Com uma nova solução como a autodeclaração racial processos seletivos on-line se tornam mais inclusivos e diversos
A VAGAS.com, HR Tech líder em soluções tecnológicas de recrutamento e seleção, acaba de lançar um recurso de declaração racial. Por meio dessa nova solução, os processos seletivos poderão se tornar mais inclusivos e diversos.
As empresas interessadas em utilizar a nova ferramenta terão de assinar um termo de responsabilidade para utilizar essa informação em seus processos seletivos.
Já os candidatos precisam apenas preencher o campo de autodeclaração no currículo da plataforma.
Autodeclaração racial: quando a ideia começou a ser desenvolvida?
A ideia começou a ser desenvolvida no ano passado e, a partir de abril, o projeto foi ao ar. A receptividade tem sido positiva tanto das empresas quanto dos candidatos.
“Antes as empresas só descobriam a ausência ou baixa participação de profissionais negros no momento das entrevistas, e raramente reiniciavam as etapas anteriores para corrigir o erro.
Além disso, para aquelas companhias interessadas em criar processos afirmativamente inclusivos, surgia a dúvida: mas onde encontro essas pessoas?”, completa Renan Batistela, integrante do comitê de Diversidade e Inclusão da VAGAS.com
Autodeclaração racial: como fazer a declaração?
Ao acessar http://forbusiness.vagas.com. br/plataforma-recrutamento- selecao/# , a empresa deve clicar no campo triagem de currículos.
Dentro da triagem, ferramenta utilizada pelos recrutadores para criar um ranking de currículos com base nos critérios desejados, passa a ser possível utilizar também a informação de raça (branco, amarelo, preto, pardo ou indígena).
Dessa forma, a cada etapa do processo seletivo, o RH consegue ter mais clareza sobre o nível de representatividade racial e, eventualmente, fazer os ajustes necessários para torná-lo mais equilibrado antes das fases presenciais, onde era mais comum ocorrerem eventuais discrepâncias.
O preenchimento dessa informação não é obrigatório, mas esse dado permite que as empresas signatárias do termo de responsabilidade possam utilizar essa informação em seus processos seletivos com o intuito de promover a inclusão racial.
Autodeclaração racial: solução simples
A solução é simples. A partir da coleta da autodeclaração não obrigatória no currículo dos candidatos do VAGAS.com.br e a disponibilidade de um critério de triagem de raça em nossa plataforma de recrutamento, as empresas conseguem identificar exatamente quem estão movendo de uma fase para outra.
Autodeclaração racial: processo seletivo
Para o candidato, o processo é muito fácil: basta apenas fazer o login, acessar o currículo e editar o novo campo de declaração racial.
Desde que o recurso foi ao ar, em abril deste ano, 12 empresas assinaram o termo enquanto outras nove estão em processo de adesão.
Os candidatos que preencheram a autodeclaração já ultrapassaram a marca de 200 mil. Desse total, 52,4% são negros (16,3% de pretos e 36,1% de pardos), 43,3% brancos, 1,8% de amarelos, 0,2% de indígenas e apenas 2,2% dentre os que não preferiram responder. Vale lembrar que as classificações seguem o modelo do IBGE.
Autodeclaração racial: sobre a VAGAS.com
Acreditamos na necessidade de se adaptar ao mundo que está emergindo, em que as pessoas buscam cada vez mais colaboração, flexibilidade e significado no seu trabalho. Somos mais de 140 pessoas e nenhum chefe.
Trabalhamos sem metas financeiras e encaramos o lucro como consequência, não como fim. Criamos nossa própria metodologia de gestão e avaliamos nossas vitórias e nossos aprendizados em conjunto.
Colocamos nosso propósito, de contribuir para um mundo em que empresas escolhem melhor as pessoas e pessoas escolhem melhor as empresas, a frente de muitas outras coisas. Somos diferentes em vários sentidos, e é bem provável que esse seja nosso grande fator de sucesso.
Autodeclaração racial: números que nos deixam orgulhosos!
Nossos números mostram mais do que uma posição de Mercado. Eles nos trazem uma dimensão do impacto positivo do nosso trabalho no dia a dia de milhares de empresas e na vida de milhões de pessoas.
+3200 empresas que utilizam nosso software de R&S
+800 mil visitas diárias em nosso site de carreiras
+70 das 100 maiores empresas do país dentre os clientes
+15 milhões de currículos cadastrados em nossa base
+150 mil vagas conduzidas com nosso ATS em um ano
+10 milhões de candidaturas por mês por meio do VAGAS.com.br
Matérias Relacionadas:
Negros têm participação reduzida em cargos de suporte, média e alta gestão, revela VAGAS.com
Gestores e líderes devem melhorar a qualidade da comunicação com suas equipes
Inscrições para curso gratuito de capacitação profissional para jovens de baixa renda pela Gerdau e ...
Carreira em Y: por que profissionais dispensam cargos de liderança?
Programa de indicações internas de vagas de trabalho passa por digitalização e acelera contratações
5 motivos para implementar ações de diversidade etária nas organizações
Novo mercado de trabalho: 5 reflexos pós pandemia
LinkedIn aponta que segurança digital, sustentabilidade e experiência do usuário estão em destaque