Soft Skills podem ser desenvolvidas: aprender a gerir as habilidades emocionais se faz mais q necessário em um mundo tão diverso.
Em diversas fases da vida, é comum desenvolvermos diferentes habilidades tanto na vida pessoal quanto profissional. O que não percebemos, em muitos momentos, é que algumas habilidades já são desenvolvidas ainda na infância. Na escola, por exemplo, manter a concentração para a prova requer a mesma atenção para uma apresentação de projeto no trabalho, momentos diferentes, mas skills semelhantes. De acordo com o LinkedIn, habilidades sociais foram requisitadas em 78% nos últimos três meses, então, por que não buscar trazer essa jornada para os pequenos desenvolverem e estarem qualificados no futuro próximo?
A pandemia tirou nossa socialização em diversos contextos do dia. Na educação, isso não se difere, segundo levantamento do começo do ano pela ONG Todos pela Educação, com análise dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, 65% das crianças não sabem ler nem escrever perante ao ensino de casa. Por isso, manter uma recorrência da jornada de aprendizagem nos dias atuais pode ser a solução do futuro próximo. Quando falamos sobre abordagens socioemocionais nas escolas, estamos possibilitando que as crianças desenvolvam de forma profunda o lado emocional, criando uma bagagem de autoconhecimento sobre as próprias emoções, além de desenvolver competências e habilidades para exercer um papel ativo na sociedade.
Em contrapartida, quando citamos o mercado de trabalho, inteligência emocional está sendo o assunto da vez explica que autoconhecimento e desenvolvimento de soft skills tem sido chave no mercado de trabalho. Gerir não é mais ser líder ou não, gerir passa por conhecer seus gatilhos, suas crenças limitantes e sua maneira de olhar o outro. Dentro do ambiente corporativo isso é colocado à prova todo o tempo! Com a diversidade de ideias, características e pensamentos, precisamos ainda mais de habilidades emocionais.
O adulto é espelho da criança, saber lidar com o que temos dentro de nós a partir do desenvolvimento das competências humanas é que diferencia os colaboradores! Incluir no nosso programa de educação atividades que vamos utilizar em todo o decorrer da nossa vida fortalece ainda mais nosso conhecimento, temos que entender essa realidade, e propor mudanças significativas sabendo que o futuro do trabalho será composto pelas crianças de hoje.
Sobre as autoras:
Juliana Scarpa é fundadora e CEO da FRST – Falconi Road of Skills and Talen. Começou sua carreira no grupo há mais de 21 anos. Possui experiência em empresas dos mais variados tamanhos e segmentos. Nos últimos anos, atua com foco no desenvolvimento de pessoas e tecnologia. Antes disso, trabalhou com pesquisa e desenvolvimento de mercado na White Martins. É graduada em Engenharia Química pela UFMG, Mestre em Engenharia Química – Controle Ambiental pela UFSCar, especialista em finanças corporativas pela UNICAMP e coach pelo IBC. Em 2020, fundou a FRST Falconi.
Miriam Dantas é Coordenadora Pedagógica da Mind Lab. É líder em pesquisa e desenvolvimento de soluções e tecnologias educacionais, atuando na formação de equipes de atendimento às redes pública e privada. É formada em pedagogia, com ênfase em treinamento e desenvolvimento, pós-graduada em docência e performance na educação a distância.
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