LinkedIn como funciona? Apareça mais nas buscas agora

linkedin como funciona

Que o LinkedIn é uma plataforma eficiente para quem busca um novo emprego você já sabe. Já vimos em outras matérias aqui no PraCarreiras o quanto essa plataforma é eficiente para fazer networking, absorver bons conteúdos de carreira e buscar uma recolocação profissional. Hoje vamos falar como o LinkedIn funciona e apresentar algumas funcionalidades que efetivamente ajudam você a aparecer mais nas buscas.

LinkedIn como funciona: Palavras-chaves

Primeiramente, precisamos lembrar que o LinkedIn funciona com uma inteligência de dados. Ou seja, quando os recrutadores buscam um perfil profissional, a rede usa sua própria inteligência para apresentar seus resultados.

Funciona de forma parecida quando você procura um tênis para comprar no Google, por exemplo. Você digital “tênis esportivo preto” e aparecem diversas possibilidades do produto que você quer. No LinkedIn a procura será por palavras que têm alguma relação com o perfil profissional. Então, se o recrutador está em busca de um professor de inglês, ele certamente usará: professor, proficiência inglês, certificado inglês, sala de aulas ou outros termos exigidos pela vaga.

E é por isso que você deve escrever o seu perfil levando em conta essas palavras-chaves. Do mesmo modo, é essa a razão para você não usar “desempregado” ou “em busca de uma recolocação” no título do seu perfil. Isso porque nenhum recrutador busca isso. Assim como você não busca “preciso vender um tênis” quando você quer na verdade comprar um tênis.

Boas competências funcionam bem no LinkedIn

Outra forma de aumentar suas chances de conseguir um emprego pelo LinkedIn é incluir competências. Isso porque boas competências aumentam em 13 vezes suas chances de aparecer nas buscas dos recrutadores.

Você precisa de pelo menos cinco competências, mas inclua mais do que isso se for possível. No tópico de Competências do LinkedIn você pode incluir ferramentas que você domina, idiomas e outas habilidades. Faça isso agora mesmo, é simples e fácil.

Recomendações funcionam para aumentar suas chances no LinkedIn

Tenha recomendações no seu perfil e tenha três vezes mais chances de aparecer nas buscas dos recrutadores. Bem, para isso você terá que solicitar para antigos colegas de trabalho que eles escrevam uma recomendação para você.

Procure gestores de antigos empregos e peça uma recomendação a eles. Diga o quanto isso é importante para sua carreira e se mostre disponível para ajudar com algo em troca também. No entanto, evite trocar recomendações. Busque recomendações autênticas.

Edite a sua visibilidade e interesse de carreira para melhor funcionamento do LinkedIn

Muita atenção aqui. Olhe para o seu perfil e veja se tanto o interesse de carreira quanto a visibilidade estão ativos no seu perfil.

No canto superior direito do seu perfil, clique em Editar perfil público e URL, conforme imagem abaixo:

Ao clicar, você verá a opção de editar a sua URL. Faça isso e crie uma URL personalizada contendo apenas seu nome e sobrenome. Um pouco abaixo, você verá uma caixa com a opção de visibilidade. A dica aqui é deixar tudo ativo e público.

Outra funcionalidade do LinkedIn é o interesse por carreira. Quando ativado, os recrutadores conseguem saber qual o seu momento em relação a busca por um emprego. E, não se preocupe: o LinkedIn não mostra esse interesse para pessoas da sua empresa ou de empresas relacionadas.

Muitos profissionais não sabem como funciona essa opção no LinkedIn. Basicamente, você vai expor seu interesse por tipos de empresas e funções na rede. Quando você compartilha seus interesses, os recrutadores têm mais uma forma de encontrar o seu perfil.

Lembre-se: você pode compartilhar seus interesses de carreira por seis meses e, após isso, a função será desativada automaticamente.

Para ativar o interesse por carreira, clique em Configurações e Privacidade no seu perfil. Vá na guia de Privacidade no canto superior da tela. Em seguida, vá para Preferência por Busca de Emprego e clique em alterar.

Outras Funcionalidades do LinkedIn: sobrenome difícil

Muito bem, o seu sobrenome é difícil? Então, essa dica vai ajudar muito você a ser encontrado no LinkedIn. Aliás, essa dica também serve para nomes com grafias peculiares.

Na prática, alguém pode tentar procurar você e não encontrar o seu perfil apenas porque escreveu seu nome ou sobrenome de forma equivocada.

No seu perfil, clique no lápis de edição da caixa Sobre. Lá, no final da caixa de Resumo escreva o seguinte texto:

“Possíveis grafias erradas do meu nome (ou sobrenome): pracarreiras, procarreiras, pras carreiras, para carreiras”.

Pronto, agora mesmo que procurem o seu nome ou sobrenome com a grafia errada, o seu perfil irá aparecer.

Como funciona o LinkedIn: passo a passo

Muito bem, até aqui você deve ter percebido que existe muita inteligência por trás da ferramenta do LinkedIn, certo? Por isso, muita atenção na hora de preencher cada tópico do seu perfil.

E, para dar uma força, o PraCarreiras desenvolveu o curso Os Segredos do LinkedIn, para quem precisar de uma força extra com a rede. No curso, ensinamos o passo a passo para você criar um perfil estrategicamente chamativo. Além disso, damos dicas sobre networking, como escrever cada tópico, aprofundamos o tema de palavras-chaves e ensinamos todos os segredos da rede. Esse e outros cursos para sua carreira, você encontra aqui.