Demanda por recrutadores está em alta, segundo o LinkedIn

Demanda por recrutadores está em alta

O LinkedIn, maior rede profissional do mundo, identificou que a demanda por recrutadores está crescendo no Brasil.

  • 4x mais vagas para recrutadores foram publicadas em junho de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado
  • Profissionais de Recursos Humanos, Serviços Administrativos e Consultoria  estão migrando para a área de recrutamento 
  • A segurança no emprego é um fator-chave quando os recrutadores consideram uma nova posição

De acordo com o levantamento inédito, o volume de vagas ofertadas na plataforma em junho deste ano é quatro vezes maior do que no mesmo período de 2020. Além disso, este número representa três vezes mais do que a média de 2019. Esta é uma tendência que também está sendo observada em outros países da América Latina e da Europa.

Globalmente, a demanda por recrutadores caiu drasticamente entre fevereiro e abril de 2020, devido à primeira onda de Covid-19. À medida que o ano avançava e as economias começavam a reabrir, as posições passaram a aumentar gradativamente, voltando aos níveis pré-pandemia em janeiro de 2021.

Demanda por recrutadores está em alta: O equilíbrio vida pessoal e profissional

“Embora o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, a remuneração e a cultura das empresas ainda sejam os fatores mais importantes para os recrutadores ao considerarem uma nova oportunidade ao redor do mundo, observamos uma mudança nessas preferências. Hoje, ao procurarem emprego, esses profissionais estão mais propensos a se preocuparem com a estabilidade da posição e a missão das companhias. Estes fatores tiveram 21% e 19% de aumento respectivamente quando considerados como prioridade na hora da busca por uma posição”, afirma Ana Claudia Plihal, Executiva de Soluções de Talentos do LinkedIn.

No Brasil, muitos profissionais estão, inclusive, fazendo transições de carreira para a área de recrutamento. De acordo com o estudo, eles vêm principalmente dos setores de Recursos Humanos, Serviços Administrativos e Consultoria.

Demanda por recrutadores está em alta: Gradual retomada

Ainda segundo a especialista, com a gradual retomada da economia, os recrutadores desempenham um papel fundamental no planejamento dos negócios e próximos passos.  “É muito positivo que a demanda dessas posições estejam aumentando – no Brasil e ao redor do mundo. Com tantos desafios no mercado profissional no último ano, é compreensível que fatores como a estabilidade do emprego esteja no topo da lista de prioridades desses profissionais. E, com o aquecimento deste setor, esperamos também mais oportunidades de desenvolvimento de carreira, novas habilidades e evolução profissional como um todo”, diz Ana Claudia Plihal.

Demanda por recrutadores está em alta: Metodologia

A demanda por recrutadores é baseada em dados globais do LinkedIn. A análise sobre os profissionais da área de recrutamento cobre uma variedade de títulos, como “Recrutador”, “Recrutador técnico” e “Especialista em Aquisição de Talentos”, dentro do recrutamento. Para determinar de quais funções os recrutadores foram contratados, o estudo foi realizado sobre aqueles que estão atualmente em uma posição de recrutamento, além de também considerar, a posição ocupada mais recentemente em uma empresa diferente, conforme listado em seu perfil do LinkedIn.

Por fim, os termos “pré-pandemia” ou “antes da Covid-19” significam o período antes de abril de 2020, enquanto “desde a Covid-19” ou “durante a pandemia” inclui dados de abril de 2020 a junho de 2021. Abril de 2020 foi escolhido como ponto de partida porque é o primeiro mês completo após a Organização Mundial da Saúde declarar a pandemia (11 de março de 2020).

Demanda por recrutadores está em alta: Sobre o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 774 milhões de usuários, sendo deles 51 milhões de brasileiros. Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do mercado de trabalho.

Leia também – RH: O novo protagonista na saúde do colaborador e da empresa?

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui