Anadem entende que políticas públicas aliadas a mobilização do setor privado, avanço da ciência, resultam em um padrão de vida mais saudável.
Entre os dias 2 e 7 de abril, várias datas relacionadas à saúde são lembradas: Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2), Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson (4), Dia Mundial da Atividade Física, Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida (6) e, finalmente, Dia Mundial da Saúde e Dia do Médico Legista (7). Esses são apenas alguns destaques do calendário da saúde no período.
“Todas essas datas acontecendo simultaneamente nos chamam a atenção para a importância de componentes primordiais na vida das pessoas, como a saúde, a atividade física e a qualidade de vida. Temos que combater o sedentarismo, incentivando as pessoas a praticarem atividades físicas e, assim, dirimir a incidência de doenças crônicas e cardiovasculares, por exemplo”, afirma Raul Canal, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem).
Com o intuito de conscientizar as pessoas a serem menos sedentárias, e colaborando para um mundo mais saudável, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem um plano de ação sobre atividade física e saúde que se iniciou em 2018 e vai até 2030. O documento indica como os países podem reduzir a inatividade física em adultos e adolescentes em 15% até 2030 e recomenda um conjunto de 20 áreas políticas que, combinadas, têm o objetivo de criar sociedades mais ativas. No plano também há uma solicitação de apoio ao treinamento de profissionais, em especial de saúde, além de sistema de dados mais sólidos e o uso de tecnologias digitais.
“Para que a sociedade consiga ter um estilo de vida mais saudável, é fundamental que haja políticas públicas de incentivo à prática de atividades físicas, bem como maior incentivo na qualidade da formação de profissionais da área da saúde e ao longo de toda a sua carreira. Mas não podemos ficar apenas esperando pelas autoridades públicas. Outro nicho da sociedade que pode contribuir para um mundo com mais saúde são as empresas. Investir na qualidade de vida dos colaboradores é, no fim, estar investindo no bem mais precioso da empresa: o seu capital humano”, reforça o presidente da entidade.
QVT
A Anadem desenvolve um projeto junto aos seus colaboradores denominado QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), que tem por objetivo proporcionar não apenas acesso a um estilo de vida saudável, mas também a conscientização sobre diversos temas, explica Raul Canal: “como parte das ações do projeto, disponibilizamos profissionais como nutricionista, psicóloga, massagista, ginástica laboral, entre outros. Temos colaboradores que não apenas estão competindo, mas chegando ao pódio de competições como o Triathlon, por exemplo. Além de incentivo à participação em competições, o projeto QVT também realiza palestras temáticas convidando especialistas em diversos assuntos a compartilharem seus conhecimentos com os nossos colaboradores”.
Observando as questões intrínsecas à passagem do tempo e na busca por um futuro longevo aliado à qualidade de vida, o presidente da Anadem cita como uma das alternativas a medicina regenerativa e o desenvolvimento de tratamentos promovidos por meio da criopreservação de células-tronco, capazes de melhorar condições associadas ao envelhecimento e até então consideradas intratáveis, como as doenças degenerativas.
“Hoje, 90% das mortes por doenças são causadas por enfermidades degenerativas. Com o avanço da medicina regenerativa e as terapias celulares, aliado à qualidade de vida e exercícios físicos, a tendência é de que os humanos se tornem, num futuro breve, seres amortais (diferente de imortais), ou seja, morreremos por traumas, causas externas e acidentes, não mais por motivos evitáveis. A medicina regenerativa é a medicina do amanhã”, finaliza o presidente da Anadem, Raul Canal.
Sobre a Anadem
Criada em 1998, a Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) promove o debate sobre problemas relacionados ao exercício profissional da medicina. Por meio da análise de discussões relacionadas a esse tema, a Anadem apresenta soluções não só no campo jurídico, mas em todas as áreas de interesse do médico associado.
PraCarreiras e a mentoria de carreira
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!