Benefícios como aliado no engajamento: garantem mais resultados e menores riscos de casos de burnout e problemas de saúde física e mental.
Depois de alguns anos apresentando crescimento muito acima do esperado, o comércio eletrônico fechou 2022 com alta de mais de 25%, segundo a Fecomércio. Os eventos tradicionais que representam ótimas datas para os lojistas, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados, ganharam a companhia de uma novidade pulsante, com a ascensão da importância da Black Friday no Brasil. A transição para as compras on-line, inevitável em todo lugar no período da pandemia, conquistou de vez consumidores em todo o mundo. Mas analistas de mercado, especialmente da área de Recursos Humanos, têm questionado como as empresas estão se preparando para cuidar das pessoas que dão suporte para o comércio eletrônico.
Em geral, a resposta envolve uma série de questões, como o que as empresas oferecem de benefícios diferenciados para seus colaboradores. Pesquisas indicam que para muitos profissionais, o salário não é o fator mais importante para a decisão pela troca de emprego. “Companhias que oferecem vantagens como pacotes de academia, análise, programa de fertilidade e até pagam viagens para os funcionários saem na frente na atração e retenção de talentos”, afirma Antonio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão. Outro ponto em particular é importante: como e em quais condições são feitos o deslocamento desses e de tantos outros colaboradores. A “logística das pessoas” é, ou deveria ser, uma das preocupações mais básicas das empresas.
Em uma pesquisa realizada pela GlobalTrevo Consulting e encomendada pelo Fretadão, startup de tecnologia que atua na gestão de transporte fretado por aplicativo, identificou que das mil pessoas ouvidas em nove estados do País, 80% sinalizam que a mobilidade tem forte impacto na saúde física, 79% citam saúde psicológica e 77% a produtividade. “Existe um movimento crescente de empresas dispostas a apoiar os colaboradores em um melhor ambiente de trabalho, independentemente da discussão sobre onde ele está atualmente (remoto, híbrido ou presencial)”, completa Antonio Carlos. Outro dado interessante mostra que 52% das empresas ouvidas na pesquisa já investem mais de R$ 500 por colaborador em ações para promover a saúde mental.
Benefícios como aliado no engajamento: mobilidade
Outra questão levantada no RH das empresas é como tornar a mobilidade um item fundamental para os colaboradores, para que ela integre o programa de bem-estar criado para torná-los pessoas mais felizes e produtivas. É claro que existem diferentes visões e casos sobre este tema, mas empresas que passaram a oferecer uma política consistente de benefícios, especialmente de mobilidade, têm conseguido apresentar bons resultados em engajamento e felicidade dos colaboradores.
“Este é um caminho bastante assertivo, em um cenário no qual o fretamento tem evoluído como um apoio à saúde física e mental: com um deslocamento em um único modal e sem risco de lotação, evitam-se acidentes de percurso, mas há muitos outros benefícios, pois o profissional chega para o trabalho, por exemplo, sem a fadiga e o desgaste de longos períodos parado no trânsito ou se locomovendo entre modais, normalmente lotados”, afirma Antonio Carlos.
Tecnologias como inteligência artificial e machine learning têm deixado a equação custo, tempo de transporte e qualidade de vida cada vez mais viável para as empresas. E esse foi um dos ensinamentos que o setor de logística promoveu para o restante do mercado: boa parte dos grandes varejistas e e-commerces optaram pelo fretamento para seus funcionários. Assim, a “logística das pessoas” ficou tão garantida quanto a entrega dos produtos entregues aos consumidores ao longo da pandemia.
Sobre o Fretadão
Criado em 2015, o Fretadão é uma plataforma digital, com aplicativo e site, de transporte compartilhado de ônibus, micro-ônibus e vans, para que pessoas e empresas tenham opções de transporte de qualidade e com preços acessíveis em um só lugar. O Fretadão desenvolveu um modelo de negócio de gestão de fretados de ponta a ponta, gerenciando toda a cadeia de transporte fretado, desde a experiência inicial do usuário até o compartilhamento de um fretado entre mais de uma empresa e usuários comuns.
Atualmente transporta mais de 20 mil passageiros por dia, atende mais de 80 empresas e opera mais de 1.200 linhas de fretados nos estados de Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
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