Mercado de trabalho: após um ano de isolamento social, algumas áreas estão ainda melhores do que antes da pandemia, segundo Catho

O segmentos da saúde mantém o crescimento registrado desde o ano passado, mas não foi somente esse setor que teve crescimento de vagas.

Números de 2021 frente a 2020 apontam que a atividade industrial, além do telemarketing, comércio exterior e arquitetura e design, abriram mais vagas agora se comparado ao mesmo período antes da pandemia.

A segunda quinzena de março marca um ano do isolamento social imposto a grande parte das cidades brasileiras e essencial para o combate à pandemia do novo coronavírus.

Crescimento de vagas: O impacto

De imediato, as restrições causaram impacto em inúmeras áreas da atividade econômica, afetando diretamente o mercado de trabalho. No entanto, algumas delas apresentam resultados melhores do que antes da pandemia.

Dados da Catho mostram que as áreas arquitetura e design; comércio exterior; industrial e telemarketing são as que se destacam agora em 2021, com aumento considerável de abertura de novas vagas.

Motivada pelo boom de reformas e lançamentos de novos empreendimentos imobiliários, a área de arquitetura e design é a que mais aponta crescimento: 153% em fevereiro de 2021, se comparado a fevereiro de 2020.

Crescimento de vagas: Comércio exterior

Em seguida, aparece comércio exterior, refletindo, sobretudo, a necessidade de trâmites internacionais para compra, por exemplo, de equipamentos e insumos destinados ao combate à pandemia, com 87% de aumento.

Logo depois, uma notícia muito importante à economia, que é a volta da retomada industrial, cuja área aponta crescimento de 56% em fevereiro deste ano.

Por último, os cargos relacionados ao segmento de telemarketing que, apoiado pelo crescimento das vendas on-line durante a pandemia, já aponta crescimento de 36% em fevereiro.

Crescimento de vagas: O aumento do número de oportunidades

“O aumento no número de vagas nessas áreas frente ao mesmo período do ano passado são o retrato da movimentação da economia diante desse fato inédito na história recente da humanidade.

No início do isolamento social, em março do ano passado, esses segmentos foram imediatamente impactados de forma negativa.

No entanto, após um ano, eles apresentam índices melhores, justamente para dar apoio às necessidades causadas pela própria pandemia”, explica a diretora de Operações da Catho, Regina Botter.

A área da saúde que, desde o ano passado já vinha em ritmo acelerado, entrou em 2021 mantendo o crescimento e fechou fevereiro com uma alta de 10% em relação ao mesmo período em 2020.

Crescimento de vagas: Cargos em alta

– Arquitetura e design: pedreiro (65%); design de interiores (30%) e técnico em edificações (29%).

– Comércio exterior: analista de comércio exterior (22%); gerente de comércio exterior (9%) e assistente de comércio exterior (7%).

– Industrial: mecânico industrial (57%); operador de máquina (52%); auxiliar de produção (48%); eletricista industrial (48%); gerente de produção (21%) e técnico em automação industrial (21%);

– Telemarketing: operador de telemarketing (36%) e assistente de televendas (27%).

– Saúde: médico clínico geral (56%); fisioterapeuta (28%) e técnico em enfermagem (24%).

Crescimento de vagas: Sobre a empresa Catho

Com tecnologia de ponta, a Catho, empresa com mais de 800 colaboradores no Brasil, tem como missão mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira. Na empresa, diversidade e inclusão também são estimuladas e vivenciadas de verdade.

Por isso, com o propósito de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desde 2016, a Catho concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência, com laudo, e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas.

A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália. A Seek está presente na Bolsa de Valores da Austrália, além de atuar em países como China, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.

Leia também – Confiança no mercado de trabalho para profissional qualificado tem leve redução do pessimismo pelo terceiro tri consecutivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui