Estudo da ComSchool estima que há mais de 30 mil vagas abertas no mercado digital brasileiro

Mercado digital brasileiro

Maior demanda é para trabalhar no mercado digital brasileiro em pequenas e médias empresas, as ofertas de vagas aumentaram durante a pandemia.

A ComSchool, escola líder em cursos de marketing digital e e-commerce no Brasil, recentemente adquirida pelo Grupo Magalu, realiza anualmente um estudo sobre a oferta de vagas de marketing digital e e-commerce. O estudo, realizado em janeiro deste ano, com base em sites de recrutamento, constatou que há mais de trinta mil vagas em aberto, em todos os níveis hierárquicos.

Mercado digital brasileiro: O que conta a diretora da ComSchool

Segundo Liliane Caldas, diretora da ComSchool, as universidades tradicionais não conseguiram adaptar suas grades às rápidas mudanças do mercado digital. “Há ferramentas que mudam constantemente, como Google, Instagram e Facebook, tornando um grande desafio manter os profissionais atualizados”, afirma a especialista.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, durante a pandemia, entre março e julho de 2020, mais de 150 mil novas lojas virtuais foram criadas no Brasil, o que aumentou a demanda por conhecimento técnico e profissionais nestas áreas.

As vagas têm atraído profissionais de diversos segmentos e faixas etárias. “Temos alunos de diferentes mercados, tais como turismo, eventos, financeiro e profissionais de saúde, entre outros segmentos, que nos procuram para transição de carreira”, explica a diretora.

Mercado digital brasileiro: Habilidades necessárias

Para trabalhar com e-commerce e marketing digital, os profissionais devem unir habilidades técnicas e conhecimentos estratégicos. Entre as atividades de um profissional de marketing digital, estão o planejamento de campanhas nas redes sociais, e-mail marketing e demais mídias, monitoramento de canais, criação e análise de relatórios e criação e execução do calendário de marketing digital da empresa, entre outras.

A parte técnica exige conhecimento de ferramentas como Google, Facebook e SEO, além de conhecimentos em HTML e edição de imagens.

A ComSchool é especializada em transformar carreiras e oferece cursos específicos para formar analistas de e-commerce de marketing digital. A escola fez parcerias com diversas empresas que recrutam profissionais direto na sala de aula.

O estudo avaliou páginas de emprego na internet, além de pesquisa em grupos do LinkedIn e Facebook. O cálculo levou em conta a sobreposição entre os sites pesquisados.

Mercado digital brasileiro: Vagas por área

E-commerce (incluindo Logística): 11.988

Marketing Digital (incluindo redes sociais): 21.716

Mercado digital brasileiro: Sites de empregos analisados:

Catho

Trampos

Vagas.com.br

LinkedIn

InfoJobs

Empregos.com.br

Trabalha Brasil

Indeed

Trovit 

Manager

Mercado digital brasileiro: O Que Esperar do Mercado Digital Em 2021?

Saiba as principais tendências de marketing para 2021 e mercado digital no Brasil, esteja à frente do seu concorrente.

Com todo o caos criado ou não em 2020, o mercado digital sofreu profundas transformações ganhando novos rostos, nichos, produtos e mercados antes relutantes para se render ao digital, mas que então, enxergavam nele a única saída para subsistir ao período de isolamento.

A explosão de novos e-commerces que o digam! Através de uma pesquisa da Ebit/Nielsen, feita em parceria com a Elo, obtivemos dados importantes. Descobriu-se que o faturamento com as vendas online subiu 47% nos primeiros seis meses do ano, totalizando 38,8 bilhões de reais apenas em e-commerces.

A projeção pré pandemia era que o setor crescesse 18% em 2020 e em março, segundo dados da ABComm, estima-se que surgiram 80 mil novas lojas virtuais.

Mas não são apenas as lojas que se renderam ao digital. Negócios locais, prestadores de serviços, profissionais liberais, também migraram suas operações para o digital, investindo em tráfego pago, estratégias de marketing e apostando em redes sociais.

Em 2021 a previsão é de que o cenário reverbere ainda mais, mesmo com a possibilidade de uma vacina eficaz o suficiente para conter a segunda onda da covid19diz Henrique Mendoza – Publicitário, Gestor de Marketing especialista em tráfego pago, que a seguir, apresenta algumas tendências que dominarão 2021.

Leia a matéria completa e saiba sobre o mercado digital em 2021.