Consultor dá cinco dicas para melhorar concentração

dicas para melhorar concentração

Seja para trabalho, estudo ou lazer, manter foco tem sido desafiador nesta pandemia, com isso confira dicas para melhorar concentração.

O estresse, medo e ansiedade provocados por um longo período de pandemia têm interferido diretamente na concentração para o trabalho, estudo ou uma simples leitura por prazer.

Ter concentração é fundamental para absorver informações e estar presente nas atividades. As distrações causam perda de tempo e energia. Um estudo, realizado em 2012 na Universidade da Califórnia, mostra que levamos cerca de 25 minutos para voltar ao foco da tarefa original após uma interrupção.

Dicas para melhorar concentração: Uma das maiores causas da falta de concentração

“Uma das maiores causas da falta de concentração são os estímulos supérfluos que roubam a atenção. Para evitar esse desvio de foco é preciso planejamento, disciplina e organização de seus rituais”, diz o consultor Wagner Thiele, que dá cinco dicas para ajudar manter a concentração.

Fazer pausas periódicas, fatiar a tarefa, treinar o cérebro, manter o ambiente organizado, planejar a agenda são as orientações dadas por Thiele para quem precisa se manter focado.

Dicas para melhorar concentração: Cérebro sempre ativo

E para ter foco, nosso cérebro precisa estar sempre ativo. Fazer exercícios de raciocínio lógico, como charadas e palavras-cruzadas, é uma forma de manter constantes as atividades cerebrais, ensina Thiele.

Dicas para melhorar concentração: Precisa descansar

Mas também é preciso descanso. “Nosso cérebro consegue se fixar num único objetivo no máximo por 50 minutos. Depois disso, é indicado fazer uma pausa, levantar, tomar um café, olhar pela janela. Depois, podemos voltar e continuar o que estávamos fazendo”, lista o consultor.

Dicas para melhorar concentração: Ambiente de trabalho organizado

Manter o ambiente de trabalho ou estudo organizado e ter uma agenda planejada ajudam na busca pelo foco. “Tenha tudo à mão, livro, caneta, papel e até a garrafa de água, para evitar que haja dispersão, levantando toda hora para pegar o que precisa. Faça uma lista, até mesmo escrita à mão, de tudo o que precisa fazer no dia, mas não se imponha metas muito altas, para não correr o risco de desanimar”, diz.

Se falta concentração para ler um livro ou fazer exercícios, por exemplo, a indicação de Thiele é fatiar a tarefa. “Muitos reclamam que não conseguem ler um livro inteiro. Começam e param.

Um começo é ler uma página por dia e estabelecer uma leitura gradativa com o tempo. Para os exercícios, a mesma coisa, comece com uma caminhada de 15 minutos e vá aumentando o tempo e o ritmo. Dessa forma, o poder de concentração vai sendo fortalecido”.

5 dicas para melhorar concentração e ter foco:

– Faça pausas periódicas
– Fatie a tarefa
– Treine o cérebro
– Organize o ambiente
– Planeje a agenda

O consultor Wagner Thiele

Leia também – Home office elevou produtividade, mas reduziu bem-estar, afirma pesquisa.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

O PraCarreiras é atualizado diariamente

Você sabia que no Pracarreiras você consegue acompanhar notícias como as de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto com mais detalhes sobre o processo seletivo, os requisitos das vagas e a experiência de quem consegue uma oportunidade.

Para acompanhar, basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui