Trabalho em meio período e construção de carreira combinam?

construção de carreira

Trabalho em meio período e construção de carreira combinam?, esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Sabine Riedel.

Isso requer uma mudança de pensamento e uma organização dinâmica e flexível.

Sim, combinam! Você apenas tem que redefinir o termo carreira!
Para nós, a carreira está muitas vezes, ainda, associada à disponibilidade ilimitada, à ideia de que o trabalho vem primeiro do que tudo na vida, e daí deriva trabalho em tempo integral.

Consequentemente, isso significa que quem aspira a um emprego de tempo parcial seria excluído do grande plano de carreira, o que por sua vez significa para mim que um elevado potencial de competência profissional e pessoal seria desprezado. Não é uma boa decisão tendo em vista a escassez de trabalhadores qualificados!

Além disso, como parte de nossa abordagem de diversidade e discussão de gênero, queremos dar igual consideração aos profissionais pais ou mães com disponibilidade limitada de tempo, especialmente os solteiros.

Construção de carreira: Tarefas profissionais

Certamente, nem todas as tarefas profissionais que associamos ao termo carreira também podem ser organizadas como uma atividade de meio período. Por exemplo, as atividades de viagens costumam ser difíceis de implementar. No entanto, a digitalização com a possibilidade de virtualizar reuniões tem dado uma contribuição importante.

Agora podemos preencher cargos de responsabilidade em casa, somos mais flexíveis na alocação de tempo e até conseguimos cobrir diferentes fusos horários. Isso cria uma estrutura que também torna as atribuições de meio período mais fáceis de realizar.

Outro aspecto que não deve ser negligenciado é uma cultura corporativa adequada. Se ancorarmos aqui um conceito de carreira que é mais ou menos independente das horas de trabalho e do número de horas subjacentes, criamos simultaneamente mais abertura para modelos de horários de trabalho mais flexíveis e aceitação para uma nova forma de carreira.

Construção de carreira: Os objetivos alcançados

Entre outras coisas, isso exige que definamos claramente os objetivos a serem alcançados e, ao mesmo tempo, adotemos uma forma diferente de avaliar o grau em que os objetivos foram alcançados.

Por exemplo, em uma posição de gerenciamento de meio período, a parte estratégica entra em foco muito mais do que a operacional. É mais sobre empoderar, orientar e monitorar o que está acontecendo aos membros da equipe de uma forma positiva, em vez de “fazer” você mesmo.

Claro, o conceito de carreira em geral também é estimulante neste contexto. Em muitas empresas, isso está inevitavelmente associado ao avanço para o próximo nível hierárquico, que é acompanhado por um cargo e o correspondente aumento salarial. Que tal descrever primeiro a carreira como um desenvolvimento individual nos campos profissional e pessoal?

Em equipes multifuncionais que trabalham juntas entre divisões e departamentos, bem como em estruturas organizacionais que funcionam de forma ágil, a posição e o nível de hierarquia perdem em favor da contribuição pessoal que todos podem dar com base no know-how, experiência e transferibilidade.

Construção de carreira: As oportunidades

Existem muitas oportunidades para uma carreira em tempo parcial! No entanto, requer uma mudança de pensamento e um afastamento das estruturas clássicas para uma organização dinâmica e flexível.

Isso significa tornar as áreas de tarefas mais granulares, fornecendo suporte particularmente intensivo para funcionários em tempo parcial com responsabilidades de gerenciamento e dando e recebendo feedback regular. Então as carreiras de meio período podem ser implementadas com sucesso!

*Sabine Riedel é líder global de RH e Marketing e Membro do Conselho do OTRS Group.

Construção de carreira: Sobre o Grupo OTRS

O OTRS Group é o fabricante e o fornecedor mundial do pacote de gerenciamento de serviços OTRS, premiado com o selo de aprovação SERVIEW CERTIFIED TOOL.

Oferece às empresas soluções para comunicação estruturada em atendimento ao cliente, gestão de serviços de TI e gestão de segurança. Além do produto principal OTRS, as soluções de segurança STORM e CONTROL garantem o gerenciamento eficiente de incidentes de segurança cibernética e documentação transparente de acordo com padrões como ISO 27001.

Entre seus clientes estão Lufthansa, Airbus, IBM, Porsche, BSI (Escritório Federal de Segurança em Tecnologia da Informação), Instituto Max Planck, Toyota e Hapag Lloyd. OTRS está disponível em 40 idiomas.

A empresa consiste na OTRS AG e suas seis subsidiárias OTRS Inc. (EUA), OTRS S.A. de C.V. (México), OTRS Asia Pte. Ltd. (Cingapura), OTRS Asia Ltd. (Hong Kong), OTRS do Brasil Soluções Ltda. (Brasil) e OTRS Magyarország Kft. (Hungria).

A OTRS AG está listada no conselho básico da Bolsa de Valores de Frankfurt. Para obter mais informações, consulte https://otrs.com/pt/home/.

Leia também – Qual o significado da vitória?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui