Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos

competências essenciais

Mais do que dominar habilidades técnicas e as competências essenciais, livro inédito no Brasil destaca que profissionais do futuro serão selecionados pelo comportamento.

Você sabia que a revolução digital transformou as relações humanas até mesmo profissionalmente?

Um estudo recente realizado pela IBM em 50 países, com 5.800 executivos, corrobora com a afirmativa e aponta que, os próximos três anos, mais de 120 milhões de profissionais deverão se recapacitar para trabalhar nesses modernos ambientes digitais.

Ao contrário do que pode parecer, o maior desafio está na ausência de habilidades comportamentais por parte dos candidatos.

Competências essenciais: Nova realidade

Mas o que as Soft Skills têm a ver com essa nova realidade? Tudo. Soft Skills é um termo em inglês usado, sobretudo, por profissionais da área de recursos humanos para definir habilidades comportamentais.

A frase de Peter Drucker permanece uma máxima nos dias atuais: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”.

Sabe-se que nove em cada 10 profissionais, cerca de 90% das pessoas, são contratadas pelo currículo (Hard Skills) e demitidas pelos comportamentos (Soft Skills). A informação é do levantamento de 2018 da Page Personnel, consultoria global de recrutamento.

Os dados destacam que não basta profissionais qualificados tecnicamente, com ótimos cursos e atividades complementares para serem selecionados para uma vaga.

Relacionamento interpessoal, comunicação, liderança, negociação, empatia etc., são algumas das Soft Skills mais buscadas pelas empresas nos candidatos e que vão muito além dos bancos de faculdade.

Competências essenciais: Recente levantamento

Um recente levantamento da Robert Half, empresa de recrutamento que seleciona profissionais especializados para cargos de média e alta gerência.

Na opinião de 56% dos executivos brasileiros, as habilidades comportamentais serão cada vez mais demandadas no mundo pós-pandemia. As cinco soft skills mais apontadas por eles são: pensamento estratégico, comunicação, agilidade, inovação e adaptabilidade.

Do mesmo modo que a tecnologia e a inteligência artificial avançam rapidamente, é fato que as Soft Skills dificilmente serão copiadas pelos robôs.

É o que revela o livro Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos, que será lançado pela Literare Books International em novembro. Lucedile Antunes coordenadora editorial dessa obra de coautoria, conseguiu, de forma brilhante, reunir grandes especialistas que compartilharão seus conhecimentos e valiosas experiências.

Os capítulos são apresentados em um estilo que irá prender a atenção do leitor, do prefácio ao epílogo.

Dentre esse grupo seleto de autores, o livro reúne CEO’s, C-levels da área de desenvolvimento humano, terapeutas, coaches e médicos comportamentais. Lucedile Antunes selecionou criteriosamente esse time multidisciplinar para compor essa obra inédita no Brasil, que traz um conteúdo prático de como desenvolver as principais Soft Skills mais buscadas pelos profissionais no mercado dos tempos atuais e como dar os passos para o seu autodesenvolvimento.

Portanto, se você deseja se destacar pessoal e profissionalmente nos dias atuais, esse livro é para você!

Competências essenciais: Livro inédito no Brasil

Ao final de cada capítulo o leitor encontrará dicas incríveis de como desenvolver cada Soft Skill.

A obra foi estruturada em 33 capítulos, além da introdução e epílogo. Dentro desse livro, o leitor encontrará tudo o que precisa saber para se tornar um ser humano ainda melhor e, acima de tudo, um profissional destacado no mercado.

“Ao longo do livro você entenderá quais são as exigências comportamentais que o mundo nos desafia a aprender, passando pela importância das inteligências emocional, espiritual, lúdica e relacional”, informa a coordenadora editorial Lucedile Antunes.

A autoconsciência, a sensibilidade e uma ampla gama de linguagens do corpo e do coração (emoções e comportamentos) não podem ser facilmente reproduzidas pelos robôs. É por isso que as Soft Skills se tornarão cada vez mais os nossos verdadeiros diferenciais. Uma obra imprescindível para os dias atuais.

Empatia, comunicação intrapessoal, coragem, resiliência, inteligência lúdica, emocional, espiritual e relacional, adaptabilidade, lifelong learning (capacidade de aprendizagem ao longo da vida), trabalho em equipe, autoliderança, atitude positiva, criatividade e aprendizado, sensibilidade, resiliência, resolução de problemas, humor, netweaving, autenticidade, altruísmo, escuta ativa, negociação, pensamento empreendedor, experimentação, colaboração, reflexão sobre os seus pontos fortes, o poder do autoconhecimento e da gestão das emoções e ansiedade, estão entre os temas abordados, em uma brilhante síntese do que precisamos saber para nos reinventar em um mundo que não para de se transformar.

Competências essenciais: Sobre a coordenadora

Lucedile Antunes – CEO da L. Antunes Consultoria & Coaching, empresa fundada com a missão de atuar para organizações e pessoas que buscam encontrar seu propósito e se transformar para melhor. Mãe da Julia e do Raphael, é apaixonada por pessoas. Palestrante, Coach credenciada pelo ICF International Coach Federation e Consultora em gestão organizacional.

Pioneira na utilização de ferramentas que mapeiam com precisão a essência do comportamento humano, elevando projetos e pessoas a outros patamares de maturidade. Coautora de diversos livros sobre desenvolvimento humano e organizacional.

Competências essenciais: Sobre o livro

Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos
Coordenação editorial: Lucedile Antunes
Editora: Literare Books International
Formato e informações gerais: 23×16 – 1ª edição – 258 páginas
ISBN: 9786586939903
Lançamento: 13/11/2020
Pré-venda: http://bit.ly/livrosoftskills

Leia também – Você sabe o que é soft skills? Entenda mais sobre o assunto.