Pessoas… Nunca foi tão importante valorizar e cuidar de nossa gente!

valorizar e cuidar

Pessoas… Nunca foi tão importante valorizar e cuidar de nossa gente!, esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Conceiyção Montserrat – CEO da Conceiyção Montserrat Gestão e negócios.

Os colaboradores foram impactados direta e indiretamente com a pandemia da COVID-19.

Emocionalmente, todos foram afetados nas relações familiares, instabilidade econômica e o medo do vírus.

As incertezas na conciliação de tarefas de casa e do trabalho colocaram a prova cada um de nós. Agora, mesmo com as vacinas, ainda vivemos o agravamento da pandemia, por isso investir na carreira, organizar as finanças e planejar o futuro é fundamental para não deixar a “peteca” cair e manter firme seus propósitos e crescimento.

Do ponto de vista do empresário, nunca foi tão importante cuidar e prestar atenção às necessidades de seus colaboradores.

Valorizar e cuidar: Transformações físicas

Toda transformação física do ambiente de trabalho, o aumento de responsabilidade, o aumento das horas de trabalho, a intensidade de todas as emoções no relacionamento familiar, a incerteza do planejamento futuro, tudo isto somado a fragilidade emocional nos acarreta distúrbios que não percebemos no dia a dia, mas que ao longo do período nos deixam sequelas, seja no comportamento social ou físico.

A empresa tem a responsabilidade de cuidar do bem-estar de seus funcionários e colaboradores, disponibilizando mecanismos para auxiliar e apoiar este momento tão difícil para todos.

Após um ano do início desta crise mundial, toda cadeia de negócios foi alterada.

Temos setores fortemente atingidos, outros planejando como se manter por mais um tempo e outros que estão obtendo lucratividade e sucesso com esta situação e demanda por produtos e serviços específicos.

Em qualquer uma das situações, as alterações emocionais são evidentes e será necessário ter um olhar mais cuidadoso para nosso corpo e mente daqui em diante.

Valorizar e cuidar: Profissionais para conversar

A empresa deve disponibilizar profissionais para conversar com seus colaboradores e identificar se há alguma alteração importante em seu comportamento e ao identificar, procurar o quanto antes auxiliar e sanar o problema.

Manter alguns processos que antes eram executados na empresa, de forma remota é muito importante e mantém a boa relação entre empresa e empregado/colaborador.

Como exemplo, comemorações de aniversário ao final de cada mês, enviando para casa dos colaboradores um pequeno bolo, ou um kit de aniversário com balões e acessórios para comemorar em uma reunião online com os aniversariantes, pois, é uma oportunidade de socializar e confraternizar neste momento tão difícil para todos.

Enviar kits de petiscos e bebidas para as reuniões longas, mantendo o hábito interno da empresa, quando era solicitado um coffee break para acompanhar as reuniões ou eventos, mantém a rotina das reuniões aquecidas e motivadoras.

Valorizar e cuidar: Dinâmicas em grupo

Organizar dinâmicas em grupo promovendo inteiração com os colegas de trabalho de forma leve e descontraída, permitindo que as pessoas se vejam e mantenham o lado social ativo.

Outro fator importante é manter o incentivo a novos conteúdos e aperfeiçoamentos, aproveitando os temas disponíveis na internet apoiando os estudos e principalmente oferecendo condições aos colaboradores para que eles possam indicar temas e assuntos para novos cursos e treinamentos.

Contratar profissionais para capacitação e disponibilizar plataformas de aprendizado auxiliará a empresa e seus colaboradores a enfrentar este momento e fazer esta transição, aproveitando os novos conhecimentos para solidificar a carreira, a empresa e novos negócios.

Valorizar e cuidar: Mente abertas

Tenha sempre a mente aberta e um olhar atento as necessidades do mercado e o que poderá ser aproveitado gerando novas oportunidades para empresa e colaborador.

Valorize quem está ao lado da empresa neste momento tão difícil para todos.

Mantenha foco, planejamento e determinação para enfrentar esta situação, pois, somente com a união de todos a empresa poderá superar este momento difícil e que exige muito mais criatividade, foco, determinação e inteligência emocional para superar.

Valorizar e cuidar: Tenha interatividade

Pratiquem interatividade entre os funcionários e colaboradores que estão trabalhando de forma remota, utilizando recursos profissionais para auxiliar o desequilíbrio e carência emocional neste momento tão intenso.

Em breve, a maior parte das situações encontrarão seu equilíbrio novamente e todos serão beneficiados com todo conteúdo e aprendizado desenvolvido durante este período.

Não se esqueça, sua equipe é a extensão de sua empresa e equipe saudável, é significado de empresa em crescimento.

Valorizar e cuidar: Sobre Conceiyção Montserrat

Atenta as transformações do mercado brasileiro, Conceiyção Montserrat reuniu ao longo da sua carreira em mais de 25 anos (atuando no mercado nacional e internacional à frente de gestão e fomentação de negócios), grandes experiências, pois teve a oportunidade de desenvolver trabalhos nas áreas de gestão de projetos, comunicação, criação e design gráfico, produção audiovisual, marcas e patentes, eventos corporativos, acompanhando as questões jurídicas e gerenciamento de crise nos projetos, vivenciando a oportunidade de trabalhar com profissionais altamente capacitados e atuando junto a empresas com parceiros de larga experiência nas áreas de assessoria de imprensa, planejamento estratégico e conteúdos educacionais.

Leia também – Como motivar a equipe no trabalho?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui