Como estruturar uma equipe de vendas e atendimento em tempos de pandemia?

Aprendizado virtual

Como estruturar uma equipe de vendas e atendimento em tempos de pandemia?, esse é o tema do artigo de hoje escrito por *Carol Manciola, CEO da Posiciona.

O aprendizado virtual está em alta devido a pandemia, está cada vez mais presente na vida das pessoas, tanto para trabalhar quanto no estudo.

Leonardo DaVinci tem uma frase famosa que diz: “Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro”. Para mim, ela nunca fez tanto sentido como nos dias de hoje.

O isolamento causado pelo novo coronavírus provou que é possível se adaptar rapidamente.

A área de Treinamento e Desenvolvimento das empresas, por exemplo, foi uma das que mais sofreu os efeitos da pandemia e precisou se reinventar para auxiliar as empresas e seus colaboradores na rotina desse “novo normal”. Mas, apesar do cenário desafiador, é possível enxergar alguns aprendizados, principalmente na relação entre ensinar e aprender.

Isso significa olhar para além do meio da transmissão do conhecimento, mas principalmente para o formato. Não se trata de abrir a câmera, filmar o curso, e fazer um treinamento a distância.

É preciso um processo de co-construção que estimule constantemente nos participantes o protagonismo como base para o “long life learning” (conceito de educação ao longo da vida).

Após desenvolvermos e entregarmos tantas soluções educacionais, minha visão sobre o processo mudou e ganhou novos significados. Entre os principais aprendizados que tive estão:

Aprendizado Virtual: 1.Palestras on-line são altamente impactantes

Nesse formato, o palestrante tem a possibilidade de sentir o calor do público por meio das interações no chat. O compartilhamento de slides alternados permite um diálogo mais flexível e centrado nos objetivos do grupo.

Aprendizado Virtual: 2. Workshops síncronos permitem muitas interações

Reunir pessoas digitalmente durante 2 ou 3 horas tem se mostrado altamente efetivo. Percebi que ir direto às mensagens-chaves que você precisa passar enriquece muito a pauta e torna a aprendizagem fluida.

Grupos de trabalho em salas de reunião, por exemplo, permitem uma discussão assertiva e a tecnologia rapidamente consolida as informações, permitindo um debriefing apurado.

Aprendizado Virtual: 3. Lives geram grandes insights

Definir um tema e discorrer sobre ele ao longo de um bate papo moderado dá luz às ideias que, não necessariamente, estavam pré-definidas. As perguntas da audiência, provocam novas conexões e com isso boas novas reflexões se tornam possíveis.

Aprendizado Virtual: 4. Vídeos customizados conectam com a audiência

Seja por meio de uma websérie ou vídeos temáticos, é possível prender atenção e deixar um gostinho de quero mais. Ao explorar o “porquê”, a audiência é estimulada a buscar “como” tornando a aprendizagem autodirigida.

Aprendizado Virtual: 5. Podcasts libertam

Um roteiro estruturado e uma conversa leve, que podem ser ouvidos paralelamente à outras atividades, ampliam as possibilidades de aprendizagem, permitindo aos interessados aprender no seu tempo e otimizando seu tempo, afinal, tempo é vida.

Esses últimos meses foram extremamente imprevisíveis e complicados, principalmente para quem atuava com metodologias presenciais, como o setor de T&D. Mas, foram essas experiências que nos deram a oportunidade de descobrir novas formas de promover conexões reais que estimulam a aprendizagem e geram resultados efetivos.

inspirar, engajar e gerar performance são a essência de quem trabalha com capacitação e desenvolvimento humano. Inspiração tem a ver com vestir a camisa. Engajamento com suar a camisa. Performance é transformar tudo isso em resultado. Se não podemos mudar o jogo, nem as regras, cabe a nós compreender o contexto para nos mantermos em campo.

Existem muitas formas de construir o conhecimento e buscar metodologias flexíveis a esse momento tem se mostrado uma estratégia muito efetiva para os profissionais de T&D. Se o momento exige reinvenção, vamos usar nossa criatividade mantendo nossa essência.

Aprendizado Virtual: Sobre Carol Manciola

Carol Manciola é CEO da Posiciona Educação e Desenvolvimento, consultoria que capacita equipes e melhora o desempenho nas áreas de vendas e atendimento por meio da educação corporativa. Manciola é Administradora com especialização em Marketing e Gestão da Comunicação Organizacional Integrada.

Professora da Pós Graduação na Sustentare Escola de Negócios. Autora do Best Seller “Bora Bater Meta – O desafio da venda presencial no mundo digital”(2019, DVS) e ”Os Cês da Vida” (2017, Qualitymark).

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