O BV, um dos maiores bancos privados do país, abriu as inscrições para a segunda edição e seleção de Jovem Aprendiz para negros e pardos.
Com 42 vagas em oito áreas diferentes, o processo seletivo será totalmente online. Os candidatos devem ter entre 17 e 22 anos e morar em São Paulo.
As inscrições poderão ser feitas até 20 de novembro no site http://oportunidades.eureca.me/oportunidade/jovemaprendiz-bancobv2021.
Seleção de Jovem Aprendiz: O processo seletivo
Durante o processo seletivo, os candidatos terão a oportunidade de participar de uma trilha online, composta por 2 etapas: os formulários de Voz Ativa e Desafio dos Setênios.
O primeiro é um espaço para o candidato compartilhar sua história de diversidade e contar como ela mudou ou moldou sua vida. Já o Desafio tem uma proposta de autoconhecimento e desenvolvimento. O objetivo é entender os marcos, aprendizados, valores e propostas que construíram a jornada do jovem.
Antes da abertura das inscrições para o público em geral, o programa contou com o processo seletivo de jovens participantes das instituições Gerando Falcões, Instituto Proa e Diversidade Racial, parceria da Zumbi dos Palmares e INFI-FEBRABAN.
Programa de Jovem Aprendiz: Melhor instituição financeira
No início de outubro, o BV foi eleito a quarta melhor instituição financeira para se trabalhar, segundo ranking do Great Place to Work (GPTW). Recentemente, o banco anunciou também seu primeiro programa de estágio exclusivo para mulheres, reforçando suas frentes de inclusão e diversidade.
Seleção de Jovem Aprendiz: Currículo de jovem aprendiz, tudo o que você precisa saber
Hoje, vamos falar de currículo de jovem aprendiz. O Jovem Aprendiz é um programa que insere jovens no mercado de trabalho, ajudando também a combater a evasão escolar e o trabalho infantil.
É uma forma de jovens se prepararem e ganharem qualificações profissionais. Segundo uma publicação no site oficial do Senado, o jovem aprendiz é a melhor porta de entrada no mercado de trabalho para pessoas de até 24 anos.
Estima-se que atualmente tenham 450 mil aprendizes. Desde 2005, são mais de 3,3 milhões de aprendizes contratados. Mas o que colocar no currículo de jovem aprendiz?
Se você está buscando essa oportunidade, trouxemos aqui algumas dicas que vão te ajudar a fazer um currículo de jovem aprendiz. Para isso, conversamos com a Gestora de Recursos Humanos com especialização em Liderança e Coach na Gestão de Pessoas, Eloar Belarmino. Boa leitura!
Seleção de Jovem Aprendiz: Como deve ser o currículo?
Os currículos devem ser claros, objetivos e com um layout agradável. As informações contidas no currículo devem mostrar ao recrutador quem é você e qual a vantagem da sua contratação.
“O currículo para jovem aprendiz deve ressaltar a formação acadêmica, trabalhos feitos durante essa formação, as principais competências do jovem aprendiz. Seu conhecimento em outras línguas, por exemplo, intermediário, avançado.”, explicou Eloar Belarmino.
A estrutura de um currículo de jovem aprendiz deve ser:
- Dados pessoais – nome, telefone, e-mail e endereço.
- Objetivo do currículo – qual vaga ou área você pretende atuar.
- Resumo das qualificações – conhecimentos e aptidões que possam contribuir com seu desenvolvimento na empresa.
- Formação acadêmica – sua escolaridade com ano de conclusão, nome do curso e da instituição de ensino.
- Cursos – caso tenha algum curso extra curricular, por exemplo, idiomas e informática.
- Trabalho voluntário – atividade que você exerce e o que aprende com ela.
O currículo para primeiro emprego também pode ser atrativo para os recrutadores, basta inserir as informações corretas, mesmo que você ainda não tenha experiência profissional.
“Não terá o tópico de Experiência Profissional, porque ele não tem experiência. Deve-se demonstrar com clareza o interesse em aprender. A sua desenvoltura sobre sua vida escolar, se foi representante de turma, se liderou alguma equipe de estudo e como se saiu nessa liderança.
Leia a matéria completa para saber como ter um ótimo currículo para Jovem Aprendiz.