a criatividade é parte fundamental dos profissionais da área, então é natural que os líderes estejam preocupados em como o futuro do trabalho afetará esta habilidade. “Investir em treinamento e tecnologia será a chave para ajudar os times criativos a colaborarem e se comunicarem com eficácia em um mundo híbrido, bem como encontrar os momentos certos para se reunir e se conectar pessoalmente. Os profissionais de marketing que conseguirem superar essas barreiras serão capazes de garantir que todas as vozes sejam ouvidas e que nenhuma ideia seja perdida. Estamos preparando os times que produzirão as principais campanhas do amanhã”, afirma.
Pesquisa sobre trabalho remoto: metodologia
O LinkedIn contratou a YouGov para pesquisar 350 executivos na América Latina – incluindo 59 CMOs – de organizações com mais de 1.000 funcionários e mais de US $300 milhões de faturamento anual. A pesquisa sobre trabalho remoto foi realizada online de 4 a 24 de agosto de 2021.
Leia mais sobre LinkedIn: cinco dicas para ter um LinkedIn mais profissional
Sobre o LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com 800 milhões de usuários, sendo deles mais de 53 milhões de brasileiros. Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do mercado de trabalho.
O PraCarreiras e a mentoria de carreiras
O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as Soluções do PraCarreiras. Ou chame nosso time agora mesmo.