O estágio é um dos maiores objetivos durante ou depois da faculdade, já que permite aos alunos vivenciarem sua área na prática. Além disso, proporciona uma experiência bem diferente daquela obtida em sala de aula. Aqui vamos dar todas as dicas para você conquistar seu estágio internacional.

Se a possibilidade já é atrativa de modo geral, quanto mais quando realizada na Europa, o que agrega um valor cultural inigualável e traz um diferencial competitivo no currículo.

De acordo com o Anuário Braztoa 2019, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, 1,5 milhão de brasileiros viajaram para o exterior em 2018, 22% a mais do que em 2017, quando o número foi de 1,2 milhão. Embora não haja números definitivos, é certo que alguns destes viajaram para estagiar na Europa.

Se você não sabe o que fazer para atingir este objetivo, então veio ao lugar certo! Descubra o que deve colocar em prática para ter a chance de estagiar no Velho Continente e obter todos os benefícios trazidos por esta decisão.

Como estagiar na Europa?

O processo tem algumas etapas, mas nada impossível ou demasiadamente difícil de ser alcançado. Ele pode ser dividido nos seguintes passos:

Pesquise as melhores cidades para sua área

Assim como há pólos que são referência em suas respectivas áreas aqui no Brasil, o mesmo se aplica aos outros países. No Brasil, São Paulo é associado a finanças e Belo Horizonte é forte em tecnologia, entre outros exemplos. Isso não quer dizer que haja vagas exclusivamente de tais setores, mas sim que se destacam.

O mesmo se aplica às cidades europeias. Milão é associado à indústria da moda, Londres é forte no quesito financeiro, Berlim é referência em tecnologia e Paris e Amsterdam se destacam na área de história da arte e em museus.

Ao fazer isso, além de ter mais oportunidades à disposição, as empresas podem olhar para seu perfil com outros olhos e, assim, aumentar as chances de conquistar a vaga.

Estude um segundo idioma para conquistar um estágio internacional

Não é tão fácil aprender um novo idioma, de fato, mas isso é vital para quem deseja estagiar na Europa, salvo para quem conseguir uma oportunidade em Portugal, embora ainda assim possa ser necessário ter conhecimento de outro idioma para lidar com clientes, parceiros e situações em outra língua.

O ideal é que essa preparação se inicie com antecedência, de modo a construir uma boa familiaridade com o idioma em termos de escrita, fala e compreensão. Assim, será possível lidar as situações com as quais se deparar com naturalidade.

O inglês é o idioma universal e, portanto, pode ajudá-lo em diferentes países. Porém, seja qual for o idioma, vale a pena buscar por testes de proficiência para conseguir comprovar seu conhecimento com um documento que ateste isso.

Prepare-se financeiramente

O objetivo maior pode ser um intercâmbio remunerado em outro país, em que você conseguirá um bom salário, mas ainda assim é fundamental ter um orçamento reservado para isso.

O primeiro ponto diz respeito aos trâmites que precisarão ser resolvidos ainda no Brasil, como obtenção de passaporte e visto (quando necessário), traduções juramentadas de documentos, testes de proficiência em idiomas, visitas às repartições consulares e seguro viagem, obrigatório para os países da Europa.

Além disso, quando chegar no país de destino, será preciso lidar com hospedagem, alimentação e transporte, pelo menos até receber o primeiro salário e já ter uma fonte de renda para ajudar neste quesito.

Por fim, uma dica importante é calcular uma estimativa de quanto precisará gastar e separar mais do que isso. Assim, caso se depare com algum imprevisto, o susto será bem menor.

Encontre as opções disponíveis…

Muito bem, a preparação ainda não terminou, mas é chegada a hora de estudar as opções disponíveis, o que pode ser feito de diversas maneiras.

Pois bem, há sites especializados que reúnem vagas de intercâmbio na Europa, como o Erasmus+ e o Idealist.org, sendo este último destinado a Organizações Não-Governamentais (ONG), além de também ser possível procurar no LinkedIn.

Além do mundo virtual, você também pode entrar em contato com a sua faculdade ou universidade para saber se ela tem algum programa de estágio com empresas de outros países.

E, para quem já trabalha em uma multinacional, também existe a possibilidade de conseguir um estágio na própria empresa, mas em uma sede internacional. Neste caso, o processo pode ser até mais simples, embora demande uma colocação profissional atual.

… Ou torne seu perfil conhecido para o mercado de estágio internacional

Uma alternativa bastante interessante para atrair a atenção de empresas ao redor do mundo é a publicação de artigos científicos, principalmente aqueles que trazem novidades ou abordagens inovadoras de temas já discutidos.

De acordo com uma publicação feita pela Clarivate Analytics mediante solicitação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre 2011 e 2016 foram publicados mais de 250 mil artigos na base de dados Web of Science em diversas áreas do conhecimento, o que coloca o país na 13ª posição entre 190 nações.

O número é razoavelmente grande, com uma média de 41,667 mil artigos por ano, e um desses pode ser o seu. Assim, você se mostra como um candidato preparado, pois passou por todas as etapas necessárias para a publicação, desde as pesquisas iniciais até os procedimentos práticos, o que também é um excelente diferencial.

Pois bem, tal alternativa demanda afinco e dedicação nos estudos, mas os possíveis frutos são muito recompensadores, como contatos de empresas e instituições de todo o mundo.

Realize o sonho de estágio internacional

A trajetória é desafiadora, mas certamente vale muito a pena, já que abre oportunidades magníficas a curto, médio e longo prazo, além do enriquecimento cultural que será obtido como consequência.

Então, quem estagia no exterior pode tanto ter dado o primeiro passo para viver fora do Brasil e continuar sua trajetória profissional e acadêmica em solo exterior quanto se mostrar como um candidato de destaque dentro do Brasil, ambas excelentes oportunidades a curto, médio e longo prazo.

Portanto, busque todas as informações que puder, converse com quem já esteve nesta situação, solicite previamente a tradução juramentada de todos os seus documentos, guarde um bom dinheiro, filtre as oportunidades e consiga tornar este tão grande sonho em realidade!

Fale com o PraCarreiras