CEO do CEBRAC, aponta a importância de aprimorar as habilidades profissionais no retorno para o trabalho presencial.
Quando a pandemia foi anunciada, em março do ano passado, as empresas precisaram se adaptar ao ambiente virtual de maneira emergencial. Essa transição ocorreu de maneira abrupta, impedindo que gestores e colaboradores pudessem se preparar para as novas demandas e configurações ligadas ao trabalho remoto.
Agora, após, praticamente, 20 meses lidando com a pandemia e os desafios advindos desse cenário, é esperado que profissionais tenham se adaptado aos novos moldes de rotina, comunicação e serviço.
Frente ao avanço da imunização coletiva no país – que se encontra, atualmente, com 70% da população com pelo menos uma dose da vacina de acordo com os dados fornecidos pelas secretarias estaduais de Saúde – o âmbito profissional se depara, mais uma vez, com uma nova movimentação: o retorno aos escritórios, firmas e locais de trabalho, em geral.
Como esse processo está acontecendo de maneira gradual, diferente do que aconteceu no último ano, existe a possibilidade de avaliar quais são as habilidades técnicas e comportamentais, conhecidas como hard skills e soft skills, que precisam ser aprimoradas.
Rogério Silva, CEO do CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos , analisa que, por mais que o retorno a uma rotina presencial de trabalho e a recuperação econômica estejam acontecendo, o número de desempregados no país, que, segundo o Instituto Brasilero de Geografia e Estatística (IBGE), bateu o recorde de 14,6%, e as dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho não devem ser subestimadas:
“A capacitação profissional deve ser uma prioridade tanto daqueles que possuem emprego quanto para quem está buscando inserção ou recolocação no mercado de trabalho. Isso porque as empresas e os processos de recrutamento e seleção estão buscando, cada vez mais, profissionais qualificados para lidarem com as demandas do novo cenário econômico e trabalhista”, explica o especialista em carreiras.
Rogério Silva, que conduz o CEBRAC a partir da premissa do Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo, ainda lista as 5 principais habilidades do mercado de trabalho no cenário de vacinação e retorno ao presencial.
Principais habilidades do mercado de trabalho: pensamento analítico e inovador
Estar atento aos detalhes e propor soluções criativas e inovadoras é um tipo de posicionamento apreciado em diferentes posições e carreiras.
Principais habilidades do mercado de trabalho: resiliência e flexibilidade
Por conta das diversas transformações e adaptações que estão acontecendo durante a pandemia, as empresas passam a valorizar ainda mais os profissionais aptos a lidar com mudanças repentinas e desafios.
Principais habilidades do mercado de trabalho: inteligência emocional
Como cada pessoa lidou com a pandemia e foi impactado por ela de maneiras e intensidades distintas, reconhecendo os próprios limites e as dificuldades. O exercício da empatia é primordial para os colaboradores e gestores.
Principais habilidades do mercado de trabalho: liderança
Independente do cargo, a capacidade de tomar decisões e delegar atividades de forma engajada e responsável é altamente valorizada no mercado de trabalho, principalmente, na transição para o trabalho presencial e cenário pós-pandemia.
Principais habilidades do mercado de trabalho: análise de dados
“Os dados são o novo petróleo” é uma frase que vem se popularizando nos últimos anos e os profissionais que têm consciência desse valor e que sabem usá-los de forma estratégica e inteligente, são aqueles que estão se destacando nos processos seletivos e dentro das empresas.
O CEBRAC se identifica pelas causas sociais e inova com o projeto CEBRAC PRO que tem como objetivo minimizar os impactos sociais causados pelo alto desemprego no país. Saiba mais aqui!
Principais habilidades do mercado de trabalho: sobre o CEBRAC
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – possui 26 anos de atuação no segmento educacional, e, desde a sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de uma metodologia própria e inovadora, a qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo.
O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos.
A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising. São 86 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse aqui!
O PraCarreiras e a mentoria de carreiras
O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.
Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.
Matérias Relacionadas:
PreparaVAGAS dá dicas sobre como falar de seus pontos fracos em entrevistas de emprego
Universidade coreana disponibiliza bolsas de estudos para brasileiros iniciarem graduação ou MBA
Procura por cursos de qualificação profissional a distância disparou em 2020
7 dicas assertivas para retornar ao mercado de trabalho atual
Estudo da Revelo indica as principais profissões do futuro em tecnologia
Conquiste seu job: Entenda como profissionais autônomos podem conseguir melhores contratos
A Feira de Estágios Nube dá oportunidades aos estudantes
Empresas inclusivas tendem a ter colaboradores mais felizes no trabalho e com mais equilíbrio entre ...