A Cinnecta, startup de inteligência de dados, realizou uma série de ações para a manutenção do clima organizacional em home office.
A pandemia implicou em ajustes no formato de trabalho e as empresas que investem em cultura organizacional saíram na frente. Esse é o caso da Cinnecta, startup de inteligência de dados, que faz parte do portfólio da Wayra , e que já conduzia ações de employer branding e conseguiu ajustar todas as iniciativas rapidamente para garantir o bem-estar da equipe em home office.
Desde março de 2020, foram diversas as ações implementadas. Dentre elas estão: fóruns semanais para atualizações, aumento da frequência dos veículos de comunicação interna, criação de comitês com as lideranças das equipes, comemoração dos aniversários do mês, criação de QGs virtuais para cada time e a condução de sessões de meditação diárias e voluntárias.
Iniciativas de comunicação: O Objetivo
O objetivo das ações foi reforçar os valores da empresa, principalmente a comunicação transparente, que faz parte do dia a dia da equipe. Além disso, os fóruns semanais da diretoria com todo o time, chamados de Papo de Quarta, são realizados para repassar informações sobre o momento que temos vivenciado e as recomendações para prevenção.
Em uma pesquisa da Edelman Trust Barometer, de 2020, foi constatado que 63% dos entrevistados acreditam que quando o tema é coronavírus, os empregadores são a fonte de informação mais confiável.
Iniciativas de comunicação: O que conta a coordenadora
Priscila Couto, coordenadora de Marketing, Pessoas & Cultura da Cinnecta, afirmou que “com o bom planejamento de comunicação estratégico tornou-se possível manter o time bem informado, fomentar a cultura e reforçar a confiança.”. Entre os impactos alcançados, a presença constante da liderança foi reforçada e o eNPS da empresa cresceu no período – o que contribui para comprovar a assertividade das iniciativas que foram desenhadas.
Entre 2019 e 2021, a nota cresceu 29,6% e o NPS da Cinnecta passou a ser 92 pontos. Na última pesquisa de clima, realizada em junho de 2021, de 480 perguntas respondidas, em uma amostragem de 92% dos colaboradores, a empresa obteve 96% das respostas positivas.
Iniciativas de comunicação: Ações implementadas
“As ações implementadas foram efetivas para manter todos os colaboradores informados e, fomentar a cultura da Cinnecta, além de passar segurança em um momento de tantas incertezas”, disse o CEO da Cinnecta, Eduardo Ferreira.
A comunicação, que já era estratégica, se fortaleceu e possibilitou uma transição transparente e humanizada. Além disso, exerceu um papel fundamental na gestão da crise em decorrência da Covid-19 e manteve os times atualizados sobre o cenário. Todas as ações tiveram como objetivo a manutenção da comunicação eficiente e transparente
para, assim, levar a cultura e o dia a dia da Cinnecta para o ambiente online, bem como transferir segurança e empatia.
Iniciativas de comunicação: Sobre a Cinnecta
A Cinnecta é uma empresa de inteligência de dados especialista no entendimento do comportamento de clientes. Nossa plataforma de dados e time de cientistas atuam para resolver grandes problemas de negócio e gerar resultados no curto prazo.
Em 2016 foi acelerada pela Wayra, do Grupo Telefônica, além de participar da 2ª edição do Programa inovaBra. Em 2018 tornou-se empresa apoiada pelo programa Scaleup da Endeavor e fez uma rodada de investimentos com a KPTL. Atualmente atende grandes clientes do setor de varejo, bancos e serviços financeiros, entre outros.
Possui também parcerias de Open Innovation com algumas das maiores empresas do Brasil e com a Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal.
Iniciativas de comunicação: Sobre a Wayra
A Wayra é o hub global de inovação aberta da Vivo no Brasil e do grupo Telefônica no mundo. O objetivo é investir e escalar startups com soluções de tecnologia capazes de alavancar negócios com a corporação apoiando a estratégia.
Criada em 2011, a Wayra opera em 10 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Alemanha, México, Peru, Espanha, Reino Unido e Venezuela) e já investiu mais de 50 milhões de euros em 800 startups. Atualmente, aproximadamente 500 startups fazem parte do portfólio de inovação aberta global da Telefónica.
Presente no país desde 2012, a Wayra Brasil já investiu em 79 startups e possui 31 em seu portfólio atual, sendo que aproximadamente metade delas geram negócios com a Vivo. Dentre as áreas prioritárias estão educação, saúde, serviços financeiros, internet das coisas (IoT), 5G, inteligência artificial (IA), big data, cibersegurança, dentre outras.
Leia também – Flexibilização do modelo de trabalho atual é benéfica para colaboradores e economia do país.
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.
Matérias Relacionadas:
O que esperar do mercado de trabalho em 2021
Tendências de trabalho pós-pandemia: APP facilita retorno no modelo híbrido de trabalho
Semeadoras do Agro estimula empreendedoras e novas lideranças femininas
Recolocação profissional veja dicas com a especialista!
Como conseguir recolocação profissional durante a pandemia
Responsabilidade social nas empresas e a necessidade de criar ações autênticas
Mais de 70% dos profissionais com mais de 40 anos já sofreram preconceito no mercado de trabalho
Startup cria metodologia própria de seleção de times de tecnologia