Google search engine
InícioMercado de TrabalhoEmpresas inclusivas tendem a ter colaboradores mais felizes no trabalho e com...

Empresas inclusivas tendem a ter colaboradores mais felizes no trabalho e com mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Estudo concluiu que empresas mais abertas à diversidade e inclusão oferecem experiências superiores para todo o quadro de funcionários.

O estudo Inclusive Cultures Have Healthier and Happier Workers , do Boston Consulting Group (BCG), concluiu que pessoas que trabalham em empresas inclusivas têm experiências de trabalho mais positivas e mais chances de serem felizes no ambiente corporativo.

O estudo mostrou ainda que 71% dos brasileiros se sentem incluídos no trabalho, contra 69% globalmente, enquanto 13% se sentem excluídos no Brasil e no mundo. O restante não respondeu positiva, nem negativamente.
Contudo, a situação não é muito animadora entre pessoas que não fazem parte da cultura dominante da empresa: apenas um em cada quatro dos funcionários LGBTQIA+ afirmam que revelariam sua sexualidade para os colegas de trabalho. O mesmo acontece com colaboradores que portam alguma deficiência imperceptível ou problema de saúde: 25% deles não revelam essas condições aos empregadores.

Colaboradores mais felizes: práticas inclusivas

De acordo com a pesquisa, os brasileiros que atuam em empresas com práticas inclusivas têm quase três vezes (2,8) mais chances de serem felizes no trabalho, 1,5 vez mais chances de ter um bom amigo na empresa e 1,6 vez mais probabilidade de ter um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal se comparados com empresas não inclusivas. Globalmente, os números foram parecidos: probabilidades 3 vezes, 1,8 vezes e 2,2 vezes maiores, respectivamente .

Colaboradores mais felizes: estresse do trabalho

As chances de o estresse do trabalho afetar as relações com amigos e família são 1,5 vez menor entre brasileiros em empresas inclusivas, contra 1,3 vez a menos globalmente. Já a probabilidade de o trabalho impactar negativamente o bem-estar físico de um funcionário é 1,6 vez menor em uma empresa inclusiva globalmente, contra 2,1 vezes a menos no Brasil.

Colaboradores mais felizes: fomentar ambientes

De acordo com o BCG, fomentar ambientes corporativos mais inclusivos requer, além de consciência do problema, comprometimento de toda a organização. “Todos os funcionários, sem exceção, devem ser incluídos no trabalho e práticas de segurança psicológica devem ser institucionalizadas com regras”, diz Manuel Luiz, diretor-executivo e sócio do Boston Consulting Group.

Colaboradores mais felizes: conhecimento consolidado

Para o executivo, já havia um conhecimento consolidado nas empresas, mesmo antes da covid-19, de que os programas de bem-estar dos funcionários são importantes para manter uma força de trabalho saudável, engajada e produtiva. “Porém, os empregadores focaram muito em iniciativas de saúde física e mental e deixaram de lado a inclusão, que faz os funcionários sentirem que podem ser aceitos sendo eles mesmos no trabalho, sem esconder sua personalidade, orientação sexual, raça e até saúde”, analisa.

Colaboradores mais felizes: metodologia

O estudo consultou 16.000 pessoas em outubro de 2020. Os respondentes incluíam funcionários que trabalhavam em período integral ou meio período, representando uma variedade grande de indústrias e níveis de cargo profissional. Eles pertencem a 16 países, incluindo o Brasil, com 1.363 respondentes.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

O PraCarreiras é atualizado diariamente

Você sabia que no Pracarreiras você consegue acompanhar notícias como as de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto com mais detalhes sobre o processo seletivo, os requisitos das vagas e a experiência de quem consegue uma oportunidade.

Para acompanhar, basta clicar aqui.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras