Dia do Leitor: passo a passo de como fazer seu planejamento de leitura para 2021

Dia do leitor

Pesquisa revela que 82% dos leitores gostariam de ter lido mais, confira algumas dicas para o dia do leitor.

Perder peso, se alimentar melhor, ler mais, essas são algumas das resoluções de ano novo mais comuns. Mas para atingir esses objetivos durante o ano é preciso fazer um bom planejamento. No caso da leitura, é normal não conseguirmos manter um ritmo periódico e ler todos os livros que gostaríamos. Isso acontece por não termos um plano de leitura.

Estudos mostram que cada vez mais o brasileiro está perdendo o hábito da leitura. De 2015 a 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livro.

Dia do leitor: O que conta o especialista

Segundo Eduardo Villela, especialista do mercado editorial e book advisor, uma das principais causas disso é o uso das redes sociais. “As pessoas têm trocado a leitura pelo uso excessivo das redes sociais durante o tempo livre”, afirma Villela.

A pesquisa ainda revela que 82% dos entrevistados gostaria de ter lido mais e 47% não o fizeram por falta de tempo. Para aumentar a frequência de leitura é importante seguir um planejamento, para isso Villela elenca abaixo um passo a passo para que as pessoas possam criar um plano de leitura.

Dia do leitor: 1º passo

Defina quais livros deseja ler durante o ano e divida pela quantidade de meses. Por exemplo, caso você tenha escolhido 20 livros, terá que ler mais de um livro por mês. Separe mais tempo para ler os livros maiores ou mais complexos.

Dia do leitor: 2º passo

Tenha em mente épocas do ano que poderá se dedicar mais ou menos à leitura. Por exemplo, em época de provas ou mais intensas de trabalho você sabe que não terá tanto tempo para ler os livros que planejou. Por outro lado, nas férias poderá pôr a leitura em dia.

Dia do leitor: 3º passo

Tenha o seu plano de leitura por escrito. Fica muito mais fácil de manter o planejamento e saber, exatamente, qual livro vai ler e quando.

Dia do leitor: 4º passo 

Mantenha o ritmo da leitura. O ritmo vai depender muito da quantidade de livros escolhidos. Você pode dividir a sua leitura pela quantidade de páginas ou capítulos de cada livro. Outra forma é definir quanto tempo vai ler por dia ou por semana.

Dia do leitor: 5º passo 

Escolha um local tranquilo para fazer a sua leitura. É muito fácil se distrair em ambiente barulhentos. Outra dica é manter o celular afastado.

Essas foram algumas dicas para você poder fazer o seu planejamento de leitura para 2021. Boa leitura!

Dia do leitor: Sobre o autor

Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004.

Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infantojuvenil e adulta.

Atuou como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente editorial de todas as linhas de publicação na Editora Gente e copublisher e diretor comercial na Editora Évora.

Graduou-se em Relações Internacionais e cursou mestrado em administração, ambos na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica).

Mais informações em www.eduvillela.com.

Dia do leitor: Livros de cabeceira dos CEOs em 2020

Uma das formas de conhecimento e constante aprendizado são os livros.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de mais de 50% nas vendas de livros, comparado a antes da pandemia. Com isso, preparamos uma lista com alguns dos livros preferidos dos CEOs de grandes startups, e também em como isso os ajudou durante esse ano.

Saiba mais sobre os livros de cabeceira dos CEOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui