Grande parte do meu público de atendimento é formado por mulheres e é muito comum surgir essa palavrinha: culpa.
Eu me sinto culpada por… (complete a frase).
Muitas delas se sentem culpadas por expressar seus sentimentos, priorizar seus sonhos e vontades, tirar um tempo para si e se cuidar, seja da saúde mental, corporal ou espiritual ou simplesmente se sentem culpadas em dizer “não”, quando algo não cabe na sua realidade e mundo ou simplesmente é abusivo.
E o quanto é difícil serem elas mesmas sem culpas.
Da mesma forma é difícil convencê-las a repetir sistematicamente o mantra: EU ME HONRO, ESCOLHO QUEM ME HONRA, ESCOLHO O QUE ME HONRA.
Falando sobre a culpa: Por trás do sentimento
E sem consciência do que está por trás deste sentimento, corre-se o risco de reforçar e criar comportamentos e pensamentos disfuncionais, como vícios, compulsões e depressão.
E quando se entra nestes quadros, é muito importante buscar ajuda profissional, para avaliar a situação e o cenário e aprender a dar novo significado à culpa, de forma a receber melhor as vulnerabilidades, que são inerentes ao processo de evolução e da experiência, sem se julgar ou cair no piloto automático do erro.
A culpa paralisa e é uma das fechaduras para uma vida próspera, leve e plena.
Além disso, cabe lembrar que tudo que se apresenta fora tem a ver com os pontos de vista e crenças que são alimentados internamente.
Falando sobre a culpa: Capacidade incrível
A nossa mente tem uma capacidade incrível de criar situações e manifestar cenários externos, por isso, cabem algumas perguntas quando vem a culpa: essa culpa é minha ou foi um implante que comprei em algum momento, de que é errado me priorizar, é errado me expressar, é errado ser eu mesma? A quem pertence esses pensamentos, sentimentos e emoções que carrego e que geram culpa em mim?
Culpa é um implante distraidor de você! Toda vez que sente culpa, se distancia de você mesma e deixa de escolher mais por você!
Falando sobre a culpa: Muitos papéis
Com tantos papéis e rotinas acumuladas no dia a dia pelas mulheres, a culpa surge entre um afazer e outro, entre uma priorização e outra.
Tire-a do seu caminho e seja você! Isso reduz frustrações, comparações e limitações na sua vida e realidade.
Busque a leveza de ser você mesma e faça uma higiene mental, eliminando a culpa da sua rotina.
Falando sobre a culpa: Sobre Daniele Costa
A especialista em gestão de pessoas é mentora, palestrante e facilitadora em desenvolvimento integral humano. Também é idealizadora da Plataforma da Vida, um portal de conteúdo e serviços voltados para autoconhecimento e gestão emocional. Formada em Letras, passou pelo serviço público de Brasília e atuou 13 anos como bancária, nove deles como gestora.
Durante os anos de banco, coordenou trabalhos que exigiam empatia e a presença do outro, o que a fez expandir características como a facilidade com a escrita e o interesse em relacionamento humano. Ainda em seus anos corporativos, se aprofundou na área de gestão de pessoas com cursos dentro e fora do país, conhecendo a ferramenta Access Consciousness, entre outras.
Além do portal, Daniele também criou o coletivo Brasilinas, que em um ano de existência desenvolveu, entre outras ações, a capacitação profissional de diversas mulheres em situação de vulnerabilidade social, trabalhando também a autoestima e incentivando a independência dessas mulheres.
Para saber mais, acesse: https://plataformadavida.com/ e Instagram: @plataformada.vida e @dani.costa.oficial.
Leia também – Identifique qual é a sua escassez.
O PraCarreiras e a mentoria de carreiras
O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!