O Brasil possui 62% de sua população usando redes sociais. Isso significa 130 milhões de pessoas conectadas em uma plataforma de relacionamento. YouTube, Facebook e Whatsapp lideram essa lista, de acordo com estudo feito pela Digital In 2018 Global Overview. Em nono lugar aparece o Linkedin, a rede mais adequada para crescer profissionalmente e ver conteúdo qualificado. E, conseguir um emprego com o Linkedin vagas é hoje a maneira mais eficaz de se recolocar no mercado.
Então, em um país onde existem mais celulares do que pessoas, é natural perceber que todas as redes sociais estão em acelerado crescimento. E isso não é diferente no Linkedin.
O Linkedin possui 35 milhões de usuários brasileiros, quase um terço do total da América Latina, que tem 90 milhões. A rede ganha 2 usuários novos por segundo no mundo, que tem 590 milhões de pessoas cadastradas.
E, mesmo com números monstruosos e grande penetração brasileira, ainda existem muitas dúvidas em relação a efetividade do Linkedin vagas. Mas será que você sabe explorar todas as funcionalidades da rede? Sabe se comportar e divulgar seu currículo de forma adequada?
Por isso, veja como explorar mais o Linkedin e seja notado pelo recrutador agora mesmo.
Saiba abordar um recrutador no Linkedin Vagas
Dentro das funcionalidades do Linkedin, existe o InMail, que pode ser utilizado para abordar recrutadores. No entanto, é importante lembrar que hoje as pessoas são bombardeadas de informações. E, por isso, é importante levar valor a mensagem enviada, de acordo com a gerente de relacionamento do Linkedin.
Então,, um erro comum é abordar o recrutador com uma mensagem nesse estilo: “Olá, gostaria de participar do processo seletivo de vocês para a vaga de analista financeiro”. Essa é uma mensagem genérica, que não estimula um RH a querer conhecer mais o candidato.
Em vez disso, diga que você tem o perfil adequado para trabalhar na empresa em questão. E não esqueça de justificar o motivo de forma objetiva. Aponte algumas exigências da oportunidade e comprove o quanto você é um bom candidato através de suas competências e experiências.
“É legal se apresentar e escrever todas as justificativas para você ser considerado para a vaga no Linkedin. Antes disso, é importante estudar sobre a empresa e saber porque ela faz sentido para você”, aponta Jaqueline.
Cuidado com suas postagens no Linkedin
Partindo do pressuposto que os recrutadores podem buscar informações dos candidatos no Linkedin, é importante saber se comportar na rede. A gerente de relacionamento do Linkedin aconselha a prestar atenção na relevância do conteúdo postado no feed. Um exemplo, é postar notícias do seu segmento de mercado e compartilhar vagas de emprego que estão disponíveis na sua empresa.
“Compartilhar vagas ajuda as minhas conexões, ajuda a empresa e fomenta seu networking”, pontua Jacqueline.
Também está liberado postar sobre eventos na área e promoções conquistadas em sua carreira.
E o que não é prudente colocar no Linkedin para quem busca uma nova vaga de emprego?
Segundo a Jaqueline, colocar desafios de lógica, imagens de gatinhos, autoajuda (a não ser para quem é coach). “Isso vamos deixar para o Facebook”, completa Jaqueline.
Também evite posturas agressivas com temas como política, reclamações pessoais sobre determinada empresa e qualquer linguagem afrontosa.
Saiba se relacionar no Linkedin vagas
Um dos erros mais cometidos pelos candidatos no Linkedin é não responder as mensagens recebidas pelo recrutador ou demorar para responder.
São comuns casos de pessoas que perdem uma oportunidade de emprego porque demoram para responder a mensagem do recrutador no Linkedin. A dica é ter a rede social instalada no celular para ter mais agilidade nesses casos.
“O Linkedin vem, ao longo dos anos, tentando facilitar muito o acesso das pessoas na ferramenta. Recentemente, lançamos o aplicativo Linkedin Lite, que demanda menos conexão de internet e é menos pesado. A intenção é que as pessoas possam ficar conectadas o dia inteiro e possam responder as mensagens rapidamente”
Uma dica é sempre ser um dos primeiros a enviar o currículo para uma oportunidade de emprego. Os recrutadores sempre têm pressa para agilizar todo o processo seletivo e, os primeiros candidatos com certeza aumentam suas chances por conta disso.
E, em casos de não existir interesse na oportunidade, é muito prudente responder ao recrutador agradecendo a consideração do seu perfil. Caso você conheça um profissional que se adequaria nessa vaga, uma dica é dizer ao recrutador que você tem uma pessoa para indicar.
Linkedin é uma plataforma de troca de conteúdo, além de busca de vagas
Definir o Linkedin como uma ferramenta de busca de emprego é restringir bastante o potencial da plataforma. Além da possibilidade de acompanhar o conteúdo postado pelas suas conexões no feed, é possível obter muita informação na rede.
Uma das possibilidades é dentro dos grupos de discussões, que são inúmeros e divididos por temas de interesse.
“É um fórum de discussões, onde você pode fazer perguntas e entender o que está acontecendo na sua área, por exemplo. Os grupos são uma ótima oportunidade de descobrir novas conexões que te agreguem também”, esclarece Jaqueline.
Outra fonte de informação é através de influenciadores. No mundo, o Linkedin possui cerca de 500 influenciadores, que foram escolhidos pela plataforma por dominarem determinado assunto.
“É legal seguir essas pessoas porque elas produzem conteúdo diariamente. E, além de ter a notícia, você vai ter a opinião de alguém que conhece muito do assunto”, diz Jaqueline.
Afinal, o Linkedin vagas serve para todo mundo?
“Serve. É claro que muitas profissões ganharam mais espaço no Linkedin que outras. O Linkedin inclusive já entendeu que precisa deixar a plataforma mais amigável para algumas áreas, como as de arte e cinema, que são mais difíceis de usarem um currículo tradicional”, explica Jaqueline.
A gerente de relacionamento do Linkedin explica que existem muitas oportunidades de analistas a CEO, e garante que o crescimento de outras áreas já está acontecendo dentro da plataforma.
O objetivo do Linkedin vagasé agregar todas as profissões. E isso, em parte, vai acontecer também quando os profissionais começarem a usar a plataforma.
Conheça as empresas para elaborar melhor o seu discurso antes de entrar no Linkedin Vagas
Ao abordar um recrutador ou durante sua entrevista de emprego, ter um discurso bem elaborado é fundamental. Isso só será possível se você conhecer bem sobre a empresa e isso vai muito além de repetir o clichê “visão, missão e valores”.
De acordo com a gerente de relacionamento do Linkedin, Jaqueline Mandelli, esse é o melhor canal para você conhecer mais sobre a empresa antes de se candidatar em uma oportunidade.
Ou seja, lá você pode ver informações como a descrição da empresa, número de funcionários e eventos em que ela participa. Além de anos de fundação, ações sociais e atividades internas.
“Se você conhece alguém que trabalha na empresa, e isso o Linkedin vagas te permite saber, é muito interessante já bater um papo com ela para tirar algumas dúvidas que talvez você não se sentisse à vontade de perguntar durante a entrevista”, aponta Jaqueline.
Assim, através das postagens é possível conhecer um pouco sobre a identidade da empresa, conteúdos que ela considera relevantes, cases de sucesso e até identificar seu posicionamento no mercado.
Além disso, existem outros sites para saber mais sobre a empresa como o Love Mondays, além do site da própria companhia. Mas o Linkedin é uma das melhores plataformas para conhecer mais sobre a empresa que se deseja trabalhar.
“O Linkedin é a fonte mãe para você buscar esse tipo de informação. E, ao mesmo tempo que o candidato vai buscar informações sobre a empresa, a empresa também vai buscar informações sobre o candidato”, alerta a gerente de relacionamentos do Linkedin.
Portanto, use o Linkedin vagas de forma inteligente e certamente você será chamado para mais entrevistas de emprego. Desejamos boa sorte a todos!
Ficou com alguma dúvida? Escreva para gente!