CEO do CEBRAC, aponta a importância de aprimorar as habilidades profissionais no retorno para o trabalho presencial.
Quando a pandemia foi anunciada, em março do ano passado, as empresas precisaram se adaptar ao ambiente virtual de maneira emergencial. Essa transição ocorreu de maneira abrupta, impedindo que gestores e colaboradores pudessem se preparar para as novas demandas e configurações ligadas ao trabalho remoto.
Agora, após, praticamente, 20 meses lidando com a pandemia e os desafios advindos desse cenário, é esperado que profissionais tenham se adaptado aos novos moldes de rotina, comunicação e serviço.
Frente ao avanço da imunização coletiva no país – que se encontra, atualmente, com 70% da população com pelo menos uma dose da vacina de acordo com os dados fornecidos pelas secretarias estaduais de Saúde – o âmbito profissional se depara, mais uma vez, com uma nova movimentação: o retorno aos escritórios, firmas e locais de trabalho, em geral.
Como esse processo está acontecendo de maneira gradual, diferente do que aconteceu no último ano, existe a possibilidade de avaliar quais são as habilidades técnicas e comportamentais, conhecidas como hard skills e soft skills, que precisam ser aprimoradas.
Rogério Silva, CEO do CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos , analisa que, por mais que o retorno a uma rotina presencial de trabalho e a recuperação econômica estejam acontecendo, o número de desempregados no país, que, segundo o Instituto Brasilero de Geografia e Estatística (IBGE), bateu o recorde de 14,6%, e as dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho não devem ser subestimadas:
“A capacitação profissional deve ser uma prioridade tanto daqueles que possuem emprego quanto para quem está buscando inserção ou recolocação no mercado de trabalho. Isso porque as empresas e os processos de recrutamento e seleção estão buscando, cada vez mais, profissionais qualificados para lidarem com as demandas do novo cenário econômico e trabalhista”, explica o especialista em carreiras.
Rogério Silva, que conduz o CEBRAC a partir da premissa do Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo, ainda lista as 5 principais habilidades do mercado de trabalho no cenário de vacinação e retorno ao presencial.
Principais habilidades do mercado de trabalho: pensamento analítico e inovador
Estar atento aos detalhes e propor soluções criativas e inovadoras é um tipo de posicionamento apreciado em diferentes posições e carreiras.
Principais habilidades do mercado de trabalho: resiliência e flexibilidade
Por conta das diversas transformações e adaptações que estão acontecendo durante a pandemia, as empresas passam a valorizar ainda mais os profissionais aptos a lidar com mudanças repentinas e desafios.
Principais habilidades do mercado de trabalho: inteligência emocional
Como cada pessoa lidou com a pandemia e foi impactado por ela de maneiras e intensidades distintas, reconhecendo os próprios limites e as dificuldades. O exercício da empatia é primordial para os colaboradores e gestores.
Principais habilidades do mercado de trabalho: liderança
Independente do cargo, a capacidade de tomar decisões e delegar atividades de forma engajada e responsável é altamente valorizada no mercado de trabalho, principalmente, na transição para o trabalho presencial e cenário pós-pandemia.
Principais habilidades do mercado de trabalho: análise de dados
“Os dados são o novo petróleo” é uma frase que vem se popularizando nos últimos anos e os profissionais que têm consciência desse valor e que sabem usá-los de forma estratégica e inteligente, são aqueles que estão se destacando nos processos seletivos e dentro das empresas.
O CEBRAC se identifica pelas causas sociais e inova com o projeto CEBRAC PRO que tem como objetivo minimizar os impactos sociais causados pelo alto desemprego no país. Saiba mais aqui!
Principais habilidades do mercado de trabalho: sobre o CEBRAC
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – possui 26 anos de atuação no segmento educacional, e, desde a sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de uma metodologia própria e inovadora, a qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo.
O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos.
A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising. São 86 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse aqui!
O PraCarreiras e a mentoria de carreiras
O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.
Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.
Matérias Relacionadas:
Home Office: 49% apontam queda de produtividade 67% não sabem separar trabalho e vida pessoal
Com crescimento de 35% no primeiro quadrimestre, trabalho temporário vira oportunidade para o empreg...
Qual a sua forma de aprendizagem: visual, auditivo ou sinestésico?
Você sabe o que é um teste vocacional?
Pesquisa releva o potencial da Geração Z no mercado de trabalho
Adecco traz algumas das vantagens das vagas temporárias em período de crise
Programa internacional oferece formação gratuita para empreendedoras brasileiras
Do futuro do escritório a novas jornadas de trabalho, Globant aponta tendências para o futuro das em...