4 habilidades que a música ensina e ajudam a arrumar emprego

Habilidades que a música ensina e podem te ajudar a arrumar um emprego

A música é uma das atividades mais prazerosas que existem e faz parte da vida de muitas pessoas. O que nem todo mundo sabe é que ela também é responsável por ensinar diversas habilidades que refletem positivamente na vida pessoal e também na profissional. 

Para sanfoneira, cantora, pianista, compositora e palestrante, Adriana Sanchez, a música transfere inúmeras vantagens para as pessoas. “A música traz diversos benefícios que impactam profundamente a vida de uma pessoa e proporciona o desenvolvimento de habilidades e novas sinapses que serão empregadas em outras atividades profissionais e pessoais. É a única atividade que trabalha os 2 hemisférios do cérebro simultaneamente  fazendo com que ele seja exercitado na sua potência máxima”, disse.

Confira neste artigo quais as habilidades que a música ensina e que podem refletir na vida profissional.

Habilidades que a música ensina

Quer dar um up na sua vida profissional e conquistar a vaga dos sonhos? É simples! Aprenda através da musicalização. Veja abaixo quais as habilidades que a música ensina para adultos e crianças.

1- Calma e bem-estar

A música tem o papel de acalmar e proporcionar a sensação de satisfação em quem toca um instrumento ou ouve uma música que aprecia. Por esse motivo, ela é considera uma verdadeira terapia para quem precisa lidar com emoções. No mercado de trabalho, essas características fazem você lidar melhor com a rotina, equilibrar as emoções e ver sempre o lado bom que o trabalho oferece.

“A dopamina, que é um neurotransmissor que a música libera cada vez que você escuta ou toca um instrumento, é responsável pelo prazer e fará você sentir satisfação, bem-estar, alegria, motivação, ajudando inclusive em problemas emocionais como a depressão, solidão e até a controlar a pressão arterial. Também promove a interação social e se isso tudo não fosse suficiente, ainda trará conhecimento e aquisição de cultura.”, disse a profissional.

2 – Capacidade de liderança

Sabe quando você precisa ter decisões difíceis e decide ouvir uma música para se inspirar? É neste momento que a música te ajuda a acalmar a mente, pensar e organizar ideias, facilitando encarar a rotina de desafios dentro da empresa. Sabe aquele cargo de liderança que você está almejando? Os aprendizados colhidos com a música podem te ajudar a alcançar essa promoção no trabalho

“Como a música facilita o raciocínio lógico e a criatividade você terá mais capacidade de liderar e tomar decisões rápidas na gestão dos negócios. Por aguçar a criatividade e o raciocínio, ela faz com que você veja com mais clareza soluções para problemas cotidianos.”, afirmou Adriana Sanchez.

3 – Trabalho em equipe

Além de aprender com as letras das músicas, elas são capazes de te ensinar a melhorar a sua comunicação com outras pessoas e o trabalho em equipe. Isso acontece porque quando você aprecia uma música ou tocar um instrumento, precisa aprender a ouvir e respeitar os tempos sonoros. No trabalho, o trabalho em equipe é essencial para o crescimento de um time e, principalmente, da empresa.

“A interação social também fará você se comunicar com mais facilidade e saber trabalhar muito bem em equipe, já que a música exige que você saiba escutar”, disse a especialista em musicalização.

4 – Foco e disciplina

Ao ouvir música é comum que as pessoas fiquem mais concentradas em sua letra, sinfonia e na mensagem que ela traz. Essas características tornam a música uma aliada de quem busca ter mais foco e disciplina. Esses valores, além de refletirem na vida profissional e na busca por um novo emprego, te deixam mais motivado para aprender e estudar. É a oportunidade que faltava para você começar aquele curso novo, não é mesmo?

“Posso citar de cara que a música ajuda a aumentar a sua capacidade de percepção, memória, foco, disciplina e paciência. Ela facilita o aprendizado de novos idiomas e faz com que você lide melhor com números, por exemplo.”, disse Adriana Sanchez.

Vale a pena investir no aprendizado de algum instrumento?

Além de ser um hobby agradável, aprender um instrumento vai te trazer diversas oportunidades de aprimoramento pessoal como a memorização, persistência e concentração. E mesmo que você nunca tenha tido esta experiência, nunca é tarde para começar e treinar uma nova habilidade. 

“A dica é procurar algum instrumento que lhe desafie, mas ao mesmo tempo que te signifique algo, que traga algum sentimento e principalmente encare isso como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal”, afirmou a musicista. 

O que aprendo ao ouvir música?

Agora se você não tem a vontade de aprender um instrumento, mas quer colher os benefícios e habilidades que a música ensina, a dica é ser um verdadeiro apreciador. Você aprende novas culturas, desperta emoções e ainda estimula a memória.

“Cada vez que você escuta música sua percepção é aguçada porque, sem perceber, toda nossa atenção está focada na apreensão dos parâmetros sonoros, favorecendo a atenção aos detalhes melódicos, rítmicos ou até mesmo extra-musicais. Além disso, toda vez que você escuta algo que lhe agrada, seu cérebro irá produzir a dopamina, lhe dando a sensação de prazer e bem-estar. Sua memorização também terá ganhos, pois, cada vez que você aprende uma melodia e letra e armazena isso em seu cérebro, você estará estimulando a sua memória. Ainda, a lembrança adquirida através da música fica armazenada em outro lugar que a recordação cotidiana e por este motivo a música é uma forte aliada no tratamento do Alzheimer.”, afirmou Adriana Sanchez.

Exercícios para aprender com a música

Se você se interessou em aprender as habilidades que a música ensina, é hora de começar a colocar em prática! Veja abaixo algumas dicas de como fazer isso:

  • Crie o hábito de ouvir músicas de diferentes estilos e culturas;
  • Ouça músicas de diferentes idiomas;
  • Aprenda um instrumento musical;
  • Memorize letras;
  • Cante mais;
  • Sinta a música e dance;
  • Assista mais concertos musicais.

Nossa entrevistada Adriana Sanchez também deu dicas para quem quer aprender com a música. “No meu workshop ensino a produzir instrumentos simples e através deles trabalhamos a timidez, a criatividade, comunicação e o trabalho em equipe. Podemos fazer algo como um jogo de mímica separando 2 grupo onde, através do corpo – expressão corporal, sons e ritmo, as pessoas precisam adivinhar a música e cantar em equipe.”, concluiu.

E aí, gostou de conhecer quais são as habilidades que a música ensina? Então, é hora de colocar em prática os aprendizados e revertê-los na sua vida profissional!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui