Cristiano Oliveira fala sobre copywriting: “comunicação somada com a estratégia adequada pode alavancar o resultado de qualquer negócio”.
Você provavelmente já ouviu falar que para vender é preciso persuadir o consumidor, certo? O que provavelmente você não sabia é que essas técnicas de persuasão, quando aplicadas na internet, tem um nome: copywriting. Por definição, ele é a arte de produzir um conteúdo persuasivo, capaz de convencer usuários a realizarem uma ação (compra, por exemplo). Segundo registros, os primeiros jornais distribuídos nas ruas, por volta do século XVII, já continham formatos de anúncios com técnicas do copywriting.
E por que o copywriting com suas técnicas de gatilhos mentais são uma verdadeira arte? Cristiano Oliveira, especialista que está por trás da estratégia de lançamentos e alguns dos principais infoprodutores do Brasil como Carlos Magno, Isabella Peracchi, Diego Velasques, Michael Aboud e muitos outros, explica: “Ao contrário da redação publicitária, ele precisa ser capaz de convencer o leitor a tomar uma atitude e avançar na jornada de compra. Um perfil que não faz uso das técnicas do copy’, como é chamado popularmente, frequentemente traz textos sem sentido e com informações incompletas, sem credibilidade, com erros gramaticais e falta de embasamento”, diz o especialista.
Mas não é só ele que fala da importância do copywriting e dos gatilhos mentais. O best-seller “As Armas da Persuasão”, do psicólogo Robert Cialdini já foi traduzido para mais de 20 idiomas em todo o mundo e traz exemplificado sobre essa técnica que ganha cada vez mais espaço na internet e exemplifica cada um dos gatilhos mentais: reciprocidade, escassez, novidade, prova social, segurança, compromisso e confiança.
“É preciso que o profissional conheça exatamente o perfil da marca e a forma como ela se dirige ao seu público. Assim, o texto fica perfeito e isso influencia no posicionamento e referência da marca no mercado, além de consequentemente aumentar o faturamento do negócio”, completa Oliveira, que compartilha algumas dicas para quem quer colocar em prática alguns gatilhos mentais no seu negócio digital ainda hoje:
Cristiano Oliveira fala sobre copywriting: confira as dicas
Confiança: Utilize dados que sejam favoráveis para o seu segmento de negócio, de forma que você consiga mostrar ao seu cliente como você pode melhorar e agregar valor na vida dele. É importante sempre buscar dados de fontes confiáveis e que possam ser checados. Nada de inventar números só para criar uma falsa sensação de autoridade.
Segurança: Ao vender determinado produto ou serviço, tenha em mente que o cliente terá dúvidas, objeções, medos… Um bom texto persuasivo é capaz de antecipar todas essas questões do cliente e já desmenti-las ali mesmo, sem que ele tenha a chance de “pensar muito”. Responder com pesquisas, boas ofertas ou comprovações pode ser uma boa forma de quebrar objeções.
Provas sociais: Compartilhar opiniões positivas e verdadeiras de outros clientes que já consumiram o seu produto ou serviço é uma boa forma de trazer uma prova social, isto é, provar que o que você está falando é real e pode ocasionar uma verdadeira mudança de nível na vida do consumidor.
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