Relacionamento profissional: networking e prospecção precisam ser “reinventadas”

relacionamento profissional

Relacionamento profissional com foco no networking e prospecção é tema do nosso artigo de hoje, escrito por Julio Bastos, gerente da Gi BPO.

O distanciamento social, decretado com o avanço da pandemia da Covid-19, tem sido um dos maiores desafios da sociedade e também da economia global. Sair do local comum para buscar novas alternativas de fazer negócio se tornou vital para executivos manterem a entrega e atingir as metas de receita.

Para casos em que não se pode estar próximo, buscar ferramentas de networking para se aproximar do público alvo é uma solução. Nesse momento, usuários de plataforma digitais estão em peso fazendo uso e gerando interação.

Assim, mesmo neste momento em que as empresas ainda estão de portas fechadas e equipes trabalhando em home office, é possível prospectar, contatar clientes em potencial e até concluir o processo com uma reunião de negócio virtual. O segredo é usar com criatividade as ferramentas de comunicação Web.

Relacionamento profissional: como fazer

O planejamento e o foco são essenciais para gerar networking e desenvolver novos contatos comerciais. Assim, minhas recomendações para quem quer “driblar” a crise ou tornar esse período de quarentena mais produtivo são:

1-Pesquise o mercado e perfil do público alvo que quer atingir. E a partir daí, estabeleça as metas.

2- Decida a melhor forma de abordagem nas redes sociais, seja enviando posts e comentários sobre as tendências e soluções para lidar com os desafios do mercado em que a pessoa que quer contatar atua e outros assuntos que ela possa se interessar. Mensagens impessoais só geram distanciamento. Se coloque no lugar de quem recebe.

3- Reorganize sua agenda e comece a contatar empresas que possam interessar pelo seu produto ou serviço. Convide o executivo com quem quer estreitar o relacionamento para um bate papo e cafés virtuais para conversar melhor sobre a sua proposta, ou ainda organize ou chame para participar de lives para debater os temas do momento.

4- Tenha mais empatia. Conversas sobre oportunidade de negócios devem ser calorosas e não precisam ser tão frias e objetivas.

5- Assuma a liderança e desenvolva o assunto com fatos novos, compartilhando seus conhecimentos. Procure estar atualizado sobre o segmento da pessoa com quem está conversando e o mercado de modo geral.

Relacionamento profissional: cuidados

No entanto, convém lembrar que um contato pela Internet e outros meios de comunicação nem sempre gera empatia com a mesma rapidez quanto uma abordagem pessoal e cordial. Por isso, tome alguns cuidados ao conduzir a negociação e não se deixar levar pela ansiedade de fechar o negócio.

O principal deles é estabeleça seu próprio limite, para não tornar a conversa deselegante ou pecar pelo excesso e insistência.

Por outro lado, procure manter contato frequentemente com a pessoa com quem quer fechar negócio, informando sobre novidades, soluções que precisa, dando feedback necessário. Gerar conteúdos relevantes nas redes sociais pode ajudar e muito no processo de proximidade e no networking.

Ao contrário do que se imagina, as ações de relacionamento virtual têm se mostrado até mais produtivas do que o modelo presencial, já que poupa tempo por não ser preciso se deslocar de um lugar para outro, além de chamar a atenção do decisor das empresas alvos.

Relacionamento profissional: é época de evoluir

A reinvenção nos mostra que estamos num novo momento. E as novas formas de fazer networking e prospectar nos obrigam a aprimorar e evoluir drasticamente o nosso comportamento, para que estejamos presente na vida dos atuais e potenciais clientes e a marca a qual representamos fique na memória após isolamento social.

A conquista de novos clientes pode acontecer em ambiente online. Mas mesmo que não consiga fechar o negócio remotamente, você pode começar o seu networking na plataforma digital e, assim que a crise passar, evoluir para o presencial.

Julio Bastos é gerente nacional de vendas da Gi BPO, unidade de outsourcing de processo de negócio da multinacional de recursos humanos Gi Group.